(million instructions per second) – uma medida antiga da velocidade e potência de um computador, MIPS mede o número de instruções de máquina que um computador pode executar em um segundo. Entretanto, instruções diferentes requerem mais ou menos tempo que outros, e não há nenhum método padrão para medir MIPS. Em adição, MIPS refere-se somente a velocidade da CPU, e as aplicações reais são geralmente limitadas por outros fatores, tais como a velocidade de I/O. uma máquina com alta taxa de MIPS, portanto, pode não executar uma aplicação particular mais rápido que uma máquina com baixa taxa de MIPS. Por todas estas razões, taxas de MIPS não são mais usadas. De fato, algumas pessoas brincam, referindo-se a MIPS como Meaningless Indicator of Performance (Indicador de Performance sem significado). A despeito destes problemas, uma taxa de MIPS pode dar uma idéia geral da velocidade do computador.
(Man in the Middle) - ataque onde o invasor consegue se colocar entre o emissor e o receptor sendo capaz de ler, inserir e modificar mensagens, sem que nenhum dos lados saiba que a sessão entre eles está comprometida.
Um dispositivo para soma de dois ou mais sinais elétricos. Em geral empregado em áudio, este elemento controla e soma (mistura) na saída dois ou mais fontes de áudio.
Maximum Lobe Length, a distância máxima permitida entre um nó e um MAU ou hub sobre uma rede token ring.
(Multichannel Multipoint Distribution System) - tecnologia de telecomunicações sem fio usado para redes de banda larga ou mais comumente como um método alternativo de distribuição de TV a cabo, onde a passagem de cabos é inviável.
(Multimedia Messaging System) - é uma tecnologia que permite aos telefones celulares enviar e receber mensagens multimídia, como fotos, sons e outros. O MMS é uma evolução do SMS.
(Microcom Networking Protocol) - um protocolo proprietário de controle de erros desenvolvido pela Microcom Inc. e agora disponível em domínio público. Usado para modems discados a taxas de 2,4 a 14,4 kbps.
Protocolo de comunicação desenvolvido pela Modicon e amplamente utilizado em SCADA e aplicações de controle de processos.
(Open Systems Interconnection) Modelo de arquitetura de rede desenvolvido pelo ISO (International Standards Organization) para o projeto de sistemas abertos de rede. Todas as funções de comunicação são divididas em sete camadas padronizadas: Física, Enlace de dados, Rede, Transporte, Sessão, Apresentação e Aplicação.
Equipamento que tem como objetivo enviar dados entre dois pontos por intermédio de uma linha telefônica. Os dados são recebidos no modem por meio de uma porta serial, sofrem uma modulação (conversão do sinal digital para analógico) e os dados são recuperados.
Em um sistema SS7, é o modo onde as mensagens de sinalização são transmitidas diretamente do SP onde a mensagem foi originada para o SP destino.
Em um sistema SS7, é o modo onde as mensagens de sinalização são transmitidas indiretamente, de um SP para outro.
PONTO PROTOCOL DATA FRAME PABX ACESSO DOMAIN ROTEAMENTO RING TELEFONIA FILA BASE ROUTING SISTEMA VIRTUAL CENTER CONTROL ACCESS CONTROLE INTERFACE TOKEN CÓDIGO LINHA VOICE INTERNET TAXA CALL RAMAL LINGUAGEM REDE CHAMADA CENTRAL AGENTE CANAL MEMÓRIA IEEE CABO CAIXA DIGITAL SERVIÇO BROADCAST SINALIZAÇÃO CHAMADAS TELEFÔNICO COMUTAÇÃO BANDA TIME RUÍDO TEMPO DADOS
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: