Internetwork Packet Exchange. Um protocolo de rede usado pelo sistema operacional da Novell Netware. Como UDP/IP, IPX protocolo de datagrama usado para comunicações sem conexão.
(Infrared Data Association) - associação de fabricantes que desenvolvem padrões para a transmissão de dados via radiação infravermelha. A sigla entretanto é comumente utilizada para identificar dispositivos que possuem uma porta infravermelha para troca de dados, como os presentes em laptops, PDAs, celulares, calculadoras e outros dispositivos.
Abreviatura para Instalação e Reparação de Linha de Assinante, atividade relacionada com a instalação de uma linha de assinante e as respectivas atividades de manutenção nesta.
(Interim Standard 136) Esta norma, desenvolvida nos Estados Unidos pela TIA/EIA estabelece o padronização de sistemas celulares digitais de segunda geração baseados em TDMA.
(Interim Standard 54) - primeira geração de padrão da tecnologia TDMA, implementada em 1992 e atualizada para o padrão IS-136 em 1996.
O padrão IS-95 do EIA/TIA é baseado no sistema CDMA. Com o IS-95 muitos usuários compartilham o mesmo canal comum para transmissão.
(Intermediate System - Intermediate System) - Especificação OSI para um protocolo de roteamento dinâmico entre sistemas autônomos com recursos similares ao OSPF.
O IS-41 é o protocolo desenvolvido pela TIA (Telecommunications Industry Association) dos Estados Unidos para implementar a sinalização entre redes celulares e possibilitar o roaming entre operadoras. Ele é o protocolo utilizado por sistemas baseados em padrões desenvolvidos pela TIA como AMPS, TDMA (IS-136) e CDMA (IS-95). No Brasil, a rede nacional de roaming, que possibilita o roaming automático entre celulares das Bandas A e B, é baseada no protocolo IS-41.
(industry standard architecture) – a arquitetura de barramento usada no IBM PC/XT e PC/AT. A versão AT do barramento é chamado bus AT e se tornou um padrão da indústria de facto. Iniciado no começo dos anos 90, ISA foi substituído pela arquitetura de barramento local PCI. Muitos computadores feitos hoje incluem ambos os barramentos: o AT para dispositivos lentos e o PCI para os dispositivos que requeiram performance. Em 1993, Intel e Microsoft introduziram uma nova versão da especificação ISA chamada ISA Plug and Play. Esta habilita o sistema operacional configurar os cartões de expansão automaticamente, dispensando os usuários de mexer em DIP switches e jumpers.
(Integrated Service Digital Broadcasting) - é a sigla que identifica o padrão japonês de TV digital.
(Integrated Services Digital Network) Traduzido por RDSI - Rede Digital de Serviços Integrados - é a digitalização da rede telefônica para tráfego simultâneo de voz, dados, imagens, aplicações e serviços multimídia. O ISDN foi concebido para substituir a rede telefônica convencional (analógica) por uma rede digital. Existem dois tipos distintos de interfaces ISDN. A interface ISDN/BRI é utilizada na residência do usuário, que conta com 2 canais que podem ser utilizados a velocidade de 64 Kbps e um canal de controle, todos dentro de um par de fios de telefone comum. Isto permite que o usuário tenha acesso de 64 Kbps à Internet enquanto utiliza o telefone ou utiliza-se de um fax; ou então utilizar a Internet com velocidade de 128 Kbps. A grosso modo, seria como se o usuário tivesse duas linhas de alta qualidade e comutáveis à disposição. A versão ISDN para corporações e provedores de acesso a Internet é a ISDN/PRI, que conta com 30 canais B a 64 Kbps mais 1 canal D para controle.
(Internacional Organization for Standardization) – Note que ISO não é acrônimo, deriva da palavra grega iso que significa igual. Fundada em 1946, ISO é uma organização internacional composta de corpos de padrões nacionais de mais de 75 países. Por exemplo, ANSI (American National Standards Institute) é membro da ISO. ISO definiu um número importante de padrões computacionais, dentre estes, o mais significativo é talvez o OSI (Open Systems Interconnection), uma arquitetura padrão para projeto de redes.
Padrão para formato de sistema de arquivos desenvolvidos para CD-ROMs usando o padrão de codificação CD-XA. É suportado por sistemas operacionais como o Windows, UNIX e Macintosh.
Normas de Qualidade editadas pela ISO e mundialmente empregada para aferição de Sistemas de Gestão da Qualidade. Afere a qualidade de processos corporativos e nortea-se nos princípios da melhoria contínua e satisfação do cliente.
CENTRAL FILA CAIXA AGENTE TOKEN TIME TAXA SISTEMA IEEE BROADCAST RAMAL DOMAIN CALL TELEFONIA RING PONTO COMUTAÇÃO VIRTUAL CENTER INTERFACE TEMPO SINALIZAÇÃO RUÍDO CANAL REDE CABO MEMÓRIA CHAMADA CHAMADAS CONTROL ACESSO ROTEAMENTO CONTROLE BANDA DIGITAL DATA VOICE TELEFÔNICO BASE SERVIÇO FRAME CÓDIGO ROUTING INTERNET DADOS PROTOCOL ACCESS LINHA LINGUAGEM PABX
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: