A Dígitro Tecnologia – desenvolvedora brasileira de soluções para Inteligência, TI e Telecom – marca sua presença no Alagoas Digital 2010, evento que reúne especialistas e interessados em Tecnologia da Informação e Comunicação da capital Alagoana e toda a Região Nordeste, do dia 21 a 23 de Abril em Maceió.

Em sua segunda edição, o fórum visa repetir o sucesso da estreia, em 2009, congregando especialistas, representantes do meio acadêmico, setores privados e governamentais, e demais interessados no assunto. Os participantes irão discutir as novas tendências de utilização das chamadas TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) para o fortalecimento dos processos de gestão dos negócios.

A Dígitro irá expor no estande de seu representante técnico e comercial – Nordeste Telecom – e Infortel (Credenciada Técnica Dígitro na região), suas principais soluções de Call Center, PABX, Redes Convergentes e Outsourcing de TI.

Entre as apresentações, os participantes do evento poderão ter contato com a solução da Dígitro para o segmento de Call Center – que permite dispor de diversas funcionalidades, independente do tipo de tecnologia: fixa, móvel ou IP, garantindo aos centros de atendimento maior equilíbrio de custos e gestão . A ferramenta agrega, ainda, recursos como o, gerenciamento dos dados da chamada, com relatórios padronizados e individualizados.

A linha de PABX Dígitro também será destaque, com soluções com aplicações de telefonia corporativa que agregam, por exemplo, recursos de conectividade com ramais móveis (wireless). Agregada à solução, a Dígitro leva também avançados terminais IP como o softphone FaleWEB e telefones IP. As chamadas são gerenciadas pelo PABX com acesso pleno aos recursos.

Além disso, a solução de Redes Convergentes permite interligar todos os sites de uma empresa em uma rede corporativa, através da utilização das tecnologias e Voz sobre Protocolo Internet (VoIP) e voz sobre frame relay (VoFR), que integra voz e dados em um único meio de transmissão. O sistema confere inúmeras vantagens, como redução nos custos com telefonia, principalmente para empresas com filiais geograficamente distantes.

A Dígitro apresentará, ainda, o serviço de Monitoramento de Ambientes de TI e Telecomunicações. Com base nas melhores práticas do mercado, a empresa provê serviços especializados, que vão desde o monitoramento (NOC – Networking Operation Center) das estruturas de tecnologia da informação e comunicação, até a ampla terceirização das operações de rede de seus clientes.

“Nosso objetivo com a participação no evento é reforçar a nossa visibilidade em uma região com grande potencial ainda pouco explorado para a tecnologia da informação e comunicação. Nossas soluções abrangem empresas de qualquer porte e segmento com o foco principal na redução de custos aliada à modernização e qualidade dos recursos disponíveis”, assinala Rildo Raposo, gerente regional da Dígitro na região Nordeste.

O Alagoas Digital contará com 6 diferentes seções em um mesmo evento, sendo um Seminário de TIC, Workshop com Mini-cursos, Feira e Exposição de Produtos e Serviços, Rodada de Negócios, Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Espaço Criança. A expectativa é receber cerca de 600 participantes do Seminário, 3.000 visitantes na Feira e Exposição de Produtos e Serviços, e mais 1.200 participantes na palestra de abertura.

Alagoas Digital
21 a 23 de abril de 2010
Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso de Maceió
Maceió-AL
Site: www.alagoasdigital.com.br
Twitter: www.twitter.com/alagoasdigital
Estande no. 5, dos parceiros Nordeste Telecom e Infortel

Sobre a Dígitro
A Dígitro é uma empresa genuinamente brasileira com mais de 30 anos de mercado no setor de telecomunicações. Pioneira no desenvolvimento de soluções para este fim, destacou-se como empresa inovadora, com a criação do sistema Teledespertador e a plataforma de Comunicação CT (Computer & Telephony), que integra telefone e computador em uma só máquina. Seu amplo portfólio de soluções agrega, ainda, serviços de Infraestrutura de TI e aplicações de inteligência corporativa e investigativa, complementando sua base de clientes atuantes nos mais diversos nichos de negócio, que vão desde empresas privadas e operadoras de telefonia, até instituições e órgãos governamentais, incluindo agências de Segurança Pública às quais a Dígitro fornece o Sistema Guardião, peça chave de maior utilização no combate ao crime organizado. A Dígitro investe em inovação, desenvolvendo tecnologia em parceria com centros de pesquisa como a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.
Presente em todo o Brasil e em 11 países da América Latina e África, a Dígitro tem qualidade reconhecida pelas certificações ISO 9001 e a TL 9000, norma específica para o mercado de telecomunicações. Além disso, tem sua sede construída em um Edifício 100% sustentável, e é patrocinadora única do Educando com Música, projeto social que leva à comunidade rural da Grande Florianópolis uma educação musical de qualidade.


Consolidada como a maior e melhor prestadora de serviços terceirizados de Santa Catarina, a Back tem como foco levar tranqüilidade para os mais de 20 mil clientes atendidos nas áreas de segurança, vigilância, mão-de-obra especializada e recursos humanos. O Grupo atua em todas as regiões do estado e conta com 6 mil colaboradores nas unidades de Florianópolis, Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul e Tubarão. Administrada por uma gestão compartilhada e participativa, a Back apresenta números que a destacam no mercado de atuação, mas o grande diferencial está na qualidade dos serviços prestados, que é resultado da preocupação em estar sempre atualizada com as mais novas tecnologias do mercado e em contar com os melhores profissionais em cada área de atuação.

Com este propósito é que o departamento de Tecnologia da Informação da Back foi buscar serviços e tecnologias para aprimorar a gestão de telecom na empresa. A ideia inicial era facilitar a comunicação interna e externa e aperfeiçoar o relacionamento com os clientes. Para isso, seria necessário adotar novas plataformas, que atendessem tanto o setor de Call Center quanto a Central de Monitoramento e atendimento de alarmes da empresa, além de agilizar a realização de ligações entre os próprios ramais e entre as diversas unidades espalhadas pelo estado. A estrutura da Back era formada por centrais telefônicas desatualizadas, que não ofereciam grandes recursos de mobilidade para os usuários e não permitiam um gerenciamento avançado das atividades realizadas na área de telecom.

Entre as dificuldades encontradas pelo Grupo estava a impossibilidade de tarifar e detalhar as chamadas realizadas por cada funcionário, assim como de supervisionar em tempo real o comportamento dos atendentes de Call Center e dos operadores na Central de Monitoramento. A limitação das ferramentas utilizadas impedia um acompanhamento mais profundo da resolução de problemas e dos procedimentos aplicados em ligações recebidas ou geradas pela empresa. A equipe de TI e de operação da Back também encontrava dificuldade para avaliar precisamente o nível de qualidade do serviço prestado ou mensurar a produtividade dos colaboradores e verificar a necessidade de contratações ou remanejamento de horários.

“Para compensar as deficiências, nós encontramos na Dígitro a tecnologia e o know-how adequados para atender as necessidades da empresa”, esclarece o gerente de TI da Back, Rodolfo Bernardi. O projeto elaborado pela Dígitro foi totalmente customizado para suprir as demandas de telecom do Grupo, envolvendo, entre várias iniciativas, a instalação de nove centrais telefônicas, pelas quais todos os colaboradores têm acesso aos ramais internos da empresa e podem gerar ligações sem tarifação para qualquer unidade no estado. A estrutura funciona integrada com terminais IP, que oferecem mobilidade e acesso remoto à telefonia fixa e móvel. Com a convergência de tecnologias também é possível utilizar os recursos de VoIP para realizar ligações locais, interurbanas, nacionais e internacionais por meio da internet, com custo reduzido.

Outro produto trazido pela Dígitro é o FaleWEB, um aplicativo instalado nos notebooks da Back para substituir o uso dos aparelhos convencionais. O software oferece todos os recursos dos telefones tradicionais, como agenda e identificador de chamadas, com a vantagem de poder ser utilizado em deslocamento, apenas com o auxilio de um microfone, uma caixa de som ou um fone de ouvido.

“Para a Back, pensamos em uma solução que aliasse mobilidade, economia e gestão, com a qualidade que a empresa precisa para atender melhor os seus clientes. O FaleWEB pode ser usado de qualquer lugar, e gera uma redução de custos significativa para a empresa. Assim, a Back obtém comunicação de qualidade, com retorno de seu investimento,” explica José Emanoel Sampaio, gerente regional da Dígitro em Santa Catarina.

Para o departamento de Call Center e para a Central de Monitoramento da Back, as mudanças trouxeram mais agilidade, segurança e confiabilidade no atendimento. Todas as interações com o cliente são gravadas, facilitando a avaliação da qualidade do serviço prestado e dos retornos fornecidos e recebidos pelos clientes. A ferramenta implantada pela Dígitro ainda permite o detalhamento total dos gastos, controle dos acessos e a geração de relatórios estatísticos de forma individualizada. O poder de captação de novos negócios também foi ampliado com o pré-atendimento, por meio de URAs (Unidade de Reposta Audível). Com a solução, a Back consegue criar uma lista de espera para as ligações ao mesmo tempo em que fornece informações úteis ao consumidor. Desta forma, evita que contatos sejam perdidos devido a linhas ocupadas.

Bernardi também acompanha de perto o desempenho dos equipamentos e dos serviços de telefonia implantados na Back. Ele afirma que, nos últimos três anos, com a adoção das soluções oferecidas pela Dígitro, o Grupo conseguiu reduzir em 38% os custos na área de telecom.


A Karsten, fabricante catarinense do setor têxtil, com 3,2 mil funcionários, renovou sua infraestrutura de comunicação e implementou uma rede convergente de tecnologia IP (Protocolo de Internet) para integrar seus diversos pontos de presença no País e suportar a crescente demanda de serviços de voz com a otimização dos recursos de telefonia VoIP. Em sua nova configuração, a estrutura de comunicação da Karsten está utilizando a plataforma da Dígitro, desenvolvedora brasileira de soluções de Inteligência, TI e Telecom, que promove a integração das comunicações de voz e dados e reduz os custos de telefonia da empresa. Além disto, a Karsten utilizou esta mesma solução para inicar uma operação de call center para atividades de SAC (Serviço de Atencimento ao Consumidor)

Empresa de referência em cama, mesa e banho,  a Karsten interconectou a matriz em Blumenau (SC) ao escritório de vendas em São Paulo (SP) e à fábrica e centro de distribuição em Maracanaú (CE), colocando em marcha uma ampla iniciativa que visa afinar a insfraetrutura com as necessidades de negócios. De acordo com César Pereira Noronha, analista de sistemas da karsten, o passo seguinte do projeto é integração desta nova estrutura com uma ferramenta de CRM da Microsoft cuja entrada em operação está prevista para julho próximo.

A situação anterior não atendia as demandas e não contribuía para a contenção de custos, segundo conta Cesar Pereira de Noronha, analista de sistemas da Karsten. “Nossos volumes de ligações eram elevados e o recurso de VoIP (Voz sobre IP) era utilizado de maneira precária”, relata ele.

Após processo licitatório, a empesa instalou em Blumenau um conjunto de soluções Dígitro com duplo processamento e roteadores já integrados para cerca de 500 ramais (a grande maioria analógica, com cerca de 10 ramais celulares e 20 IP). Já para as unidades de Maracanaú e São Paulo foram adquiridas unidades com um número menor de ramais.

A Karstem também adotou uma solução de rede convergente, interligando via VoIP todos os ramais corporativos, independentemente da localização geográfica. Parceiros locais da Dígitro foram acionados para executar os trabalhos de integração: Teleativa em Santa Catarina, TeleOne em São Paulo e Chip Telecomunicações no Ceará.

Para garantir o desempenho otimizado das aplicações, eliminando problemas como atraso na transmissão de voz e ecos, entre outros, a Karsten contratou da Embratel serviços de rede MPLS (Multiprotocol Label Switching), tecnologia que possibilita trafegar dados, áudio e vídeo com qualidade de serviços.

A opção final pelas soluções Dígitro fundamenta-se, conforme Noronha, em uma série de razões. Em primeiro lugar, “elas ofereciam tecnologia de ponta, propiciando a comunicação entre todos os sites com qualidade e chamadas a custo zero, nosso principal requisito”.

Outro ponto favorável, diz o analista, era a escalabilidade, suportando a expansão da rede de acordo com as demandas corporativas. Por fim, pesou na decisão a confiabilidade dos equipamentos, com garantias reforçadas de redundância, além da assistência regional prestada pela Dígitro, também uma empresa catarinense.

PCs substituem telefones

De modo integrado ao ambiente, a Karsten implantou a solução FaleWeb, um softphone que, uma vez instalado em um PC,, substitui o aparelho telefônico convencional e proporciona a comunicação por VoIP.

Como explica o analista de sistemas, a ferramenta está sendo empregada sobretudo pelos colaboradores que detêm notebooks, não só na matriz e nas filiais mas também em um escritório independente que representa a Karsten em Porto Alegre (RS). Existe, aliás, a possibilidade de estender o uso desta facilidade para outros representantes da empresa dispersos pelo País.

Outro software utilizado é o VirtualFone, o qual, ao associar um micro a um ramal, oferece recursos como identificação de chamadas, agendas, lembrete de compromissos e bloco de anotações. O número de usuários por enquanto é limitado, mas a receptividade, de acordo com Noronha, tem sido muito boa, facilitando o dia a dia de trabalho.

O analista também ressalta a disponibilidade, confiabilidade e segurança na operação do novo ambiente. Do ponto de vista da gestão, atualmente é possível extrair dados como duração e origens dos telefonemas, facilitando a criação de relatórios.

A aquisição do novo sistema permitiu a instalação de um call center, que está começando com duas PAs (Posições de Atendimento) e dois agentes, além de uma linha 0800 para o serviço de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), prestado por dois funcionários.

Sobre a Dígitro Tecnologia:
A Dígitro Tecnologia, empresa brasileira que atua há mais de 30 anos no mercado de telecomunicações, desenvolve soluções para Segurança Pública, Ministério Público e Poder Judiciário desde 1998. Com escritórios regionais nas principais cidades brasileiras, além de uma rede de representantes comerciais e técnicos, a Dígitro diferencia-se no mercado por oferecer soluções completas e personalizadas para atender às mais variadas atividades. Oferece, ainda, suporte técnico em tempo integral e qualidade comprovada: é a 1ª empresa brasileira com a certificação TL 9000, norma internacional de gestão de qualidade específica para a área de telecomunicações e, desde 1996, é certificada pela ISO 9001.



O Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) fundado e sediado na capital Baiana, contratou serviços da Dígitro – desenvolvedora brasileira de soluções para Inteligência, TI e Telecom – para garantir maior disponibilidade de sua rede de telefonia e dados. A iniciativa foi planejada para suprir principalmente as novas demandas provenientes do recém-implantado modelo de ensino na Instituição, o EAD (Ensino a distância).

Com o sucesso do ensino a distância e o consequente aumento de matrículas, houve a necessidade de um monitoramento full-time em toda a infraestrutura de TI da Unijorge para evitar qualquer tipo de parada, dano ou risco as informações dos alunos e da própria instituição. Outra preocupação da universidade estava em garantir o máximo sigilo e integridade para as transações de dados relacionadas aos cursos via Internet, de modo a assegurar a total autenticidade das informações trafegadas.

A Dígitro passou então a oferecer um monitoramento remoto 24x7 que abrange todo o acesso aos serviços suportados pela infra-estrutura de TI e telecomunicações da instituição, detectando possíveis falhas em links, servidores, equipamentos de telefonia e demais dispositivos da rede, além dos próprios sistemas de informações. Além de garantir que todos os serviços estejam disponíveis, cabe também à Dígitro fornecer relatórios gerenciais e analíticos de todos os eventos ocorridos no sistema ao longo do mês.

O monitoramento remoto obedece a rigorosos contratos de SLA (Service Level Agreement), que exigem prontidão da Dígitro na detecção e notificação de falhas.  Na identificação de alguma anormalidade, a empresa abre imediatamente um chamado para a equipe  de infraestrutura de TI da Unijorge. No caso de falhas na telefonia ou de links, seja de responsabilidade da operadora ou do provedor de serviços de Internet, a Dígitro toma a frente na resolução, abrindo um chamado diretamente na prestadora responsável. Com isso, a empresa reduz o tempo de espera e evita demandar esforços da própria equipe da universidade.

“O monitoramento 24x7 da nossa estrutura já era visto como altamente importante por nós, uma vez que professores e alunos nunca têm hora para acessar os serviços web. Mas, após a implantação do ensino a distância, esta vigilância permanente tornou-se uma pré-condição para o sucesso, daí a importância desta parceria com a Dígitro”, afirma Eduardo Braga, gerente de TI da Unijorge.

“Até contratar a Dígitro, tínhamos uma capacidade apenas reativa e limitada ao horário de funcionamento da Universidade. Com o modelo de monitoramento on-line, muitas vezes é possível identificar não só o problema, mas até mesmo o seu risco, o que possibilita adoção de medidas preventivas”, afirma o executivo.

Pabx em expansão

Além do novo serviço de Outsourcing de TI contratado junto à Dígitro, a Unijorge já dispunha de uma central de PABX da fabricante, que também passou por uma expansão recente. O equipamento conta com funcionalidades adicionais e um melhor gerenciamento dos custos de telefonia.

A Instituição prevê, ainda, a instalação de mais duas centrais de PABX em duas outras unidades do Grupo, no Comércio e no Iguatemi, edifício este que atende a modalidade de EAD (Ensino a distância). A ampliação deverá integrar a rede corporativa da Universidade e fará parte do rol de monitoramento da Dígitro.

Segundo Braga, a escolha por mais um dos serviços da Dígitro, se deu justamente pelo fato de que a Unijorge já conhece a qualidade e os benefícios que a empresa emprega na prestação dos seus serviços e desenvolvimento dos seus equipamentos. “E o ganho maior é nosso, frente à tranquilidade de termos 100% do nosso ambiente de TI monitorado 24h, nos 7 dias da semana”, detalha ele.

“A consolidação de sua atuação como prestadora de serviços de TI representa um importante valor agregado para Dígitro, que se tornou reconhecida há várias décadas como fabricante de soluções de telecom e de rede”, afirma Marcos Pinho Horn, gerente do segmento de serviços da Dígitro. Segundo ele, o mercado vê com bons olhos a possibilidade de contar com um fornecedor fim a fim – com triplo perfil fabricante, integrador de soluções e prestador de outsourcing. “Ao propor este novo modelo, a Dígitro ajuda as empresas a ganharem eficiência e ampliar a confiabilidade de suas operações”, assinala Horn.

Sobre a Dígitro Tecnologia:
A Dígitro Tecnologia, empresa brasileira que atua há mais de 30 anos no mercado de telecomunicações, desenvolve soluções para Segurança Pública, Ministério Público e Poder Judiciário desde 1998. Com escritórios regionais nas principais cidades brasileiras, além de uma rede de representantes comerciais e técnicos, a Dígitro diferencia-se no mercado por oferecer soluções completas e personalizadas para atender às mais variadas atividades. Oferece, ainda, suporte técnico em tempo integral e qualidade comprovada: é a 1ª empresa brasileira com a certificação TL 9000, norma internacional de gestão de qualidade específica para a área de telecomunicações e, desde 1996, é certificada pela ISO 9001.




Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.