(Disk Operating System) - o termo DOS pode se referir a qualquer sistema operacional, entretanto é mais conhecido como um nome curto para MS-DOS (Microsoft Disk Operating System). Originalmente desenvolvido pela Microsoft para a IBM, MS-DOS foi o sistema operacional padrão para PCs IBM compatíveis. As versões iniciais eram muito simples e lembravam outro sistema operacional chamado CP/M. As versões subseqüentes se tornaram mais sofisticadas a partir do momento em que elas incorporaram as características dos sistemas operacionais dos minicomputadores. Entretanto, o DOS é ainda um sistema operacional de 16 bits e não suporta nem multi-usuários bem como multitarefa. Por um bom tempo, era amplamente reconhecido que o DOS era insuficiente para executar aplicações computacionais modernas. O Microsoft Windows ajudou a aliviar esta questão, mas ele rodava no topo do DOS e precisava deste para muitos serviços. Mesmo o Windows95 estava no topo do DOS. Sistemas mais novos, tais como o WindowsNT e o OS/2 Warp, não necessitavam do DOS, mas eram capazes de rodar aplicações baseadas em DOS. Espera-se que outros sistemas operacionais venham a suplantá-lo, ganhando o espaço do DOS, levando o DOS ao desaparecimento. Ao mesmo tempo, a Caldera Inc., empresa que desenvolve uma das distribuições Linux no mercado, comercializa uma versão do DOS chamada DR-OpenDOS que amplia o MS-DOS de modo significativo.
BANDA CÓDIGO TEMPO CHAMADA TOKEN ROTEAMENTO ACCESS CALL TAXA VIRTUAL TELEFÔNICO RAMAL PROTOCOL DATA TELEFONIA CONTROL LINHA ROUTING ACESSO REDE CANAL CONTROLE PABX AGENTE IEEE RING COMUTAÇÃO INTERNET SISTEMA SINALIZAÇÃO DOMAIN FRAME CABO FILA CENTER BROADCAST INTERFACE BASE SERVIÇO LINGUAGEM VOICE DADOS PONTO CENTRAL RUÍDO DIGITAL TIME MEMÓRIA CHAMADAS CAIXA
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: