Processador especial dedicado ao tratamento das necessidades de comunicações de um determinado número de terminais ligados a um computador central.
Interface imediata ou direta: aquela que aparece em primeiro lugar. Nos sistemas de DAC, por exemplo, o front-end costuma ser um anúncio feito por meio de uma URA.
(Front Side Bus) - denota o canal de dados para a comunicação entre o processador e outros componentes da placa-mãe. É descrito em termos de sua largura em bits e de sua taxa em MHz, sendo tipicamente 100 ou 133 MHz.
Utilitário de sistema (de "file system check" ou "file system consistency check"), é uma ferramenta usada para checar a consistência de um sistema de arquivos no Unix e clones.
(Frequency Shift Keying) - Uso da técnica de modulação FM para transmissão de dados em meios cuja codificação puramente digital (transmissão em banda base) ocasionará perda de informação. Basicamente, na transmissão de um bit 1 se transmite uma portadora numa determinada frequência e a transmissão do bit 0 se transmite uma portadora em outra frequência. Empregado principalmente em modems, atualmente se utilizam técnicas de modulação mais complexas para obter taxas de transmissão mais elevadas. Ver também "ASK" e "PSK".
(File Transfer Protocol) Tem como função básica permitir a tranferência de arquivos entre dois sistemas de uma rede, permite controlar o acesso a arquivos remotos, a manipulação de diretórios, a renomeação, remoção e a transferência. É a forma mais utilizada para a tranferência e modificação dos arquivos de um website.
(Fiber to the Curb) - Ou fibra até o armário ou caixa de distribuição, é a técnica de rede de acesso usando cabo de fibra óptica no qual a fibra chega até o armário ou caixa de distribuição, sendo a partir daí distribuído para os pontos de consumo via par trançado, cabo coaxial ou outro tipo de cabeamento. Muito usado em redes de CATV.
(Fiber-to-the x) - refere-se as diferentes formas de arquiteturas de redes de fibras ópticas, onde o "x" pode ser: C=Curb, B=Building, H=Home, P=Premise, N=Node, Ex=Exchange e Cab=Cabinet.
BASE VOICE SERVIÇO DADOS TIME CANAL ROUTING LINHA CALL PROTOCOL VIRTUAL TELEFÔNICO RAMAL BANDA AGENTE COMUTAÇÃO REDE FRAME TOKEN SINALIZAÇÃO CENTER PONTO DIGITAL CABO FILA LINGUAGEM CHAMADA ACESSO TAXA CÓDIGO RING MEMÓRIA CONTROL PABX TELEFONIA CHAMADAS INTERFACE INTERNET SISTEMA DATA RUÍDO BROADCAST CONTROLE IEEE DOMAIN CENTRAL TEMPO ROTEAMENTO ACCESS CAIXA
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: