GLOSSÁRIO
Para usar o glossário, digite o termo que deseja pesquisar na caixa abaixo. Ex: Se você digitar WAP, a pesquisa retornará: Um protocolo de comunicação wireless usado para transportar aplicações web para dispositivos móveis.

Digite o termo que você deseja pesquisar:
Começa com Contenha parte Termo exato Termo Fonético
0-9 TODOS A B C D E F G H I J K L N O P Q R S T U V W X Y Z
Page:  « ANTERIOR ... 4 5 6 7 8... PROXIMO »

MPOA

(multiprotocol over ATM) – Uma especificação que habilita serviços ATM serem integrados com LANs que usam Ethernet, token ring ou TCP/IP. A vantagem do MPOA é permitir que diferentes LANs enviem pacotes uns para outros via um backbone ATM. Ao contrário de outras técnicas, como a Emulação de LAN (LANE), o qual opera no nível 2 do Modelo de Referência OSI, MPOA opera na camada 3.

MRTG

(Multi Router Traffic Grapher) - ferramenta muito popular entre técnicos de rede que monitora a carga de tráfego em links de rede, gerando uma página HTML contendo imagens gráficas com uma representação em tempo real deste tráfego.

MSAU

(Multi-station Access Unit) um dispositivo da rede token ring que fisicamente conecta redes de computadores em uma topologia estrela enquanto logicamente estão conectados em anel. Um dos problemas da topologia token ring é que pelo menos um nó que esteja fora pode derrubar o anel. O MAU resolve este problema porque ele tem a habilidade para retirar um nó inoperante e manter a estrutura do ring. Um MAU é um tipo especial de hub.

MSB

(Most Significant Bit or Byte) - Bit ou byte mais significativo de uma palavra de vários bits ou bytes, indica a casa de mais alta ordem. É o oposto de LSB.

MSC

(Mobile Switching Center) - É a interface entre o sistema de estações rádio base e a rede telefônica, realizando o controle, a comutação e o processamento do tráfego de chamadas entre os terminais móveis e entre estes e os telefones da STFC. Também conhecido como CCC (Central de Comutação e Controle).

MSU

(MESSAGE SIGNAL UNIT) Trata-se do pacote com as informações de sinalização propriamente ditas.

MTA

(Mail Transfer Agent) - Um Agente de Transporte de e-mail ou MTA (também conhecido como servidor de email) é o programa de computador ou software responsável por transferências de mensages de correio eletrônico entre um computador e outro. Fonte: Wikipedia.

MTBF

(Mean Time Between Failures) - Tempo médio entre falhas. É uma taxa de confiabilidade de um equipamento ou componente indicando o tempo estimado para ocorrência de uma falha usualmente normalizado em horas.

MTP

(Message Transfer Part) Em um sistema SS7, é o protocolo SS7 que provê transferência confiável e endereçamento de mensagens de sinalização SS7 entre dois pontos de sinalização interconectados.

MTTR

(Mean Time To Repair) - ou tempo médio para reparar, denota o tempo médio levado para solucionar um problema de hardware ou software de um determinado dispositivo.

MTU

(Maximum Transfer Unit) A maior quantidade de dados possível de ser transmitida em determinada rede física. A MTU é determinada pelo hardware da tecnologia de rede utilizada.

MUA

(Mail User Agent) - programa cliente que permite a leitura/ escrita de e-mails.

MULTICAST

uma forma de broadcast no qual um pacote é entregue a um grupo pré-definido de destinos de todos os destinos possíveis. Um endereço específico de multicast é usado.

MULTIFREQÜENCIA DE TOM DUAL

Jargão de telecomunicações para tom de toque, mais conhecida pela sigla em inglês DMTF. Sons que o telefone faz quando se apertam teclas em modo TOM (em oposição ao modo PULSO). O tom que se ouve ao pressionar as teclas de um telefone multifreqüencial na verdade são dois tons - um de alta e outro de baixa freqüência - transmitidos ao mesmo tempo. Embora existam 12 teclas no telefone-padrão, apenas sete tons são emitidos pelo teclado (existe outra série de tons para propósitos especiais não gerados por telefones-padrão, o que eleva o número total de tons para oito). Todos os dígitos da mesma fila do teclado possuem o mesmo tom de baixa freqüência. Todos os dígitos da mesma coluna possuem o mesmo tom de alta freqüência. Cada tecla combina os dois tons de maneira exclusiva. A multifreqüência de tom dual também é usada para entrada de dados em sistemas de resposta interativa de voz

MULTILINK PPP

uma forma de PPP que usa multiplexação inversa de múltiplos circuitos WAN para obter uma conexão virtual de largura de banda maior.

Page:  « ANTERIOR ... 4 5 6 7 8... PROXIMO »

Referência Bibliográfica


Para fazer referência ao Glossário Tecnológico Dígitro em trabalhos acadêmicos, utilize a seguinte referência padrão ABNT:

Dígitro tecnologia. Glossário Tecnológico apresenta termos
tecnológicos na área de telecomunicações.

Disponível em:
<
http://www.digitro.com/pt/index.php/sala-imprensa/glossario>. Acesso em: 05 fevereiro 2011.

ENVIE SEU TRABALHO

Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo:

trabalhos.academicos@digitro.com.br

Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.