GLOSSÁRIO
Para usar o glossário, digite o termo que deseja pesquisar na caixa abaixo. Ex: Se você digitar WAP, a pesquisa retornará: Um protocolo de comunicação wireless usado para transportar aplicações web para dispositivos móveis.

Digite o termo que você deseja pesquisar:
Começa com Contenha parte Termo exato Termo Fonético
0-9 TODOS A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U W X Y Z
Page:  1 2 3 4 5 PROXIMO »

V.11

É uma recomendação da UIT com primeira versão aprovada em 1976 para circuitos elétricos balanceados para comunicação de dados até 10 Mbps.

V.22

Este foi o primeiro protocolo para modems desenvolvido por um consórcio da indústria, os padrões anteriores, como o Bell 103 e o CCITT eram proprietários. O V.22 usava uma modulação bastante primitiva, que permitia transmitir a apenas 1.200 bips.

V.22bis

Um pouco mais avançado que o V.22 original, o V.22bis permitia transmitir a 2.400 bps.

V.24

É o nome do padrão ITU para interfaces seriais do tipo RS-232. Ver "RS232".

V.28

Uma especificação UIT que define as características elétricas para circuitos de interface entre um DTE e um DCE para taxas inferiores a 20 kbps, sendo parte da especificação V.24.

V.29

Este foi o primeiro protocolo para modems de 9.600 bips, mas foi logo substituído pelo V.32, considerado mais seguro.

V.32

Este é o protocolo padrão para modems de 9.600 bips.

V.32bis

Uma evolução do V.32, este é o protocolo usado pelos modems de 14.400 bips

V.34

Este protocolo dobrou a taxa de transmissão dos modems, alcançando 28.800 bips

V.34+

Este é o protocolo para modems de 33.600 bips. Foi originalmente desenvolvido pela US Robotics e depois licenciado para outros fabricantes. Durante muito tempo, acreditou-se que o V.34+ seria o ápice da evolução dos modems, pois uma teoria chamada lei de Shannon diz ser impossível que os modems operassem a mais de 35 Kbips, devido à conversão analógico/digital feita nas centrais telefônicas. Os modems de 56 K surgiram a partir da idéia de eliminar a conversão analógico-digital no sentido provedor > usuário. Com isto os downloads passaram a ser de até 56 K, mas o upload continuou limitado a 33.6. O recém lançado V.92 atinge até 42 Kbips de upload (em condições ideais) graças a um método mais sofisticado de modulação, sincronismo e correção de erros.

V.35

Padrão de interface de comunicação de dados serial largamente utilizada em roteadores para a conexão física à rede WAN. A interface V.35 foi originalmente especificada pela CCITT como um interface para linhas de transmissão de dados a 48kbps na banda de 60 a 108 kHz. A partir de então, passou a ser adotada para todas as linhas com velocidade superior a 20kbps.

V.36

Padrão de modem do CCITT/UIT de 1988 para transmissão de dados síncronos usando banda de 60 - 108 KHz.

V.42

Ao contrário do que a sigla sugere, esta não é uma evolução do V.34, mas sim um padrão antigo, usado por alguns modems de 2.400 bips

v35

Ver "V.35"

VAD

(Voice Activation Detection) - Técnica de otimização do VoIP que detecta os períodos de silêncio de uma conversação, economizando a banda de transmissão nestes momentos.

Page:  1 2 3 4 5 PROXIMO »

Referência Bibliográfica


Para fazer referência ao Glossário Tecnológico Dígitro em trabalhos acadêmicos, utilize a seguinte referência padrão ABNT:

Dígitro tecnologia. Glossário Tecnológico apresenta termos
tecnológicos na área de telecomunicações.

Disponível em:
<
http://www.digitro.com/pt/index.php/sala-imprensa/glossario>. Acesso em: 05 fevereiro 2011.

ENVIE SEU TRABALHO

Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo:

trabalhos.academicos@digitro.com.br

Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.