Internet Group Management Protocol, definido no RFC 1112 como um padrão para multicasting IP na Internet. É usado para estabelecer os hosts membros em um grupo particular de multicast em uma rede. Os mecanismos do protocolo permite um host informar seu roteador local, usando um relatório de membros do Host (Host Membership Reports), o qual ele quer receber mensagens endereçadas a um grupo de multicast específico. Todos os hosts nivelados com a especificação 2 do multicasting IP requerem IGMP.
Interior Gateway Protocol, um tipo de protocolo usado para trocar informações de roteamento entre roteadores colaborativos na Internet. RIP e OSPF são exemplos de IGPs.
Protocolo de roteamento criado no inicio dos anos 80 pela Cisco Systems Inc., detentora de sua patente. O IGRP resolveu grande parte dos problemas associados ao uso do RIP para roteamento interno.
(Internet Information Server) - é o servidor web incluso pela Microsoft no sistema operacional Windows NT Server. Permite rodar ASP (Active Server Pages).
(Interim Interswitch signaling Protocol) – especificação do ATM Forum para sinalização entre switches ATM, usando conexões definidas estaticamente. Largamente substituído pelo PNNI.
(Internet Low Bitrate Codec) - é um codec de áudio "royalty-free" para uso em VoIP. Trabalha a 13,3 kbps@30ms (400 bits por bloco) ou 15,2 Kbps@20 ms (304 bits por bloco). Usado no Skype.
(Interim Local Management Interface) – um ínterim de requerimentos do ATM Forum UNI 3.1. Suporta comutação bidirecional de informações de gerenciamento entre entidades de gerenciamento UNI relacionado aos parâmetros da camada física e ATM.
(Instant Messaging) - a habilidade de enviar mensagens quase que em tempo real para outros usuários, especialmente membros de uma lista de contatos pessoal. Geralmente é empregado para perguntar questões rápidas ou enviar confirmações ou atualizações de pequeno conteúdo. A comunicação pode ser um-para-um ou um-para-múltiplos. IM é normalmente mais rápido do que e-mail e oferece a vantagem de se conhecer o status de presença de um membro. Também provê um meio de se comunicar com outra pessoa quando a informação de presença indica que esta está ocupada no telefone, numa teleconferência ou não está disponível.
Protocolo que permite recuperar correio eletrônico.O protocolo IMAP foi originalmente desenvolvido na Universidade de Stanford em 1986. Trata-se de um método de acesso a mensagens eletrônicas armazenadas em um servidor local ou remoto. IMAP quer dizer Internet Message Access Protocol [RFC 2060] e sua versão mais recente e‘ a IMAP4rev1 [RFC 2060].
Oposição total dada ao fluxo de corrente elétrica alternada devido a ação da resistência e da reatância indutiva, capacitiva ou ambas. É medido em ohms.
(IP Multimedia Subsystem) - é uma arquitetura padronizada de NGN para operadores de telecom que querem prover serviços multimídia fixos ou móveis. Ele usa uma implementação VoIP baseado numa implementação padronizada do SIP da 3GPP e executado sobre o padrão IP. Sistemas telefônicos comutados em circuitos ou em pacotes são suportados.
TELEFONIA COMUTAÇÃO PROTOCOL CONTROLE CHAMADA FILA ROTEAMENTO CENTRAL DIGITAL BANDA BROADCAST SISTEMA REDE VIRTUAL PABX MEMÓRIA INTERFACE CONTROL TIME DATA DADOS PONTO ROUTING VOICE DOMAIN TAXA RING CANAL SERVIÇO BASE AGENTE FRAME CHAMADAS RAMAL CAIXA CÓDIGO LINGUAGEM CENTER TEMPO LINHA CALL TOKEN INTERNET CABO RUÍDO TELEFÔNICO ACCESS SINALIZAÇÃO IEEE ACESSO
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: