GLOSSÁRIO
Para usar o glossário, digite o termo que deseja pesquisar na caixa abaixo. Ex: Se você digitar WAP, a pesquisa retornará: Um protocolo de comunicação wireless usado para transportar aplicações web para dispositivos móveis.

Digite o termo que você deseja pesquisar:
Começa com Contenha parte Termo exato Termo Fonético
0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Page:  « ANTERIOR ... 92 93 94 95 96... PROXIMO »

PCMCIA

Abreviação para Personal Computer Memory Card International Association, refere-se a um padrão para cartões de expansão miniaturas (do tamanho aproximado de um cartão de crédito) usados em laptops para aplicações como modems, armazenamento, placa de rede e outros dispositivos. Também chamado PC Card.

PCR

(Peak Cell Rate) - a taxa máxima no qual as células ATM podem ser transmitidas em um circuito virtual, especificado em células por segundo e definido pelo intervalo entre a transmissão do último bit de uma célula e o primeiro bit da próxima.

PCX

(Private Communications eXchange) - é um sistema IP-based que está substituindo o PBX. Ele reúne em uma rede organizacional sistemas de tecnologia da informação com a Internet, aliado a comunicação de voz e aplicações computacionais.

PDC

(Personal Digital Cellular) - Padrão de telefonia celular digital usado no Japão. Segue a especificação TDMA.

PDF

PDF é a abreviatura de "Portable Document Format" e trata-se de um formato que foi adotado como padrão pela Anatel para a publicação de documentos no seu website. Sua principal característica consiste em representar um documento com integridade e fidelidade ao seu formato original.

PDH

(Hierarquia Digital plesiocrona) Arquitetura de multiplexação assíncrona. Cada canal multiplexado opera de forma plesiócrona, ou seja, com um relógio que não é sincronizado com os relógios dos outros canais apesar de ser nominalmente idêntico.

PDP-7

É um minicomputador produzido pela Digital Equipment Corporation. Introduzido em 1965, foi o primeiro a usar a tecnologia Flip Chip® daquela companhia. Com um custo de apenas 72 mil dólares, era um computador muito barato mas bastante poderoso. Tinha uma arquitectura de 18 bits.

PDU

(Protocol Data Unit) - uma definição para uma unidade de dados passados de uma camada protocolar para outra. Cada camada protocolar encapsula a PDU da camada de cima mais a informação que ela adiciona.

PEER-TO-PEER

Uma arquitetura de rede distribuída pode ser chamada Peer-to-Peer (P-to-P, P2P, ...) se os participantes compartilharem parte de seus próprios recursos de hardware ( poder de processamento, capacidade de armazenamento, banda de rede, impressoras, ...). Esses recursos são necessários para prover os serviços e conteúdo oferecidos pela rede (ex. compartilhamento de arquivos ou espaços de trabalho para colaboração mútua). Os serviços e recursos são acessíveis por todos os pares sem necessidade de passar por nenhuma entidade intermediária. Os participantes dessa rede são tanto provedores de recursos ( serviços e conteúdo ) como demandadores desses mesmos recursos. Aplicativos como o KazaA ou o Skype são exemplos de sistemas P2P.

PEGA

Tipo de conexão usadas em centrais telefônicas manuais, também conhecidas por mesas de pegas. Em desuso.

PEN DRIVE

Dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash e um adaptador USB para interface com o computador. Alguns modelos podem ter a capacidade de 128MB até 8GB de memória portátil e alta velocidade na leitura e gravação de dados, 16MB/seg e 12MB/seg. Geralmente possui formato compacto para facilitar o seu transporte, parecido com o uma caneta, daí o nome "Pen". Também conhecido por memória USB Flash Drive.

PÊNDULO

Facilidade que permite ao usuário do ramal no PABX, a posibilidade de alternar entre duas chamadas.

PERCENTUAL DE OCUPAÇÃO

É a porcentagem de tempo efetivo do agente no atendimento ou pós-atendimento em relação ao tempo total do seu turno de trabalho.

PERIFÉRICO DE ARMAZENAMENTO

São dispositivos usado para armazenamento de massa de informações, como hard disks, zip drives, USB keys entre outros.

PERIFÉRICOS DE ENTRADA

São dispositivos que constituem a arquitetura de um microcomputador com o objetivo de possibilitar a entrada de dados para seu devido processamento. São exemplos de periféricos de entrada o teclado, o scanner e o mouse.

Page:  « ANTERIOR ... 92 93 94 95 96... PROXIMO »

Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.