(Uniform Resource Locator) - cadeia de caracteres (string) que indica a localização de uma informação. A cadeia inicia com um tipo de protocolo (como o FTP) seguido da identificação de uma informação específica (como o nome de domínio de um servidor e o nome do caminho para uma pasta desse servidor. URLs são usados extensivamente na World Wide Web em documentos HTML para especificar o destino de um hyperlink. Simplificadamente, pode-se dizer que é um identificador na Internet que mostra qual o tipo de servidor deve ser acessado, o equipamento onde a informação reside e sua localização neste equipamento, como por exemplo: http://www.digitro.com.br.
(Universal Serial Bus) Um novo padrão de barramento externo que suporta dados transferidos a 12 Mbps. Uma única pota USB pode ser conectada a até 127 dispositivos periféricos, tais como mouse, modens e teclados.
Universal Transverse Mercator, trata-se de um sistema de coordenadas geográficas que é um caso especial da projeção de Mercator, consistindo em 60 zonas norte - sul, com 6 graus de espaçamento em longitude.
(Unshielded Twisted Pair) É um tipo popular de cabo que consiste de dois fios não blindados trançados um em torno do outro. A respeito do seu baixo custo, o cabo UTP é usado extensivamente para lans e conexões telefônicas. Este tipo de cabo não oferece alta banda ou boa proteção a interferências como o cabo coaxial e a fibra óptica, porém é menos caro e mais facil de se trabalhar.
(Ultra Wide Band) - tecnologia para transmissão sem fio em largura de banda maior destinada a possibilitar aplicações como streaming de vídeo e contornar as limitações das atuais tecnologias Wi-Fi no que tange a alcance e consumo de energia. Encontra-se em padronização pelo IEEE 802.15.3a e pela ETSI através do grupo de trabalho TG31A.
Este é um padrão de telas de cristal líquido com resolução de 1600 x 1200, usadas em alguns notebooks topo de linha. OS LCDs UXGA geralmente tem pelo menos 15 polegadas.
Sistema operacional de código aberto, similar ao Unix, desenvolvido para rodar em micros MSX. Existe também uma versão compatível com micros PC que roda sobre o MS-DOS. http://uzix.msx.org/
É uma recomendação da UIT com primeira versão aprovada em 1976 para circuitos elétricos balanceados para comunicação de dados até 10 Mbps.
Este foi o primeiro protocolo para modems desenvolvido por um consórcio da indústria, os padrões anteriores, como o Bell 103 e o CCITT eram proprietários. O V.22 usava uma modulação bastante primitiva, que permitia transmitir a apenas 1.200 bips.
Uma especificação UIT que define as características elétricas para circuitos de interface entre um DTE e um DCE para taxas inferiores a 20 kbps, sendo parte da especificação V.24.
Este foi o primeiro protocolo para modems de 9.600 bips, mas foi logo substituído pelo V.32, considerado mais seguro.
CONTROL CÓDIGO CABO INTERNET MEMÓRIA TEMPO BASE ROUTING RAMAL REDE FILA DIGITAL INTERFACE SERVIÇO CENTER ACCESS DATA CANAL CHAMADAS SISTEMA TIME DADOS IEEE SINALIZAÇÃO ROTEAMENTO CONTROLE VOICE TELEFONIA LINGUAGEM CHAMADA LINHA CALL BROADCAST COMUTAÇÃO DOMAIN TAXA TOKEN BANDA PABX RING AGENTE FRAME CENTRAL TELEFÔNICO VIRTUAL PROTOCOL RUÍDO PONTO ACESSO CAIXA
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: