(R2 Digital) É o tipo de sinalização de linha (isto é, que envia informações como ocupação, desconexão, atendimento...) mais utilizada em juntores digitais e que caracteriza-se por codificar as informações de sinalização em grupos de quatro bits (2 para TX e 2 para RX) por canal. No caso do link E-1, a cada quadro (256 bits) é enviada a sinalização de um par de canais e a cada multiquadro (16 quadros) a sinalização de todos os canais e mais o sincronismo do link.
Nome genérico dado a categoria de rádios que usam esquemas de modulação específicos como ASK, FSK, PSK entre outros para transmitir informação codificada digitalmente através de interface aérea.
É a modalidade de serviço de radiocomunicação, destinado ao treinamento próprio, à intercomunicação e a investigações técnicas, levadas a efeito por amadores devidamente autorizados, interessados na radiotécnica a título pessoal, que não visam qualquer objetivo pecuniário ou comercial ligado à exploração do serviço, inclusive utilizando estações espaciais situadas em satélites na Terra.
Os serviços de radiodifusão compreendem a transmissão de sons (radiodifusão sonora) e a transmissão de imagens (televisão), a serem direta e livremente recebidas pelo público em geral.
Relativo às técnicas de transmissão de sinais via rádio. Ver "RADIOCOMUNICAÇÃO" e "RADIODIFUSÃO".
(Remote Access Dial-In User Service / Terminal Access Controller, Access Control System). Os Servidores de Acesso Remoto (RAS) utilizam esses protocolos para consultar a base de dados dos usuários armazenada em um Servidor de Autenticação (Radius ou Tacacs). O TACACs é um protocolo de autenticação comum em redes UNIX. Outras versões mais recentes do TACACs estão sobre os nomes TACACS+ e XTACACS.
(Radar Dome) - É um domo usado para proteger a antena de um radar contra as intempéries. Este domo deve ser feito de materiais de forma a casar a impedância com o espaço livre, evitando assim a atenuação do sinal do radar.
(redudant array of inexpensive disks) – uma categoria de drives de disco que emprega dois ou mais drives em combinação para tolerância a falhas e perfomance. Drives RAID são usados frequentemente sobre servidores mas não são geralmente necessários para computadores pessoais.
(Redundant Array of Inexpensive Disks) ou Disk Mirroring, uma técnica no qual os dados são simultaneamente gravados em dois hard disks por redundância. Se um dos drives falha, o outro continuará funcionando mantendo o sistema operacional.
abreviatura de Random-access memory, ou memória de acesso randômico, é um circuito integrado de memória onde os dados armazenados podem ser lidos ou escritos e acessados em qualquer ordem. Ou seja, todas os endereços de memória são igualmente acessíveis. Ao contrário da ROM, os dados armazenados em RAM são voláteis, ou seja, são apagados caso o computador seja desligado. A RAM disponibiliza memorização temporária dos dados para os programas quando o computador está ativo.
Interface do PABX para conexão de terminais telefônicos cuja transmissão se dá através de sinais analógicos, permitindo a utilização de aparelhos telefônicos convencionais, à maneira de uma linha de assinante.
CONTROLE DIGITAL CALL TEMPO SINALIZAÇÃO CABO PABX COMUTAÇÃO TOKEN RUÍDO CHAMADA VIRTUAL SERVIÇO INTERFACE PROTOCOL TELEFÔNICO AGENTE LINGUAGEM LINHA IEEE RAMAL DADOS INTERNET ROTEAMENTO CANAL ACESSO TELEFONIA CÓDIGO FRAME FILA VOICE DATA CAIXA SISTEMA CENTRAL CENTER CONTROL MEMÓRIA TAXA DOMAIN BROADCAST ACCESS RING REDE BASE TIME CHAMADAS ROUTING PONTO BANDA
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: