(Accelerated Graphics Port) - Especificação de interface da Intel que habilita gráficos em 3D serem visualizados rapidamente em PCs. AGP baseou-se na interface PCI, mais foi projetado para atender as requisições de altas taxas de transmissão dos gráficos em 3D. Mais que um barramento PCI para dados gráficos, AGP introduziu um canal dedicado ponto-a-ponto no qual o controlador gráfico pode acessar a memória principal diretamente.
(Audio Interchange File Format) - Formato de Arquivo para Troca de Áudio, padrão para arquivo de áudio em formato mono e estéreo, desenvolvido pela Apple para plataforma Macintosh, também utilizado em máquinas Silicon Graphics. Extensão.aiff.
(Advanced Interactive eXecutive) - versão IBM do Unix, que é executado em PCs, estações de trabalho e computadores de grande porte. Ele baseia-se no UNIX System V e é muito utilizado em grandes corporações nos servidores da rede.
Empresa fundada na França que atua na área de Telecomunicações. É a fabricante das centrais PABX da família OmniPCX.
(Algorithmic Language) - linguagem de programação de alto nível desenvolvida por volta de 1960 que propôs a idéia de modularidade e outras para a programação estruturada, sendo empregada para aplicações numéricas.
Um conjunto de passos ordenados para solução de um problema, como uma fórmula matemática ou instruções num programa. É o embrião de qualquer programa para computador, sendo o responsável por realizar todas as transformações necessárias a fim de se atingir um determinado objetivo.
É a distorção que ocorre num sinal amostrado quando a taxa de amostragem não respeita a taxa mínima conforme Nyquist, impedindo a correta recuperação do sinal.
Ajuste ou calibração de um equipamento para otimizar sua performance, operação pela qual um equipamento ou sistema é ajustado para atender às características elétricas especificadas.
Direcionamento de recursos para determinado fim. Em uma rede de computadores, significa reservar um recurso para um usuário ou função específicos.
Protocolo de camada 2 para uso em redes LAN com topologia de broadcast. Foi usado pela primeira vez para um sistema de pacotes por rádio da Universidade do Hawaii em 1970. Foi o predecessor da rede Ethernet e possui duas versões: Pure Aloha e Slotted Aloha.
(Arithmetic Logic Unit) - como o nome sugere, é a parte do processador principal encarregada de processar os cálculos de ponto flutuante. O termo ALU, dependendo da conotação, pode ser tanto usado em relação ao coprocessador aritmético como um todo, quanto em relação a apenas uma das unidades de execução que formam os coprocessadores modernos.
(Amplitude Modulada) - serviço de radiodifusão baseada na técnica de modulação em amplitude, cuja informação é transmitida na envoltória ou amplitude do sinal portador.
(Alternate Mark Invertion) Método de codificação nas transmissões E1 e T1 no qual “1s” consecutivos têm a polaridade oposta em ordem de manter um número garantido de 1s numa transmissão.
VOICE TELEFÔNICO CONTROLE TIME BASE IEEE CONTROL CENTER TOKEN ROUTING PABX CAIXA AGENTE SISTEMA INTERNET CENTRAL ACCESS DATA CABO RUÍDO BANDA DIGITAL ACESSO LINHA RING RAMAL FRAME CALL DOMAIN ROTEAMENTO SERVIÇO BROADCAST INTERFACE VIRTUAL COMUTAÇÃO FILA MEMÓRIA PROTOCOL SINALIZAÇÃO TEMPO REDE TELEFONIA TAXA CANAL PONTO CHAMADA LINGUAGEM CÓDIGO CHAMADAS DADOS
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: