GLOSSÁRIO
Para usar o glossário, digite o termo que deseja pesquisar na caixa abaixo. Ex: Se você digitar WAP, a pesquisa retornará: Um protocolo de comunicação wireless usado para transportar aplicações web para dispositivos móveis.

Digite o termo que você deseja pesquisar:
Começa com Contenha parte Termo exato Termo Fonético
0-9 TODOS A C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Page:  1 2 3 4 5... PROXIMO »

B-ISDN

(Broadband ISDN) - uma nova geração da ISDN (RDSI) que transmite dados, voz, vídeo sobre redes SONET/ SDH. B-ISDN permite que serviços ATM ou STM operem sobre uma mesma rede.

B2B

(Business-to-Business) - expressão utilizada para definir as relações que acontecem entre empresas. Muitas vezes aparece como qualificativo de determinadas ações de marketing - geralmente o direto - cujo público-alvo são empresas. As vendas para empresas são orientadas por estratégias bastante diversas daquelas que são usadas para atrair o consumidor. As chamadas para empresas geralmente são atendidas, mas nem sempre chegam até as pessoas que efetivamente respondem pelas decisões de compra. Discadores preditivos raramente são usados para vendas telefônicas nas iniciativas business-to-business.

B2BUA

(Back-To-Back User Agent) - é uma entidade lógica baseada no protocolo SIP que pode receber e processar mensagens de INVITE como um User Agent Server. Ao contrário de um servidor proxy, um B2BUA mantém o estado completo das chamadas e participa de todas as requisições de chamadas, possibilitando a criação de aplicações como serviços de pré-pago.

B2C

(Business-to-consumer) - expressão utilizada para definir as relações travadas entre empresas e consumidores, notadamente em função de vendas de varejo. Em ações de telemarketing ativo B2C, frequentemente utilizam-se recursos de predictive dialing (discagem preditiva) a partir de uma lista. Muitas campanhas B2C apóiam-se em ações de veiculação de anúncios e/ou comerciais de mídia e na de mala direta.

B8ZS

(Bipolar with 8 zero substitution) - codificação de linha usada em circuitos T1 no qual uma sequência de 8 ou mais zeros consecutivos é substituído por uma sequência com violações com a seguinte configuração: 000V10V1, onde V é a violação. Tal esquema é empregado para assegurar um número suficiente de transições do sinal digital em banda base com fins na manutenção do sincronismo do sistema, uma vez que uma sequência de zeros representa um sinal sem transições. Assemelha-se à codificação HDB-3 usada em circuitos E1.

BACK OFFICE

Retaguarda de operação.

BACK-OFFICE

Retaguarda da operação.

BACKBONE

A parte de uma rede de comunicações projetada para suportar tráfegos elevados. Provê conectividade entre LANS e WANs. Geralmente emprega meios de transmissão mais rápidos e distâncias mais longas.

BACKHAUL

Em redes de tecnologia wireless, é utilizado para transmitir voz e dados do site de uma célula para um switch, i.e., de uma site central para um remoto. Em redes com tecnologia de satélite, é utilizado para transmitir dados de um ponto para o qual ele pode ser transmitido (uplinked) para o satélite. Ou é utilizado para transmitir dados para um backbone de rede.

BACKOFF

Refere-se ao tempo em que um dispositivo de transmissão de dados aguarda para realizar uma nova transmissão após a ocorrência de um problema na primeira tentativa. Em redes LAN com o protocolo CSMA/CD, o backoff é o tempo em que a estação aguarda para retransmitir os dados após a ocorrência de uma colisão.

BACKPLANE

Descreve o barramento ou matriz que tradicionalmente é a base de um produto de networking modular, aonde os módulos são plugados.

BACKUP

Equipamento reserva ou cópia de arquivo.

BADISCO

Equipamento para teste de redes telefônicas usado principalmente pelo instalador e reparador de linha de assinante (IRLA).

BALUN

Um transformador/conversor de impedância que adapta a impedência de uma interface a outra. Geralmente utilizado para conectar um cabo par trançado balanceado com um cabo coaxial desbalanceado. O termo deriva-se de "balanced/unbalanced".

BAM

(Business Activity Monitoring) - Monitoramento de Atividade de Negócios, são ferramentas para monitorar, capturar e analisar indicadores de performance de negócios em fontes diversas e em tempo real.

Page:  1 2 3 4 5... PROXIMO »

Referência Bibliográfica


Para fazer referência ao Glossário Tecnológico Dígitro em trabalhos acadêmicos, utilize a seguinte referência padrão ABNT:

Dígitro tecnologia. Glossário Tecnológico apresenta termos
tecnológicos na área de telecomunicações.

Disponível em:
<
http://www.digitro.com/pt/index.php/sala-imprensa/glossario>. Acesso em: 05 fevereiro 2011.

ENVIE SEU TRABALHO

Se você utilizou o Glossário Tecnológico Dígitro como referência em um trabalho acadêmico, envie uma cópia do trabalho via e-mail para guardarmos em nosso arquivo:

trabalhos.academicos@digitro.com.br

Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.