A Transportadora Gabardo, especializada em logística e transporte de veículos para o Brasil e Mercosul decidiu partir para a gestão terceirizada de suas redes de comunicação e transferiu para a Dígitro Tecnologia todas as tarefas de monitoramento e suporte de sua estrutura de comunicação.

O objetivo da operação é conseguir a garantia de máxima disponibilidade e qualidade dos serviços de comunicação de voz e dados da Gabardo, de modo a suportar o crescimento da demanda de comunicação proporcionada por novos contratos de transporte.

Dona de uma das maiores frotas de caminhões cegonha do Brasil, a Gabardo tornou-se recentemente a trasportadora exclusiva para milhares de carros da marca Hyundai em território nacional. “Ao transferir os cuidados da nossa rede para a Dígitro, nosso pessoal pode se concentrar totalmente em assuntos mais diretamente relacionados aos negócios da Gabardo e ainda ganhamos a garantia de um monitoramento 24 horas por dia, nos sete dias da semana e com a solução de problemas em prazos muito mais ágeis do que poderíamos fazer por conta própria”, afirma Luís Stuelp, da área de TI da Transportadora.

Segundo ele, a decisão de contratar  o segmento de outsourcing da Dígitro se deu de forma natural, já que desde 2001 a empresa vem utilizando as tecnologias de comunicação convergente da Dígitro para atender a todas as suas necessidades de negócio.

Com a primeira aquisição de soluções Dígitro, a transportadora pôde conferir em curto prazo uma significativa redução com os custos de telefonia das suas sete filiais espalhadas pelo país. Além da unificação do tráfego de informações, entre voz, dados, fax e internet, esta primeira instalação permitiu também  maior produtividade nas comunicações e atendimento personalizado a todos os clientes.

Ainda segundo Luís Stuelp, antes mesmo de contratar o serviço,  a Gabardo já contava com o apoio das equipes da Dígitro no suporte à estrutura de redes existente. ”Com a possibilidade de contratação dos serviços de monitoramento de TI da Dígitro há cerca de dois anos, passamos então a considerar um cenário de terceirização mais profundo, tal como o que estamos praticando agora”, completa o responsável.

“Proporcionar essa tranquilidade como a que a Gabardo tem hoje é um dos grandes objetivos do outsourcing da Dígitro. Além de monitorar a rede em tempo integral, fornecemos suporte imediato em caso de falha de algum equipamento, mesmo quando a resolução de problemas dependem de outros fornecedores”, comenta Marcos Pinho Horn, gerente de outsourcing  da Dígitro.


O Grupo Agropalma, controlado pelo Banco Alpha e maior produtor  brasileiro de óleos comestíveis extraídos de palmeiras, acaba de adotar uma solução de redes convergentes da Dígitro, provedora brasileira de soluções para inteligência, tecnologia da informação e telecomunicações. A aplicação da solução unifica todos os serviços de voz e dados de duas empresas do grupo – a Agropalma S/A e a Companhia Refinadora da Amazônia.

A nova solução, que utiliza roteadores Dígitro, com suporte a serviços avançados e um link terrestre de alta velocidade, foi a opção escolhida para substituir uma onerosa estrutura de rede de longa distância. A rede, baseada em link de satélite, até recentemente fazia a ligação das quatro unidades produtivas da empresa (distribuídas na capital e no interior do Pará) com o escritório comercial do grupo, localizado na capital paulista.

Só com a substituição do link de satélite, relata Ricardo Pinho, gerente de TI da Agropalma, a empresa já obteve uma considerável redução dos custos fixos de conexão. Ao adotar uma conexão terrestre, com tarifas mais econômicas, a Agropalma também passou a dispor de recursos consideravelmente maiores de gerenciamento e suporte a serviços IP. “A solução proposta pela Dígitro  nos trouxe maior liberdade de planejamento  nas evoluções da nossa rede, já que o contrato de rede por satélite delegava quase todo o poder de gerenciamento e implementação de novos serviços ao próprio provedor da conexão”, relata Pinho.

Segundo o gerente de TI, pelos modelos fechados no contrato de rede via satélite, quase todas as implementações de novos serviços ou de sites na rede dependiam, em grande parte, da intervenção do fornecedor. Com isso, a equipe de TI precisava lidar com uma estrutura pouco flexível e com problemas de lentidão na ativação de novos serviços. “Uma das limitações do satélite estava, por exemplo, na difícil criação de políticas de prioridade de tráfego, o que em alguns casos chegava a interferir na eficiência do negócio”, explica ele.

Com a adoção da rede com tecnologia Dígitro, a equipe de TI da Agropalma consegue estabelecer facilmente os critérios de passagem para pacotes de dados segundo sua importância estratégica num determinado momento. Isso inclui a definição de prioridades para informações financeiras, industriais, logísticas, etc., de acordo com a necessidade. Além disso, a rede convergente traz maior sincronismo para as transferências de dados da empresa, diferentemente dos links de satélite que dificultavam esse processo. Com 2800 funcionários, 82 mil hectares de terras e 23 mil palmeiras já plantadas, a Agropalma detém cerca de 1600 Km de estradas próprias e mantém 4 agrovilas no Pará, também ligadas à sua rede.

A partir da aquisação das soluções Dígitro, a equipe de Ricardo Pinho vem implementando serviços de alto desempenho e baixo custo como a utilização de VoIP entre todas as localidades remotas, ligando todos os funcionários de São Paulo e do Pará sem custos com chamadas interurbanas. Além disso, no novo modelo, a Agropalma pode, a qualquer tempo, implementar na rede novos serviços suportados pela tecnologia Dígitro, que levam a  todos os pontos da empresa as facilidades da telefonia digital. As facilidades incluem recursos que permitem conferir nos telefones celulares dos funcionários números de ramais não tarifados do PABX e adotar serviços como Conference Call e Videoconferência, tudo na mesma infra-estrutura.

Sobre a Dígitro
A Dígitro é uma empresa genuinamente brasileira com mais de 30 anos de mercado no setor de telecomunicações. Pioneira no desenvolvimento de soluções para este fim, destacou-se como empresa inovadora, com a criação do sistema Teledespertador e a plataforma de Comunicação CT (Computer & Telephony), que integra telefone e computador em uma só máquina. Seu amplo portfólio de soluções agrega, ainda, serviços de Infraestrutura de TI e aplicações de inteligência corporativa e investigativa, complementando sua base de clientes atuantes nos mais diversos nichos de negócio, que vão desde empresas privadas e operadoras de telefonia, até instituições e órgãos governamentais, incluindo agências de Segurança Pública às quais a Dígitro fornece o Sistema Guardião, peça chave de maior utilização no combate ao crime organizado no Brasil e também já sendo fornecido a outros países. A Dígitro investe em inovação, desenvolvendo tecnologia em parceria com centros de pesquisa como a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Presente em todo o Brasil e em 11 países da América Latina e África, a Dígitro tem qualidade reconhecida pelas certificações ISO 9001 e a TL 9000, norma específica para o mercado de telecomunicações. Além disso, tem sede própria, em planta de edifícios que incorporam os mais modernos conceitos de sustentabilidade, e é patrocinadora única do Educando com Música, projeto social que leva à comunidade rural da Grande Florianópolis uma educação musical de qualidade. Saiba mais sobre a sede da Dígitro em www.digitro.com/sustentabilidade.



Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.