Arquitetura atual dos processadores Intel baseados em instruções de 32 bits. Exemplos de chips IA-32 incluem o 486, o Pentium e o Pentium II.
Internet Activities Board, corpo técnico que supervisiona o desenvolvimento da suite de protocolos da Internet.
(Internet Assigned Numbers Authority) - é a organização mundial que funciona como a máxima autoridade na atribuição dos "números" na Internet. Entre os quais estão os números das portas e os endereços IP.
(Inter-Asterisk eXchange) - protocolo de sinalização VoIP normalmente usado para a comunicação somente entre servidores de comunicação Asterisk, mas que podem integrar softphones, hardphones, ATAs e outros que suportem este protocolo. Sua principal característica é utilizar uma única porta UDP (4569) tanto para sinalização quanto para o tráfego da mídia, o que facilita a transposição de redes envolvendo NAT.
Sigla para a arquitetura de microcomputador pessoal proposto pela IBM e que se tornou um padrão mundial de fato. PC significa "Personal Computer" ou computador pessoal.
(Internet Control Message Protocol) O Internet Control Message Protocol é uma ferramenta de gerência de redes Tcp/Ip que usa datagramas para relatar erros, estatísticas e eventos na transmissão entre o host e o gateway. A operação da Internet é monitorada rigorosamente pelos roteadores. Quando algo inesperado acontece, o evento é reportado pelo ICMP, que também é usado para testar a Internet.
Numa interface gráfica, figura apresentada na tela, geralmente clicável, usada para identificar e/ou acionar um programa ou recurso de programa.
Programa popular de comunicação instantânea pela Internet. A sigla é um trocadilho feito baseado na pronúncia das letras em Inglês (I Seek You). O ICQ foi o pioneiro desta tecnologia tendo sua primeira versão lançada em 1997 por uma empresa israelense chamada Mirabilis, fundada por Yair Goldfinger, Arik Vardi, Sefi Vigiser e Amnon Amir.
(Isolation Displacement Connection) - tecnologia que dispensa a retirada da capa isolante do condutor para conexão, aplicado em blocos de engate rápido e em conectorização RJ-45.
Integrated Drive Electronics, uma interface IDE é uma interface para dispositivos de armazenamento de massa, no qual o controlador é integrado ao disco ou drive de CD-ROM. Embora o termo se refira a uma tecnologia geral, muitas pessoas o utilizam referindo-se à especificação ATA, o qual usa esta tecnologia. Veja ATA para mais informações.
(Integrated Dispatch Enhanced Network) - Tecnologia de rede de rádios móveis especializados desenvolvida pela Motorola que combina rádio PTT, telefonia, transmissão de textos e dados em uma só rede.
Permite a identificação do chamador antes do atendimento da chamada pelo operador, o que possibilita a priorização de clientes preferenciais, por exemplo. Também conhecida por suas denominações em inglês: Caller ID e ANI (Automatic Number Identification).
Intermediate Distribution Frame, em um sistema de cabeamento estruturado, um ponto de acumulação para cabos de uma seção de uma edificação, tais como um andar ou parte de um andar. Tipicamente, múltiplos IDFs se encontram em armários (wiring closets) conectando a central MDF.
Abreviação para Integrated Digital Network, uma rede que emprega comutação e transmissão digital.
FILA SERVIÇO TEMPO BROADCAST SISTEMA ACCESS COMUTAÇÃO PONTO RAMAL TIME TOKEN REDE VIRTUAL CHAMADAS IEEE CABO BANDA ACESSO DIGITAL LINHA INTERFACE SINALIZAÇÃO DOMAIN FRAME ROUTING TELEFÔNICO DATA ROTEAMENTO CONTROLE CHAMADA CANAL INTERNET CENTER CONTROL MEMÓRIA CALL PROTOCOL RUÍDO CENTRAL LINGUAGEM BASE VOICE AGENTE CAIXA CÓDIGO PABX DADOS RING TELEFONIA TAXA
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: