(Push-to-talk over Cellular) - Um serviço oferecido pelas operadoras móveis que permite que um aparelho celular opere como um rádio do tipo walkie-talkie (PTT).
(Power over Ethernet) - Especificação para fornecimento de energia remotamente a dispositivos através da rede Ethernet. Para tanto, basta empregar switches que possuam capacidade para PoE.
Um número que indentifica univocamente um nó numa rede de sinalização SS7, sendo usado para direcionar mensagens para o destino apropriado. Cada ponto de comutação de sinalização (SSP), ponto de controle de sinalização (SCP), ou ponto de transferência de sinalização (STP) tem um único point code, que é uma espécie de endereço de rede.
Sistema de coleta de dados em que o dispositivo coletor consulta cada terminal de dados conectado, um por vez, para ler os dados disponíveis para coleta.
(Passive Optical Network) - rede óptica passiva ponto-multiponto, com arquitetura de rede em que os splitters ópticos não consomem energia e são utilizados para disponibilizar fibra para muitos usuários. Uma rede PON consiste de OLT (Optical Line Termination) na central do provedor do serviço e de ONUs (Optical Network Units) próximos aos usuários da rede.
Comunicação em que cada ponto da rede tem igual responsabilidade em iniciar, manter e encerrar uma sessão.
(Service Control Point / SCP / PCS) Em um sistema SS7, é o ponto que provê interface para bancos de dados.
(P.S. ou S.P.) Em um sistema de sinalização No. 7, é o ponto da rede onde as mensagens de sinalização são originadas e recebidas. Em uma rede de telecomunicações, estes pontos correspondem geralmente a centrais, postos de serviço, grandes plataformas de atendimento, bancos de dados, etc.
Em um sistema SS7, é o ponto da rede que tem a funcionalidade de transferir as mensagens de sinalização de um SP/STP para outro SP/STP.
(Post Office Protocol) – um protocolo usado para entregar e-mail de um servidor de e-mail. Muitas aplicações (algumas vezes chamados clientes de e-mail) usam o protocolo POP, embora alguns podem usar o mais novo IMAP (Internet Message Access Protocol). Há duas versões do POP. O primeiro, chamado POP2, tornou-se um padrão no meio dos anos 80 e requer o SMTP para o envio de mensagens. A versão mais nova, POP3, pode ser usado com ou sem o SMTP.
Uma versão do protocolo POP (Post Office Protocol - Protocolo dos Correios) que é utilizado para recolher e-mail ou mensagens de correio da Internet. O POP3 é utilizado em conjunção com o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo Simples para Transferência de Correio).
(Porta) – uma entrada ou saída de comunicação para um sistema de processamento de voz, switch ou computador.
uma habilidade, tipicamente em um switch, o qual permite um gerente de rede replicar o fluxo de dados em tempo real de uma porta para outra. Tipicamente, a segunda porta é anexada a um analisador de protocolos.
Possibilidade de um usuário mudar de operadora de telefonia sem que acarrete na mudança de seu número telefônico.
DOMAIN IEEE TELEFÔNICO CÓDIGO LINHA TEMPO BASE PONTO ACCESS CALL CENTER RAMAL ACESSO CONTROLE CHAMADAS FRAME INTERFACE VOICE FILA MEMÓRIA TELEFONIA PROTOCOL DADOS CHAMADA TIME BROADCAST TOKEN INTERNET SINALIZAÇÃO CABO SISTEMA COMUTAÇÃO RUÍDO DATA ROUTING SERVIÇO AGENTE CONTROL REDE RING CANAL LINGUAGEM CENTRAL PABX CAIXA VIRTUAL DIGITAL TAXA ROTEAMENTO BANDA
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: