Comunicação em que cada ponto da rede tem igual responsabilidade em iniciar, manter e encerrar uma sessão.
(Service Control Point / SCP / PCS) Em um sistema SS7, é o ponto que provê interface para bancos de dados.
(P.S. ou S.P.) Em um sistema de sinalização No. 7, é o ponto da rede onde as mensagens de sinalização são originadas e recebidas. Em uma rede de telecomunicações, estes pontos correspondem geralmente a centrais, postos de serviço, grandes plataformas de atendimento, bancos de dados, etc.
Em um sistema SS7, é o ponto da rede que tem a funcionalidade de transferir as mensagens de sinalização de um SP/STP para outro SP/STP.
(Post Office Protocol) – um protocolo usado para entregar e-mail de um servidor de e-mail. Muitas aplicações (algumas vezes chamados clientes de e-mail) usam o protocolo POP, embora alguns podem usar o mais novo IMAP (Internet Message Access Protocol). Há duas versões do POP. O primeiro, chamado POP2, tornou-se um padrão no meio dos anos 80 e requer o SMTP para o envio de mensagens. A versão mais nova, POP3, pode ser usado com ou sem o SMTP.
Uma versão do protocolo POP (Post Office Protocol - Protocolo dos Correios) que é utilizado para recolher e-mail ou mensagens de correio da Internet. O POP3 é utilizado em conjunção com o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo Simples para Transferência de Correio).
(Porta) – uma entrada ou saída de comunicação para um sistema de processamento de voz, switch ou computador.
uma habilidade, tipicamente em um switch, o qual permite um gerente de rede replicar o fluxo de dados em tempo real de uma porta para outra. Tipicamente, a segunda porta é anexada a um analisador de protocolos.
Possibilidade de um usuário mudar de operadora de telefonia sem que acarrete na mudança de seu número telefônico.
(PA) É a posição ocupada por um terminal convencional ou dedicado para atender à facilidade distribuidor de chamadas.
(Plain Old Telephone System) Termo utilizado para caracterizar a rede telefônica tradicional em que o serviço de voz é praticamente o único a ser prestado.
Discagem prévia é o termo utilizado para a descrição de um sistema de discagem automática. A discagem prévia é também chamada de ¨discagem de tela¨ ou ¨discagem de cursor¨, já que normalmente a informação do número a ser chamado aparece antes da chamada ser efetuada e o agente só precisa pressionar uma tecla para que o computador dê início ao processo.
(Partial Packet Discard) - um processo de descarte inteligente de células que ocorre em um switch ATM quando sua capacidade de buffer é excedida. PPD descarta tráfego para PDUs de camadas superiores inteiros quando um congestionamento é encontrado. Isto é feito por identificação de qual células foram segmentadas de um quadro individual (ou pacote) e descarta células inteiras associadas com este quadro.