Nome da empresa que criou e mantém o maior site de busca da internet, o Google Search (www.google.com). O serviço foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Na NASDAQ o código da empresa é GOOG.
Gopher é uma ferramenta de busca de informação em redes, que permite ao usuário navegar, facilmente, através da complexidade da Internet.
(General Purpose Interface Bus) - Também conhecido como barramento IEEE-488, foi originalmente desenvolvido pela Hewlett-Packard e depois se tornou um padrão IEEE para conexão de vários instrumentos a computadores destinados à aquisição de dados e controle. Dados podem ser transferidos a 200.000 bytes por segundo e a distâncias de 2 metros.
(General Packet Radio Service) Sistema que pode ser implantado como uma camada sobre sistemas GSM e que permite serviços de dados sem a necessidade de estabelecimento de uma conexão. É considerado um passo intermediário (2,5 G) para a terceira geração de sistemas celulares (3G).
(Global Positioning System) É uma constelação de 24 satélites e um sistema de controle terrestre controlado pela US AIR Force que é usado para descobrir a posição exata de algo.
Protocolo de tunelamento desenvolvido pela Cisco que encapsula uma ampla variedade de protocolos dentro de túneis IP, criando um link virtual entre roteadores e pontos remotos sobre redes IP.
Uso de recursos de muitos computadores conectados em rede para solucionar um problema ou implementar uma aplicação.
categoria de software que auxilia grupos de trabalho presentes em uma LAN a organizarem suas atividades. Tipicamente, groupware suporta as seguintes operações: agendamento de reuniões e alocação de recursos, e-mail, proteção com senha de documentos, aplicações de telefonia, newsletters e distribuição de arquivos. Groupware também é conhecido como software de produtividade de grupo.
Grand Unified Bootloader - Gerenciador de boot para Linux, atualmente é o padrão nas principais distribuições Linux.
Conjunto de operadores em um sistema de DAC. Também conhecido por divisão ou portão. Para fins de roteamento, é um segmento do call center. Certos tipos de chamada, que talvez estejam chegando por meio de uma série de troncos, são entregues ao grupo de agentes designado para atendê-los.
(Agent Group) Em um Call Center, atendentes que compartilham um conjunto de habilidades comum, como por exemplo a habilidade de falar inglês e português, ou especialização em determinado serviço.
Configurados em fábrica. Referem-se à associação da plataforma selecionada para realizar backup e o drive DAT que fará o backup.
(Global System for Mobile Communication) O GSM, originalmente conhecido como Groupe Special Mobile, é um padrão digital de segunda geração de telefonia celular desenvolvido na Europa e adotado na maior parte do mundo. O GSM é o padrão europeu para sistemas de comunicações móveis e introduziu o conceito do SIM Card (cartão de identificação do usuário). Desenvolvido inicialmente para a faixa de 900 MHz, o GSM teve posteriormente uma versão adaptada para as faixa de 1800 e 1900 MHz.O GSM também denota um codec de áudio que não requer licença de uso e oferece uma boa performance, embora não tão boa quanto o G.729. Opera a 13 kbps.
BANDA ACESSO CENTER RUÍDO MEMÓRIA CAIXA CONTROL AGENTE BROADCAST VOICE REDE INTERFACE PABX RAMAL CANAL TELEFÔNICO PROTOCOL DOMAIN SISTEMA CHAMADAS SINALIZAÇÃO LINGUAGEM IEEE ROTEAMENTO LINHA CONTROLE CALL RING TIME ACCESS CABO INTERNET CHAMADA TELEFONIA TOKEN DATA ROUTING VIRTUAL CÓDIGO DIGITAL CENTRAL BASE TEMPO SERVIÇO TAXA COMUTAÇÃO DADOS PONTO FILA FRAME
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: