a parte cliente numa arquitetura cliente/ servidor. Tipicamente é uma aplicação que é executado num PC ou workstation e se conecta a um servidor para realizar algumas operações. Por exemplo, um cliente de e-mail é uma aplicação que possibilita enviar e receber e-mail.
(Client/Server) Arquitetura de processamento de informações e aplicações dentro de uma rede local (LAN) departamental ou corporativa que divide a carga de trabalho entre equipamentos de mesa, ou desktops (“estações de trabalho”) e um ou mais computadores com mais recursos de processamento (“servidores”). O princípio dessa arquitetura é o compartilhamento de capacidade e dispositivos.
em computação gráfica, cortar um pedaço de um gráfico com uma seleção específica. Muitos utilitários gráficos de bit-mapped provêm um clip que o habilita a desenhar uma janela em torno de um objeto e cortar tudo que está fora desta janela.
Cell Loss Priority, campo de 1 bit do cabeçalho da célula ATM que determina se uma célula será descartada durante a ocorrência de um congestionamento. Assim, uma prioridade será estabelecida pelo nó de origem da célula ou pela rede. Um CLP igual a 0 atribui a célula a mais alta prioridade de rede enquanto um CLP igual a 1 determina que a célula será descartada em caso de congestionamento.
Espécie de redundância de hardware utilizada em redes que, por desempenharem missões críticas, devem oferecer Alta Disponibilidade, a exemplo do que ocorre com os sistemas dos grandes bancos, que devem permanecer ativos ao longo das 24 horas do dia, sete dias por semana.
(Cutting Master Format) - protocolo que descreve como os dados serão escritos num disco ótico como um DVD.
Common Management Information Protocol, é o protocolo de gerenciamento no modelo OSI, não amplamente implementado. Pode ser também a sigla para Common Management Interface Protocol, que é um padrão ITU para procedimentos e formato de mensagens usado para troca de informações de gerenciamento para operar, manter e administrar uma rede.
(Complementary Metal Oxide Semiconductor) - tipo de tecnologia de semicondutores utilizada largamente em integração em larga escala que se caracteriza principalmente pelo baixo consumo de energia. Entre suas inúmeras aplicações descreve-se em memórias computacionais, sensores de câmeras CCD entre outras. O termo também é usado para se referir à descrição do hardware contido nas configurações da BIOS.
(Content Management System) - ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, é a base sobre o qual uma pessoa, empresa ou instituição pode divulgar informações e integrar seus colaboradores e clientes. O ato de redigir a informação, revisá-la, autorizá-la e todo o fluxo de tarefas involvidas estão presentes no centro do CMS, gerenciando o processo.
(Cable Modem Termination System) - Espécie de concentrador de acesso que conecta a rede de TV a cabo à rede Internet. Normalmente instalado no headend da rede de TV a cabo.
Abreviatura para Cyan, Magenta, Yellow e blacK, que são as cores básicas usadas em processos de impressão.
(Centre National d’Etudes des Télécommunications) - Centro de pesquisas em telecomunicações do governo francês.
(Confort Noise Generation) - Geração de Ruído de Conforto, técnica utilizada em voz sobre IP para gerar um ruído local de conforto de forma a impedir a sensação de telefone mudo para o interlocutor nos momentos de silêncio, tornando a conversação mais agradável.
TIME TELEFÔNICO CENTRAL MEMÓRIA BASE FRAME SINALIZAÇÃO FILA CÓDIGO REDE ROTEAMENTO SERVIÇO PONTO CAIXA CONTROL CALL CHAMADA INTERFACE TOKEN PROTOCOL DOMAIN TAXA CHAMADAS CANAL COMUTAÇÃO DADOS CENTER CABO VOICE LINHA VIRTUAL BROADCAST TEMPO SISTEMA DATA BANDA CONTROLE RUÍDO RAMAL ROUTING IEEE INTERNET AGENTE DIGITAL PABX TELEFONIA RING LINGUAGEM ACCESS ACESSO
Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo: