(CENTRAL DIGITAL) É plataforma onde os sinais provenientes da cápsula transmissora do aparelho telefônico são convertidos em sinais digitais através de conversores analógico/digital num extremo da rede de comutação, sendo comutados pela central em direção ao assinante destino. No outro extremo, são convertidos em sinais analógicos e enviados a capsula receptora do aparelho telefônico.
(Plataforma) – o hardware e software que compõem um sistema. Por exemplo, a plataforma deve ser um processador Intel 80486 executando o DOS versão 6.0. A plataforma pode também ser máquinas UNIX em uma rede Ethernet. A plataforma define um padrão em torno do qual um sistema pode ser desenvolvido. Uma vez que a plataforma está definida, desenvolvedores de software podem produzir softwares apropriados e gerentes podem comprar o hardware apropriado e aplicações. O termo é sempre usado como um sinônimo para sistema operacional. O termo plataforma-cruzada refere-se a aplicações, formatos ou dispositivos que trabalham em diferentes plataformas. Por exemplo, um ambiente de programação em plataforma cruzada habilita um programador a desenvolver programas para muitas plataformas.
(Power Line Communications) - Tecnologia de comunicação de dados através da rede elétrica. Depois de muitos testes é hoje considerada uma forma viável e barata de levar a banda larga a mais casas, já que a utilização da energia elétrica está largamente disseminada nos países mais desenvolvidos. Funciona sobre linhas de fraca e média potência e atinge velocidades de transferência de dados até 45 Mbps. A EDP e a Oni estão a preparar uma primeira experiência comercial com esta tecnologia que deve começar a funcionar ainda em 2004.
A solução encontrada para solucionar o problema da falta de sincronismo dos sinais de entrada do multiplexador foi usar a multiplexação plesiócrona, consistindo na adição de bits sem conteúdo útil chamado de bits de justificação a fim de adequar a taxa de dois ou mais links E1 para multiplexá-los numa hierarquia maior. A palavra plesiócrona vem do grego: PLESÍOS (QUASE) + KRONOS (TEMPO) uma tradução para plesiócrona poderia ser quase Síncrono. A multiplexação plesiócrona é realizada por multiplexador plesiócrono. Como na hierarquia do sistema telefônico existem vários níveis de multiplexação, todo o conjunto de multiplexadores plesíocronos recebe o nome de hierarquia digital plesiócrona, abreviado para PDH (do inglês Plesiochronous Digital Hierarchy).
O PLL (Phase Locked Loop) é um dispositivo muito usado em telecomunicação e outros campos, com as mais diversas finalidades, como recuperação de portadora em PSK e QAM, recuperação de relógio (sincronismo) em transmissões digitais, demodulação de sinais FM ou FSK e muitas outras. É basicamente um sistema de controle de freqüência em malha fechada, baseando-se na detecção sensível da diferença de fase entre o sinal de entrada e de saída de um oscilador controlado.
(Project Management Institute) - Entidade mundial sem fins lucrativos voltado à definição de boas práticas do gerenciamento de projetos.
(Project Management Professional) certificação administrada pela PMI (Project Management Institute) voltada para atestar a capacidade de um profissional em gerenciamento de projetos.
(Private Network-to-Node Interface) – um avançado protocolo de roteamento dinâmico que opera entre switchers ATM. É baseado em protocolos de estado do link, como o OSPF, com extensões que habilitam switchers aconselhar sobre suas próprias capacidades, tais como a capacidade e o atraso.
(Push-to-talk over Cellular) - Um serviço oferecido pelas operadoras móveis que permite que um aparelho celular opere como um rádio do tipo walkie-talkie (PTT).
(Power over Ethernet) - Especificação para fornecimento de energia remotamente a dispositivos através da rede Ethernet. Para tanto, basta empregar switches que possuam capacidade para PoE.
Um número que indentifica univocamente um nó numa rede de sinalização SS7, sendo usado para direcionar mensagens para o destino apropriado. Cada ponto de comutação de sinalização (SSP), ponto de controle de sinalização (SCP), ou ponto de transferência de sinalização (STP) tem um único point code, que é uma espécie de endereço de rede.
Sistema de coleta de dados em que o dispositivo coletor consulta cada terminal de dados conectado, um por vez, para ler os dados disponíveis para coleta.
(Passive Optical Network) - rede óptica passiva ponto-multiponto, com arquitetura de rede em que os splitters ópticos não consomem energia e são utilizados para disponibilizar fibra para muitos usuários. Uma rede PON consiste de OLT (Optical Line Termination) na central do provedor do serviço e de ONUs (Optical Network Units) próximos aos usuários da rede.