O mais conhecimento dos servidores da internet, responsável pela hospedagem de mais de 50% dos sites existentes no mundo. O Apache é de domínio público e foi desenvolvido em 1995 por Rob McCool, então funcionário do NCSA (National Center for Supercomputing Applications), Universidade de Illinois.
(Application Program Interface) - um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas para a construção de aplicativos de software. Uma boa API deve ser fácil para o desenvolvimento de um programa, através do uso de blocos já construídos. Basta ao programador por estes blocos em sua aplicação. Muitos sistemas operacionais, como o MS-Windows, disponibilizam APIs para que os programadores possam criar aplicações consistentes com o sistema operacional. Embora as APIs sejam feitas para programadores, elas são boas para os usuários finais pois garantem que todos os programas que usem uma API em comum tenham uma interface similar, facilitando o aprendizado de usuários de programas novos.
Conjunto de atividades realizadas para responder às necessidades dos usuários numa dada situação ou contexto, como por exemplo comunicação pessoal, entretenimento, negócios ou educação. Quando os recursos de hardware e software são acessados remotamente a aplicação faz uso de um serviço de telecomunicação.
Linguagem de computador interpretada que age sobre a interface do sistema operacional Apple (Mac OS X), sendo possível realizar mudanças e alterações de funcionamento e inclusive mesclar ferramentas e funções de um programa para outro com toda facilidade de programar uma linguagem intuitiva, conforme esperado de um script.
Software aplicativo que é executado no contexto de outro programa. O termo foi introduzido pelo AppleScript em 1993.
Computadores pré-configurados para executar uma tarefa específica, como um firewall, um quiosque multimídia, uma caixa registradora ou leitor de código de barras, e assim por diante.
(Attached Resource Computer Network) - Uma tecnologia de LAN de baixa velocidade (2.5 Mbps) desenvolvido por uma empresa chamada Datapoint, no qual todos os nós são conectados a um cabo coaxial comum. O controle de acesso ao meio é do tipo token bus.
Elemento que se instala em urbanizações sobre pedestal ou fixo na parede, para servir de contentor dos elementos de ligação de um ponto de distribuição.
Concentrador de cabos ópticos amplamente utilizado na opticalização (fibra óptica) de redes de acesso, permitindo levar acesso a assinantes remotos e oferecer serviços diversos de telecomunicação.
É a forma de armazenamento no qual os dados são armazenados em seqüência. A desvantagem deste método é que a recuperação de um dado gravado no final de uma mídia de armazenamento seqüencial exige a passagem por todos os dados gravados. Um exemplo de mídia de armazenamento seqüencial é a fita magnética.
(Address Resolution Protocol) Para resolver o problema do mapeamento de endereços lógicos em endereços físicos quando do uso de IP sobre redes ethernet, mas não restrito a apenas estes dois protocolos, o ARP foi proposto (e aceito) na internet através da RFC826.
(Average Revenue per User) - Uma medida usada por operadoras móveis para medir o retorno financeiro médio por cada assinante do sistema.
TAXA TOKEN ROUTING RAMAL DOMAIN BROADCAST CAIXA SERVIÇO ACCESS PONTO CHAMADAS BASE TELEFONIA DADOS FILA CENTER DIGITAL RING LINHA BANDA CHAMADA PROTOCOL AGENTE IEEE TIME RUÍDO REDE CONTROL CENTRAL SINALIZAÇÃO INTERFACE COMUTAÇÃO TEMPO MEMÓRIA TELEFÔNICO ACESSO CANAL CALL PABX CÓDIGO INTERNET SISTEMA FRAME DATA ROTEAMENTO CONTROLE LINGUAGEM VIRTUAL CABO VOICE
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: