(European Computer Manufacturers Association) – associação internacional dedicada ao estabelecimento de padrões direcionados aos setores de informação e comunicação.
(Electronic Data Interchange) - transferência eletrônica de dados (relativos nomeadamente ao processamento de encomendas, faturas e pagamentos) através de redes públicas de comunicações. A tecnologia utilizada é semelhante ao correio eletrônico mas dispõe de um nível de segurança mais elevado. Os operadores de EDI dispõem de computadores que efetuam o processamento centralizado necessário.
Um público composto por aproximadamente 15 empresas da região, atuantes em diversos segmentos da economia.
Explicit Forward Congestion Indication, é uma indicação no cabeçalho da célula ATM. Um elemento de rede num estado de iminente congestionamento ou congestionamento deve habilitar o campo EFCI para que este seja examinado pelo destino final. Por exemplo, o sistema final deve usar esta indicação para definir adaptativamente uma redução da taxa de transmissão de uma conexão durante um congestionamento ou iminência deste. Um elemento da rede que não apresenta estes estados não modificarão esta indicação. A iminência de congestionamento é o estado em que os equipamentos de rede estão operando próximos de sua capacidade plena.
Exterior Gateway Protocol, um protocolo de roteamento usado por gateways em dois níveis de Internet. EGP é usado pelo núcleo da Internet.
O mais famoso padrão de especificações para cabeamento estruturado, emitindo pela EIA (European Industries Association) e TIA (Telecommunication Industries Association).
Enhanced IDE, uma nova versão da interface para dispositivos de armazenamento de massa desenvolvido pela Western Digital Corporation. Suporta taxas de transferência entre 4 e 16,6 Mbps, três a quatro vezes mais rápido que o IDE padrão. Em adição, suporta dispositivos de armazenamento com capacidade de até 8,4 Gigabytes, uma vez que o padrão antigo suportava apenas 528 MB. Por causa de seu baixo custo, tem substituído o SCSI em muitas aplicações. EIDE também pode ser chamado como Fast ATA ou Fast IDE, o que essencialmente é o mesmo padrão, só que desenvolvido e promovido pela Seagate Technologies. Também pode ser encontrado como ATA-2. Há 4 modos EIDE definidos. O mais comum é o modo 4, que suporta taxas de 16,6 Mbps. Há também um novo modo, chamado ATA-3 ou Ultra ATA, que suporta taxas de 33 Mbps.
(Enhanced Interior Gateway Routing Protocol) - é um protocolo de roteamento proprietário da Cisco baseado no original IGRP. É um protocolo do tipo "distance vector", com otimizações para minimizar a instabilidade no roteamento quando da ocorrência de mudanças na topologia, bem como melhoramentos no uso da banda e do consumo de energia do processador do roteador.
(Effective Isotropic Radiated Power) - Refere-se a performance de uma antena em uma dada direção relativa a uma antena teórica (isotrópica), expresso em dBW. EIRP é a soma da potência enviada pela antena mais o ganho desta antena.
Extended Industry Standard Architecture, uma arquitetura de barramento projetada para PCs usando processadores Intel 80386, 80486 ou Pentium. O bus EISA tem 32 bits e suporta multiprocessamento, projetado por nove empresas competidoras da IBM (conhecida como “Gang of nine”): AST Research, Compaq Computer, Epson, Hewlett-Packard, NEC, Olivetti, Tandy, WYSE e Zenith Data Systems. Foi projetado para competir com uma arquitetura proprietária de barramento de alta velocidade da IBM chamada Micro Channel Architecture (MCA). A principal diferença entre EISA e MCA é que EISA é compatível com o barramento ISA (também chamado bus AT) enquanto o MCA não. Isto significa que com o bus EISA pode-se usar tanto um cartão de expansão EISA bem como um cartão de expansão do antigo padrão AT. Computadores com bus MCA só podem usar cartões de expansão MCA. EISA e MCA não são compatíveis entre si. Isto significa que o tipo de bus num computador determina o tipo de cartão a ser instalado. Nem o EISA nem o MCA foram bem sucedidos. Ao invés destes, uma nova tecnologia de barramento local chamada PCI está sendo empregada, em conjunto com os velhos barramentos ISA.
Sigla para Enterprise Java Beans, uma API Java desenvolvida pela Sun para suportar o desenvolvimento de aplicações distribuídas. Define a arquitetura de componentes Java Beans para sistemas cliente/servidor multi-tier.
elemento de linha elétrica constituído por uma base com cobertura desmontável, destinado a envolver por completo os condutores elétricos providos de isolação, permitindo também a acomodação de certos equipamentos elétricos.
(Estágio de Linha Remoto) - Módulo remoto de uma central pública de assinante cujo objetivo é atender a necessidade de expansão do sistema em determinadas localidades sem a necessidade de investir em uma central pública. Algumas possuem capacidade de comutação dos assinantes ligados a ela.
(Electromagnetic Compatibility) - Compatibilidade eletromagnética, trata da capacidade que um equipamento possui de não ser influenciado por interferência eletromagnética ou de gerá-las, conforme normas publicadas por entidades de padronização.
FILA INTERNET DOMAIN PROTOCOL CHAMADA SERVIÇO BASE CONTROL VIRTUAL TELEFONIA TOKEN CALL BROADCAST CABO AGENTE PONTO REDE CAIXA RING VOICE RAMAL CANAL CHAMADAS TAXA IEEE ACESSO DIGITAL FRAME LINGUAGEM LINHA ROUTING DATA RUÍDO MEMÓRIA CÓDIGO ROTEAMENTO ACCESS INTERFACE CENTRAL CENTER SISTEMA BANDA PABX CONTROLE TEMPO TIME SINALIZAÇÃO COMUTAÇÃO DADOS TELEFÔNICO
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: