GLOSSÁRIO
Para usar o glossário, digite o termo que deseja pesquisar na caixa abaixo. Ex: Se você digitar WAP, a pesquisa retornará: Um protocolo de comunicação wireless usado para transportar aplicações web para dispositivos móveis.

Digite o termo que você deseja pesquisar:
Começa com Contenha parte Termo exato Termo Fonético
0-9 TODOS A C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Page:  « ANTERIOR ... 4 5 6 7 8 PROXIMO »

BRI

(Basic Rate Interface) Uma das duas interfaces do assinante ISDN. O BRI tem dois canais B de 64 kbps e um canal D de 16 kbps. Os canais B são para voz, vídeo e dados. O canal D é para sinalização entre switches de companhias telefônicas e para transmissão das mensagens de usuários.

BRIDGE

Dispositivo que conecta dois segmentos de rede e transfere dados, voz ou vídeo entre eles baseado no campo endereço de destino do cabeçalho do pacote. A diferença entre um bridge e um roteador é que o bridge constrói uma tabela onde identifica os endereços de destino locais e remotos. Uma vez sabendo quais endereços são locais e quais são remotos, ele passa para a rede remota somente os pacotes remotos dentre aqueles provenientes da rede local, e para a rede local somente os pacotes locais dentre os que vêm da rede remota, reduzindo o tráfego da rede.

BROADBAND

Uma maneira de transmitir quantidades de dados, voz e vídeo maiores que a grade de transmissão de voz padrão.

BROADBAND LAN

Uma LAN que utiliza FDM para dividir um único canal físico em vários pequenos canais idependentes de freqüência, o qual podem ser utilizados para transmitir diferentes informações, tais como voz, dados e vídeo.

BROADCAST

Sistema de envio de mensagem, onde a mensagem é enviada para todos os computadores conectados a uma rede.

BROADCAST DOMAIN

Ou domínio de broadcast, tipo de estações terminais que recebem pacotes de broadcast.

BROADCAST E UNKNOWN SERVER

(Servidor desconhecido - BUS) - um processo ATM LANE que comuta pacotes em broadcast e multicast aonde estes possuem um endereço de destino desconhecido, sendo então enviado para todos os clientes da LAN emulada. Pode ser implementado por qualquer dispositivo ATM, incluindo um servidor de arquivos, um switch, um dispositivo de acesso ou um roteador.

BROADCAST STORM

Uma condição de sobrecarga na rede ocasionada por um broadcast de um pacote incorreto, fazendo que vários hosts respondam aos demais, replicando o pacote incorreto, o que faz o problema crescer exponencialmente, tornando-o crítico.

BROWSER

Programa para pesquisar e receber informações da World Wide Web (Internet). Os browsers variam em complexidades desde os simples, baseados em texto, até os gráficos e sofisticados.

BSC

(Base Station Controller) - Nó de uma rede móvel celular que conecta as BTSs à central de comutação de serviços móveis (MSC).

BTRC

(Bloco Terminal Rotativo de Corte) - destinado ao lado horizontal dos DGs, ou seja, a parte de trás do DG, onde chega o cabeamento proveniente dos equipamentos de comutação das centrais públicas ou privadas. A configuração deste tipo de bloco é para 40, 50 ou 60 pares.

BTS

(Base Transceiver Station) - componente da arquitetura de uma rede móvel celular que é composto de uma antena e de um transceptor. O BTS é a interface rádio com o terminal móvel e são gerenciadas pelo Controlador de estações-base, ou BSC. Os parâmetros de uma célula são definidos pela potência do sinal do transceptor de uma BTS.

BUFFER

Dispositivo de armazenamento temporário usado para compensar a diferença de taxa e fluxo de dados entre dois dispositivos (tipicamente um computador e uma impressora); também conhecido como spooler.

BURN-IN

Um tipo de teste onde são executadas tarefas que visam exigir o máximo do sistema durante longos períodos, de forma a testar sua estabilidade.

BUS

(1)Um ou mais condutores que serve de interconexão entre dispositivos. (2) Um tipo específico de backplane no qual os slots são conectados a um conjunto comum de fios e/ou trilhas de circuito impresso no qual transmitem e recebem dados de todos os slots. (3) Uma topologia de rede no qual os sinais enviados por um dispositivo são recebidos por todos os demais dispositivos. Somente àqueles dispositivos que reconhecem seu endereço na informação transmitida acessa a informação.

Page:  « ANTERIOR ... 4 5 6 7 8 PROXIMO »

Referência Bibliográfica


Para fazer referência ao Glossário Tecnológico Dígitro em trabalhos acadêmicos, utilize a seguinte referência padrão ABNT:

Dígitro tecnologia. Glossário Tecnológico apresenta termos
tecnológicos na área de telecomunicações.

Disponível em:
<
http://www.digitro.com/pt/index.php/sala-imprensa/glossario>. Acesso em: 05 fevereiro 2011.

ENVIE SEU TRABALHO

Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo:

trabalhos.academicos@digitro.com.br

Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.