Protocolo para negociação de capacidade, abertura e fechamento de canais de media streams na arquitetura H.323.
Também conhecido como protocolo Megaco, é um padrão desenvolvido cooperativamente entre o ITU e a IETF para permitir que um media gateway controller (MGC) controle um media gateway (MG). Competindo com outros protocolos como o MGCP e MDCP, é considerado um protocolo complementar ao H.323 e ao SIP, no qual o MGC controla os MGs via H.248 mas comunicará com outro via H.323 ou SIP.
Padrão UIT para codificação de vídeo empregado em videoconferência. É uma transformação cosseno discreta (DCT) baseado em um algoritmo na faixa de 64 kbps a 2 Mbps. Os sistemas de videconferência baseados no protocolo H.323 requerem suporte a este codec.
Padrão UIT para compressão de vídeo para uso em videoconferência. Usa a técnica "Discrete Cosine Transform" (DCT) e é melhor que os padrões MPEG-1/MPEG-2 para transmissões em baixa resolução e baixas taxas de transmissão.
Um padrão aprovado pela International Telecommunication Union (ITU) que define como um dado audiovisual é transmitido por uma rede. Por exemplo, o H.323 deve permitir que usuários participem de uma conferência mesmo que estes usem diferentes aplicações de videoconferência.
Refere-se a uma família de padrões criados pelo ITU para definir diversos serviços suplementares no protocolo H.323. Trabalha em paralelo com o QSIG, o qual define serviços similares em ISDN.
Qualquer dispositivo computacional que é pequeno o suficiente para ser usado apenas com as mãos. Inclui os PDAs, smartphones, mini-laptops, entre outros.
Termo em inglês que se refere ao número de chamadas recebidas e atendidas por agentes ou dispositivos como URA. Não inclui chamadas que são abandonadas nem as que recebem tom de ocupado.
O mesmo que handoff, ou seja, a fase de troca de células de um usuário da telefonia móvel celular quando em deslocamento.
Também conhecido como chave de hardware, é um dispositivo normalmente conectado a uma interface serial do PC que desbloqueia a utilização de um determinado software, evitando a disseminação de cópias piratas deste mesmo software.
Termo em inglês de uso generalizado pelo qual se designa o conjunto de componentes físicos (mecânicos, magnéticos e eletrônicos) constituintes de um sistema.
BANDA BASE DIGITAL COMUTAÇÃO ROTEAMENTO AGENTE SERVIÇO CENTRAL CHAMADA TAXA TEMPO BROADCAST MEMÓRIA TELEFONIA CÓDIGO VIRTUAL PONTO CHAMADAS SISTEMA CENTER DOMAIN PABX TOKEN INTERFACE FRAME CAIXA FILA RING LINHA ROUTING SINALIZAÇÃO IEEE DADOS VOICE TELEFÔNICO CALL PROTOCOL ACESSO INTERNET CABO DATA CONTROL RUÍDO CONTROLE ACCESS RAMAL LINGUAGEM CANAL REDE TIME
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: