O avanço das tecnologias de processamento de voz e seus impactos efetivos na vida das pessoas e empresas será tema de palestra técnica a ser apresentada no Congresso da Futurecom (Feira Internacional de Tecnologia em Telecomunicações, de 24 a 28 de outubro no Expo-Transamérica, em São Paulo). A apresentação será realizada pelo engenheiro Rafael Pina Pereira, um dos gerentes de desenvolvimento da Dígitro Tecnologia. A Dígitro é pioneira na aplicação de técnicas de processamento de voz no mercado brasileiro de soluções para telecomunicações.

Nesta apresentação, serão abordados os principais avanços e as mais recentes aplicações em processamento de voz, tais como conversão texto-fala, identificação de locutores, biometria de sinais de fala, reconhecimento automático de fala e localização de palavras-chave.

“A evolução das técnicas de processamento de voz permite o uso da fala em aplicações como o atendimento via URA (unidades de resposta audível) e pesquisas em bases de texto”, assinala Rafael Pina.

Rafael também destaca que a Dígitro vem investindo no desenvolvimento de tecnologias de processamento de voz, utilizadas em aplicações que devem ter demanda cada vez maior nos próximos anos. “Estamos evoluindo bastante em áreas como biometria, pesquisas textuais em bases de áudio e automação de serviços de atendimento a clientes”, completa o executivo.

Palestra: Tecnologias de Processamento de Voz
Data: 27 de outubro, das 17h20h às 17h50
Local: Congresso da Futurecom – Pavilhão A – Auditório IT Arena


Durante a Futurecom 2010,  a Dígitro Tecnologia irá patrocinar a palestra “Não Sabendo Que Era Impossível, Ele Foi Lá e Fez”. Trata-se de uma famosa frase de autoria de Jean Cocteau, cineasta e pensador francês, defendida por Steven Dubner, apontado pelos profissinais de RH como um dos 10 melhores palestrantes do Brasil.

Steven Dubner é co-fundador da ADD (Associação Desportiva para Deficientes) e Professor de Educação Física especializado em Esportes Adaptados para Pessoas com Deficiência. O Prof. Dubner já ministrou mais de 1000 palestras sob o mesmo tema no Brasil e no exterior, em escolas, universidades, instituições, órgãos públicos, hospitais e muitos outros locais.

O conteúdo tratará do aspecto motivacional da frase para o mundo dos negócios, traçando um paralelo entre o esporte adaptado para pessoas deficientes e os desafios, estratégia, gerenciamento de dificuldades, superação e trabalho em equipe. O palestrante mostrará a importância da motivação para que um indivíduo consiga superar-se sempre, em todas as ações da vida.

“Na área corporativa, o desafio de enxergar oportunidades, e saber aproveitá-las, é ainda a maior dificuldade daqueles que buscam novas realizações. A questão da motivação no trabalho, aliada ao exemplo dos deficientes físicos que vivem em constante superação para consagrarem-se no esporte, é um incentivo para quem quer buscar um objetivo, mas considera-se sem subsídios suficientes para alcançá-lo”, explica Ednilson Hummig, Gerente de Marketing da Dígitro Tecnologia.

Serviço:
Palestra “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez” Jean Cocteau.
Ministrada por Steven Dubner.
Data: 28 de Outubro, das 16h às 17h10
Local: Transamérica Expocenter, Auditório Uruguai, Pavilhão A.
Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo/SP

Futurecom 2010
Transamérica Expo Center
Av. Dr. Mario Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo, SP
Business Trade Show (Feira)
25/10 - 20h30 às 23h / 26 e 27/10 - 12h às 20h / 28/10 - 12h às 19h
Estande Dígitro: Pavilhão B Estande 26


As redes de comunicação alicerçadas em múltiplos canais de conexão e as novas estratégias de segurança pública são o tema de um debate que reunirá na Futurecom 2010 alguns dos maiores especialistas do País em tecnologias aplicadas à investigação e segurança. Entre os debatedores estarão altos representantes de Estado, como o Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto.

Ao lado deles estará o executivo José Fernando Faraco, Vice-Presidente de Negócios Especiais da Dígitro Tecnologia, uma das empresas líderes no Brasil e referência em tecnologias voltadas para a inteligência, investigação e automação de serviços públicos. O painel contará ainda com debatedores representando as empresas de maior peso no mercado global de tecnologia, como IBM, Cisco, NEC, Ericsson e Vivo.

Mediado pela jornalista da Rede Globo, Christiane Pelajo, o painel recebeu o título  “Segurança Pública e Cidades Inteligentes: Soluções Integradas e os Desafios da sua Implementação no Brasil”. Na pauta de discussões estarão pontos relacionados à preparação do Brasil para a realização de grandes eventos – como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 – e sobre como as cidades brasileiras podem extrair benefícios da articulação de diversas funcionalidades das redes de comunicação aliadas a estruturas de TI.

Na avaliação de Faraco, o uso de sistemas de inteligência na prestação de serviços públicos deve, antes de tudo, trabalhar a favor da cidadania. “Não basta que a tecnologia auxilie as forças de segurança a  proteger o cidadão contra o crime. É necessário aplicar as ferramentas e o conhecimento qualificado de inteligência também no atendimento adequado à população, seja na resposta a emergências, na prevenção e tratamento da saúde pública, na aparelhagem das agências reguladoras, no monitoramento ambiental, entre outros”, assinala Faraco.

Painel: Segurança Pública e Cidades Digitais
27 de outubro, às 14h40 no Auditório Brasil (Pavilhão A)

Futurecom 2010
Transamérica Expo Center
Av. Dr. Mario Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo, SP
Business Trade Show (Feira)
25/10 - 20h30 às 23h / 26 e 27/10 - 12h às 20h / 28/10 - 12h às 19h
Estande Dígitro: Pavilhão B Estande 26


A Dígitro Tecnologia, desenvolvedora e integradora brasileira de soluções de Inteligência, TI e Telecomunicações, estará no Futurecom 2010, apresentando suas soluções e um conjunto de tecnologias de processamento de voz.

Essas tecnologias permitem o desenvolvimento de aplicações que vão desde a identificação do locutor  até sistemas de busca por palavras-chave pronunciadas em áudio.

Desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos, o reconhecimento de fala da Dígítro é empregado em aplicações de portais de voz, call centers e contact centers, PABX e serviços de atendimento automático (URA).

De acordo com Geraldo Faraco, presidente da Dígitro, o constante aperfeiçoamento do sistema decorre não só do acompanhamento de seu uso em sua base instalada, mas também pela articulação de equipes multidisciplinares em áreas como linguística e processamento de sinais.

Com cerca de 700 colaboradores, a Dígitro investe parte significativa de sua receita líquida em atividades de P&D, e é uma das poucas empresas brasileiras com domínio sobre tecnologias de processamento de voz.

O desenvolvimento desse trabalho vem sendo feito através de parcerias que a Dígitro mantém com centros de ensino e pesquisa, como os laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o qual a Dígitro apoia desde 1996. Outras parcerias de desenvolvimento de tecnologias também incluem a Universidade Federal do Ceará, através de sua Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura e o Instituto Atlântico.

Além de serem utilizados nas plataformas de comunicação e redes convergentes da Dígitro, as tecnologias de processamento de voz viabilizaram também o desenvolvimento de produtos utilizados no Sistema Guardião, solução de interceptação legal de voz e dados utilizada em todo o Brasil. 

Durante a Futurecom 2010, a Dígitro irá ainda apresentar, ainda, sua abrangente oferta de soluções de comunicação corporativa de voz e dados como PABX, Call Center, Contact Center e Redes Convergentes.


A Dígitro Tecnologia, reconhecida desenvolvedora e integradora brasileira de soluções de Inteligência, Tecnologia da Informação e Telecomunicações, participa da Futurecom 2010 (de 25 a 28 de Outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo), com todo o seu portfólio de soluções de tecnologia e destacando alguns dos mais recentes desenvolvimentos de seus laboratórios de processamento de voz e  inteligência investigativa e de negócios.

Também no estande da Dígitro, o visitante poderá conhecer as plataformas avançadas da empresa para interconexão de redes, transporte de dados, telefonia e operações de contact center, além de serviços de TI e soluções para a gestão pública.

