Pacote transmitido através de uma linha serial. O termo é derivado de um protocolo orientado a caracter que adiciona caracteres especiais de início e fim de frames na transmissão de pacotes.
Frame Relay é uma técnica de comutação de pacotes baseada em um conjunto de protocolos especificados pelo ITU-T, sendo a técnica mais recomendada para implementação de redes WAN para conectividade entre hosts e redes locais. As redes Frame Relay são as sucessoras naturais das redes X.25. As principais vantagens em relação ao X.25 são: tamanho variável de pacotes; controle de tráfego, evitando situações de congestionamento da rede; apenas um nível de encapsulamento e menor tráfego, pois não existe controle de fluxo entre DTE e DCE. Assim como no X.25, a tecnologia Frame-Relay permite a multiplexação de várias conexões lógicas (circuitos virtuais entre equipamentos ligados à rede) através de um único meio físico. Essas conexões podem ser do tipo permanentes ou comutadas, embora a maioria das redes Frame Relay existentes opere apenas em modo permanente.
(FRAD) Dispositivo responsável pela separação, em frames de dados, dos arquivos a serem transmitidos pelas redes Frame Relay , e por sua reconstituição na forma original, ao chegar ao destino. Pode ser um equipamento separado, mas, em geral, sua função é incorporada aos roteadores destinados a esse tipo de rede.
processo de adicionar cabeçalho na frente do frame de camada 2, assim acrescentando informação adicional necessária para gerenciar o frame na rede. Estas informações podem incluir membros de uma ou mais LANs virtuais, prioridade e qualidade de serviço.
No desenvolvimento do software, um Framework é uma estrutura de suporte definida em que um outro projeto do software pode ser organizado e desenvolvido. Tipicamente, um Framework pode incluir programas de apoio, bibliotecas de código, linguagens de script e outros softwares para ajudar a desenvolver e juntar diferentes componentes do seu projeto.
Na máquina de mensagens da Dígitro, a fraselogia é o conjunto formado por partículas de mensagens de áudio fixas e parâmetros de áudio variáveis, como datas, tempo, valores monetários, entre outros, conhecido como mensagem vetorizada, formando assim uma frase completa de resposta automática para o interlocutor.
Serviço de telefonia gratuita disponibilizado no Reino Unido e equivale ao nosso 0800. Ver "0800".
Num filtro passa-baixa ou passa-alta, a freqüência de corte define o limite entre as freqüências que passarão pelo filtro daquelas que serão atenuadas. Num filtro passa-faixa, há duas freqüências de corte que definem a banda passante do filtro, no qual as freqüências de um sinal contidas nesta banda passam. Tecnicamente, a freqüência de corte é o ponto em que o sinal sofre uma atenuação de 3 dB em relação ao nível do sinal nas freqüências que passam pelo filtro.
Termo que define a taxa com que os sinais de telecomunicações e as correntes elétricas se alteram. Normalmente medida em Hertz (ciclo por segundos).
Termo que caracteriza a faixa de frequencias de ondas de radio no intervalo de 3 KHz a 3000 GHz.
Método de transmissão de sinais em espalhamento de espectro caracterizado por mudanças na frequência de transmissão (saltos de frequência - frequency hopping) governados por uma seqüência pseudo-aleatória utilizada sincronizadamente pelo transmissor e receptor. Tal técnica confere segurança na transmissão do sinal, além de conferir maior robustez à interferência.
Especificação do Frame Relay Forum para interconexão entre redes Frame Relay e ATM. Permite que uma rede ATM repasse transparentemente um identificador da conexão do enlace de dados (DLCI) para um identificador de canal virtual (VCI) do ATM. Isto permite que a rede ATM aja como um backbone de alta velocidade para redes frame relay.
Especificação do Frame Relay Forum para interconexão de serviços Frame Relay e ATM, o qual permite que um dispositivo frame relay, por exemplo um FRAD, possa se comunicar diretamente com um dispositivo ATM interconectado a ele.
TAXA DOMAIN TIME CALL CONTROLE BANDA CAIXA SISTEMA DADOS INTERFACE SERVIÇO ACCESS TELEFÔNICO PONTO RING AGENTE BASE FRAME PROTOCOL COMUTAÇÃO TOKEN IEEE CABO ROUTING LINGUAGEM INTERNET CANAL LINHA CONTROL RAMAL BROADCAST TELEFONIA VOICE ACESSO VIRTUAL CHAMADAS CÓDIGO SINALIZAÇÃO ROTEAMENTO CENTER RUÍDO DIGITAL MEMÓRIA PABX FILA DATA CENTRAL REDE CHAMADA TEMPO
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: