GLOSSÁRIO
Para usar o glossário, digite o termo que deseja pesquisar na caixa abaixo. Ex: Se você digitar WAP, a pesquisa retornará: Um protocolo de comunicação wireless usado para transportar aplicações web para dispositivos móveis.

Digite o termo que você deseja pesquisar:
Começa com Contenha parte Termo exato Termo Fonético
0-9 TODOS A B C D E F G H I J K M N O P Q R S T U V W X Y Z
Page:  « ANTERIOR 1 2 3 4 PROXIMO »

LINHA DEDICADA

Linha telefônica que fica permanentemente ligada entre dois lugares. Linhas delicadas são encontradas freqüentemente em conexões de tamanho moderado a um provedor de acesso.

LINHA MULTIPONTO

Uma única linha ou circuito de comunicação que interconecta várias estações; e normalmente necessita de algum tipo de mecanismo de polling para endereçar cada terminal com um código de endereçamento único.

LINHA PRIVATIVA

Conexão ponto a ponto, não compartilhado, para uso exclusivo do cliente que paga taxa mensal sem a necessidade de discagem. Também conhecida como linha dedicada.

LINK

Conexão estabelecida entre dois pontos para comunicação.

LINUX

É um núcleo central (kernel) de um sistema desenvolvido por Linus Torvalds e utilizado por inúmeros sistemas operacionais como o Debian, SuSE, Red Hat, Kurumin, Mandriva entre outros, conhecidos por distribuições Linux ou abreviadamente distro. Estes sistemas são conhecidos por sistemas GNU/Linux por utilizarem um mesmo núcleo comum e serem uma base de software desenvolvida pela GNU da Free Software Foundation (FSF). O Linux Foi baseado no sistema Minix desenvolvido por Andrew Tannenbaum e é inspirado no sistema UNIX, herdando muitas de suas características (multiusuário, multitarefa, ...) mas sua principal característica é ter o seu código aberto, o que permitiu o surgimento de uma família de sistemas operacionais baseados nele, além de garantir a portabilidade para diversas arquiteturas de processador, embora seu uso é mais popular em processadores Intel x86.

LLC

Logical Link Control, uma subcamada da camada 2 o qual provê conexão entre o protocolo da camada 3, tais como o IP ou IPX e o protocolo da camada MAC. LLC2, uma forma do LLC, provê serviço orientado a conexão.

LLQ

(Low Latency Queueing) - Técnica de QoS bastante utilizada nas interfaces de saída de dispositivos de rede, que consiste de habilitar várias filas para transmissão, de acordo com a classe dos pacotes, além de uma fila de prioridade (atendida antes de qualquer outra). Esta técnica permite atender os requisitos de controle de atraso e garantia e banda necessárias a VoIP, além de permitir uma divisão da banda disponível entre as demais classes existentes.

LNA

(Low Noise Amplifier) - Amplificador de baixo ruído, um dispositivo que amplifica um sinal adicionando pouco ruído. Normalmente utilizado na recepção de sinais de RF, no estágio entre a antena e o receptor.

LNB

(Low Noise Blocker) - Terminador do alimentador de uma antena parabólica receptora via satélite, responsável em bloquear o ruído de baixa frequência do sinal recebido.

LND

(Last Number Dialed) - Ou último número discado, é a abreviatura utilizada para uma facilidade ou tecla do telefone empregada para se discar rapidamente para o último número discado.

LOBE PORT

em token ring, uma porta em um MAU ou hub no qual o cabo de um dispositivo é conectado. Portas Lobe deve receber uma tensão específica de um dispositivo conectado com intuito de permitir o dispositivo compor o anel.

LOCATOR SERVICES

uso de um código tal como um IP ou número telefônico para localizar informações locais de uma base de dados.

LOGICAL AGENT

Agente que é independente de posição ou terminal no qual ele está logado.

LOGIN

É um processo para identificação em um sistema ou rede de computadores. Toda vez que você se conecta a algum sistema este processo se realiza, sendo geralmente composto de duas etapas: primeiro você fornece o nome através do qual você é conhecido na rede (username), e depois informa a sua senha (password).

LOGOFF

Trata-se da desconexão de um sistema de computação, geralmente, selecionando um item de menu ou digitando exit, bye ou logout.

Page:  « ANTERIOR 1 2 3 4 PROXIMO »

Referência Bibliográfica


Para fazer referência ao Glossário Tecnológico Dígitro em trabalhos acadêmicos, utilize a seguinte referência padrão ABNT:

Dígitro tecnologia. Glossário Tecnológico apresenta termos
tecnológicos na área de telecomunicações.

Disponível em:
<
http://www.digitro.com/pt/index.php/sala-imprensa/glossario>. Acesso em: 05 fevereiro 2011.

ENVIE SEU TRABALHO

Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo:

trabalhos.academicos@digitro.com.br

Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.