Soluções de Call Center e Contact Center
Na linha de soluções de atendimento e atenção ao cliente, a Dígitro apresenta sua nova solução Interact, um completo ambiente de contact center que permite a disponibilidade de múltiplas mídias de acesso ao cliente, com gerenciamento centralizado. A solução possibilita o atendimento através do meio convencional de voz, ou ainda e-mail ou chat, tudo por meio de uma única interface de monitoramento, o que viabiliza a definição de políticas de gestão de atendimento altamente flexíveis.

Telefone IP Touch Screen
Na área de telefonia IP, a Dígitro traz à feira um equipamento de telefonia que associa duas tecnologias de ponta – a comunicação IP, que oferece versatilidade e grande economia de tarifas – em um aparelho projetado pela própria Dígitro com recursos de Touch Screen. Com o desenvolvimento deste produto,  a empresa promete enriquecer suas ofertas na área de comunicação IP, tornando economicamente viável a disseminação de dispositivos sensíveis ao toque para grandes contingentes de usuários empresariais.

Liderança em Segurança Pública
Líder e formadora de conceito na área de soluções de inteligência investigativa e estratégica para a segurança e gestão pública, a Dígitro leva seus produtos , cujo posicionamento de mercado está em sensível elevação em função de grandes eventos previstos para o Brasil, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Entre os destaques está o o Centralis – Sistema de Comando & Controle – que unifica em uma mesma interface ocorrências provenientes de diferentes setores, como a Polícia Civil, Bombeiros, SAMU, Disque Denúncia, entre outros.

Ainda no âmbito da segurança, a Dígitro apresenta uma solução de Criptografia de Voz denominada Inviolatus, que garante um alto nível de inviolabilidade para conversações por meio telefônico ou por rádio.

Outra novidade é o Exciderer, uma ferramenta que extrai dados de telefones celulares, tais como agenda de contatos,  listas de chamadas ou registros de SMS para atividades de investigação ou perícia. Essa solução é naturalmente integrada aos já reconhecidos e utilizados sistemas Guardião, Excubitor e o IDSeg, esse último atualmente o carro-chefe da catarinense no segmento de inteligência para o setor.


Processamento de Voz
A Tecnologia de Processamento de Voz, que ancora diferentes aplicações para as diversas utilidades do dia-a-dia, tanto na área da segurança pública como em outros nichos de negócios, também merecerá destaque durante a edição do Futurecom deste ano.

Entre as soluções da Dígitro baseadas em processamento de voz, a empresa anuncia que vem desenvolvendo um novo recurso de Identificação de Locutor. Este tipo de ferramenta permite reconhecer e isolar um indivíduo  por meio das características de voz, tornando mais efetivo o trabalho de investigação e aplicações de URA.

A Dígitro apresenta, ainda, o novo recurso de “Marca d’Água de Voz”. Trata-se de uma ferramenta que introduz nas gravações em mídia digital um registro de sons contínuos, inacessíveis ao ouvido, mas que podem ser acompanhados através de meios eletrônicos para efeito de autenticação quanto à fidedignidade da gravação. Através da Marca d´Água, qualquer forma de edição ou adulteração da gravação redunda na modificação desses ruídos, garantindo a validação ou invalidação forense do registro.

Avançando em processamento de voz, a Dígitro apresenta ainda o Keyword Spotting. Trata-se de uma ferramenta de pesquisa para conteúdos de voz, utilizado para buscar palavras-chaves pronunciadas nas gravações e cujas aplicações podem abranger desde sistemas de investigação até soluções associadas às bases de gravações de call centers.

Juntamente com estas novidades, a Dígitro leva para a Futurecom seus sistemas de conversão de texto em fala. “Nossa participação em mais esta edição da feira tende a ser ainda mais positiva que as últimas, já que o conjunto de soluções que apresentamos são em grande parte pioneiras e beneficiam diretamente os clientes finais, tanto nas áreas de negócio e os órgãos de governo”, analisa Ednilson Hummig, Gerente da Marketing da Dígitro.



Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.