Transistores são dispositivos semicondutores de estado sólido que revolucionaram a tecnologia eletrônica, pois permitiram a integração de circuitos em larga escala que impulsionaram a presente revolução digital. Os transistores podem ser empregados como amplificadores ou como chaves. Como amplificadores possibilitam o aumento de um sinal elétrico com baixo consumo de energia, tamanho diminuto e grande confiabilidade, substituindo as antigas válvulas a vácuo em aplicações como sistemas de áudio, vídeo, rádio, entre outros. Como chaves os transistores permitem a abertura ou fechamento de um circuito sem peças móveis, através de um controle eletrônico. Por causa deste controle eletrônico, são mais velozes que chaves eletromecânicas (relés) e por não possuirem partes móveis são mais confiáveis, sendo aplicados na construção de chips digitais e aplicações de potência como fontes de alimentação, reatores de lâmpadas fluorescentes, sistemas de no-breaks entre outros. Há diversos tipos de transistores, entre os quais se destacam os transistores bipolares e o FET.
COMUTAÇÃO LINHA AGENTE BASE REDE TAXA SINALIZAÇÃO RUÍDO SERVIÇO TELEFÔNICO ACCESS RAMAL CABO FILA TELEFONIA INTERFACE MEMÓRIA BANDA FRAME CALL IEEE TEMPO DATA BROADCAST ROUTING CHAMADAS TOKEN CENTRAL CONTROL CENTER DOMAIN RING INTERNET PROTOCOL CHAMADA SISTEMA ROTEAMENTO CANAL CÓDIGO VIRTUAL TIME DIGITAL ACESSO CONTROLE LINGUAGEM VOICE PABX PONTO DADOS CAIXA
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: