Também conhecido como fio jumper, é a conexào física de pares de cabos diferentes ou de pares de cabos com a fiação de equipamentos de telecomunicações. O FDG mais utilizado é formado por um par de fios trançados, em geral de duas cores, fornecidos em bobinas contendo 500 metros, possuindo as cores Preto/Laranja ou Preto/Branco.
( Frequency Division Multiplex) Técnica utilizada para transmissão de vários canais de comunicação em um mesmo meio físico, onde cada canal utiliza uma faixa de frequências.
(Frequency Division Multiple Access) - Acesso múltiplo por divisão de frequência, consiste na divisão do espectro de frequências em bandas alocadas para cada comunicação celular. É o método de acesso usado pelos sistemas celulares analógicos, como o AMPS empregado nos sistemas celulares analógicos no Brasil. Foi suplantado por tecnologias de acesso digital como o TDMA e o CDMA.
Semelhante ao fio drop só que indicado para instalações aéreas em zonas rurais e em lances superioresa 60 m.
fio externo binado na bitola 0,65 mm isolados por uma capa de PVC, sendo branco para o condutor A e azul para o condutor B. Criado em substituição ao fio drop, possui uma alma de aço ou fibra de vidro que impede o rompimento devido a pipas com cerol. O conjunto é auto-sustentável, podendo sofrer tração durante o esticamento.
Um dispositivo de comunicação no ambiente IBM SNA responsável pela comunicação entre o mainframe e os controladores de cluster.
Classificação dos materiais que possuem permeabilidade magnética muito maior que um, tendo assim baixa relutância e portanto bons condutores do fluxo magnético. Materiais ferromagnéticos podem ser atraídos por ímãs e um exemplo destes é a liga de aço-silício.
Fio interno bitola 0,60 mm de 2 condutores, utilizado nas redes internas quando são feitas as ligações de aparelhos telefônicos em residências, edifícios, etc. Conhecido como fio 2 x 22, o isolamento dos condutores é feito por PVC na cor cinza, com o condutor A com capa lisa e o condutor B com uma saliência ao longo do isolamento.
uma forma de transmissão em fibra ótica em alta velocidade projetado inicialmente para comunicação entre mainframes e entre estes e dispositivos periféricos de alta velocidade, como unidades de disco. Algumas vezes empregadas em redes de propósito geral.
A fibra óptica é um cilindro de SiO2 (vidro) com núcleo e revestimento com índices de refração diferentes. Utilizada para transmissão de informação apresenta atenuação extremamente baixa possibilitando a transmissão de alta capacidade.
Qualquer filamento de fibra, composto de materiais dielétricos, usados para transmitir sinais gerados a laser ou LED.
Termo utilizado em Call Centers para que a chamada de um determinado cliente seja atendida sempre por uma mesma operadora.
Rede mundial de BBS, baseada no uso do protocolo Fido, interligando computadores pessoais via linhas telefônicas.
É um termo genérico para designar protocolos de comunicação usados para sistemas de controle, automação industrial e instrumentação.
ROTEAMENTO CONTROL RUÍDO SINALIZAÇÃO IEEE TELEFONIA CANAL PONTO INTERFACE DATA PABX SERVIÇO DADOS ACCESS CALL AGENTE ACESSO RING CÓDIGO VOICE TOKEN TEMPO VIRTUAL MEMÓRIA LINHA CONTROLE COMUTAÇÃO FILA SISTEMA CENTRAL CHAMADA PROTOCOL CABO ROUTING REDE BANDA LINGUAGEM TELEFÔNICO BROADCAST DIGITAL CHAMADAS INTERNET DOMAIN FRAME TIME TAXA RAMAL CENTER BASE CAIXA
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: