(ATA Packet Interface) - uma extensão do EIDE que habilita a interface suportar drives de CD-ROM, HDs e outros tapes drives. Ver "ATA" e "EIDE".
Perda de potência do sinal de comunicação, medida em decibéis, que ocorre por meio do equipamento, linhas ou outros dispositivos de transmissão.
O aterramento físico consiste em interligar a um ponto de potencial zero (isto é, em contato com a Terra, que é assumida como referência) todas as partes metálicas do sistema que possam vir a ter contato não-previsto com partes energizadas (principalmente as carcaças dos equipamentos). O aterramento contribui para garantir a operação e continuidade dos serviços e aumentar a segurança das pessoas. A qualidade de um aterramento é especificada através da resistência ôhmica entre o ponto aterrado e a Terra propriamento dita, a qual é medida com equipamentos específicos.
(Asyncronous Transfer Mode) Modo de Transferência Assíncrono. É um protocolo de telecomunicações para aplicações de dados , voz e imagem em alta velocidade. As especificações do protocolo ATM permitem a implementação de tecnologia de transmissão em banda larga. Usa multiplexação e comutadores de pacotes. Na transmissão ATM, a capacidade é segmentada em células de tamanho fixo, cada uma delas dotada de campo de cabeçalho e informação, que podem ainda ser alocados para serviços sob demanda, como a transmissão de imagens e vídeo.
(Advanced Television System Committee) - Padrão norte-americano, de transmissão digital para televisão. Desenvolvido para operar com largura de banda de 6 MHz, utiliza-se da técnica de modulação 8-VSBI (Vestigial Side Band) e do sistema de áudio Dolby AC3 . Suas maiores restrições são: apresentar problemas de recepção em áreas com obstáculos físicos, como edifícios e montanhas e privilegiar a qualidade de imagem em relação a interatividade.
Especificação dos gabinetes e placas mãe modernas adotada pela intel em 1995, que oferece um série de recursos e vantagens em relação ao padrão anterior.
(Attachment Unit Interface) - definido pela especificação IEEE 802.1 como uma interface entre um MAU Ethernet e um DTE. Basicamente, o modo como uma estação Ethernet conecta um transceiver a um cabo coaxial grosso.
Qualidade do computador/software que permite ao programa não apenas processar informações cegamente, mas juntar uma cadeia de idéias lógicas, tirar conclusões, e até imitar pensamentos humanos mais sofisticados.
Ou sistema autonômo em português, terminologia usada para roteadores de Internet (TCP/IP) que estão subordinados a uma entidade administrativa e usa um protocolo interior de roteamento (Interior Gateway Protocol IGP) comum.
(Audio Video Interleaved - Entrelaçamento de Áudio e Vídeo) padrão para arquivos de áudio e vídeo desenvolvido pela Microsoft, para plataforma Windows. São os arquivos com extensão .avi.
(Acceptable Waiting Time) - ou tempo de espera aceitável, é o tempo limite máximo desejado para uma espera, muito comumente igual a 20 segundos.
RUÍDO CAIXA COMUTAÇÃO PONTO BROADCAST CABO ACESSO MEMÓRIA ACCESS INTERFACE SERVIÇO BANDA TAXA CONTROL SISTEMA CONTROLE LINHA DADOS TELEFÔNICO CÓDIGO IEEE INTERNET TOKEN RAMAL CHAMADA DATA SINALIZAÇÃO PROTOCOL RING FRAME VOICE TEMPO ROTEAMENTO CENTER TELEFONIA DIGITAL FILA PABX BASE TIME ROUTING REDE CALL CHAMADAS CENTRAL DOMAIN AGENTE LINGUAGEM VIRTUAL CANAL
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: