(network interface card) – sempre abreviado como NIC, uma placa de expansão inserido dentro de um computador, permitindo-o ser conectado a rede. Muitos NICs são projetados para um tipo particular de rede, protocolo e meio, embora algumas possam servir múltiplas redes.
Parâmetro de qualidade normalmente definido pela comparação entre metas predefinidas e os resultados das estatísticas realizadas por sistemas de DAC.
Network Loadable Module - Software que aumentam ou provê funções adicionais no Netware 3.x ou servidores maiores. Suporta mecanismos de acesso a base de dados, estações de trabalho, protocolos de rede, fax e servidores de impressão como exemplos. O equivalente para o Netware 2.x é o VAP.
(Natural Language Processing) - campo de desenvolvimento da ciência da computação relacionado ao processamento da linguagem natural. Família de técnicas para análise e representação de textos escritos naturalmente, nos níveis de análise lingüística (morfologia, sintaxe, semântica e pragmática), com o propósito de conhecer o processo da linguagem humana, a fim de criar aplicações intensivas em conhecimento.
(Network Management System) Sistema de Gerenciamento de Rede. Em uma rede gerenciada pelo protocolo SNMP, são os elementos responsáveis em executar as aplicações que monitoram e controlam os elementos gerenciados.
(Nordic Mobile Telephone) - rede celular analógica de primeira geração desenvolvida conjuntamente por países Nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia) e que está sendo substituído pelo GSM.
(Network News Transport Protocol) - protocolo usado tanto por um software cliente quanto por um servidor para o transporte de mensagens de USENET através de uma rede TCP/IP.
É o nome do chip de muitas placas-mãe de PC que controla a transação de dados entre o processador, as interfaces de I/O como barramentos AGP, PCI e as memórias.
(network operating system) – um sistema operacional que inclui funções especiais para conexão de computadores e dispositivos em uma LAN. Alguns sistemas operacionais, tais como UNIX e Mac OS, tem funções de networking embutidos. O termo sistema operacional de rede, entretanto, é geralmente reservado para softwares que agregam ao sistema operacional de base características de networking. Por exemplo, alguns NOSs populares para DOS e Windows incluem o Novell Netware, Artisoft’s LANtastic, Microsoft LAN Manager e Windows NT.
Non-real time variable bit rate – uma forma de transmissão no qual o clock de frequência pode variar, mas a variação do atraso entre células é garantida. Um uso típico deste é transmissão de vídeo armazenado.
(Non Return to Zero) - tipo de código de linha no qual só há tensão elétrica quando se transmite o símbolo 1, o símbolo 0 é a ausência de tensão. É o código de linha mais simples, entretanto, não há referência de sincronismo implícito no sinal, o que pode ocasionar em perdas de sinal, além de apresentar nível de tensão contínua, provocando baixa eficiência energética.
Name Server Lookup. Recurso da Internet que permite ver qual o endereço IP correspondente a um determinado host e vice-versa.
TIME PONTO MEMÓRIA INTERNET VIRTUAL CHAMADA CENTER DATA COMUTAÇÃO TAXA CONTROL LINGUAGEM ROUTING TOKEN CÓDIGO ACCESS DADOS DOMAIN CAIXA AGENTE ROTEAMENTO RING CANAL CONTROLE BASE RUÍDO VOICE LINHA SISTEMA ACESSO IEEE TELEFÔNICO CABO RAMAL FRAME FILA BANDA PABX DIGITAL CENTRAL BROADCAST TEMPO INTERFACE PROTOCOL REDE TELEFONIA CHAMADAS CALL SINALIZAÇÃO SERVIÇO
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: