Uma das técnicas utilizadas no processo de digitalização de um sinal. Consiste em colher amostras do sinal original respeitando o teorema da amostragem, para que este possa ser reconstituído no destino sem que a informação seja perdida.
(Asterisk Management Panel) - aplicativo de configuração do Asterisk, possibilitando a configuração de ramais, voicemail, troncos, etc.
Dispositivo que permite aumentar na sua saída o nível do sinal de entrada. Pode ser utilizado em redes de telecomunicações para repor níveis de sinal, que se degradam por efeito da atenuação nas linhas.
(Adaptative Multi Rate) - codec originalmente desenvolvido para uso em celulares 3G mas aplicado aos sistemas GSM e EDGE. Permite que diferentes taxas de bits transportem a conversação, dependendo da banda disponível e da relação sinal/ruído.
Equipamento de medição utilizado para analisar um sinal no domínio da frequência, possibilitando avaliar o quanto de banda do espectro eletromagnético este sinal ocupa, avaliando assim a capacidade deste sinal em ser transmitido e/ou recebido, a possibilidade de interferência com outros sinais entre outras aplicações.
É o conjunto de procedimentos que procedem a elaboração ou escolha de um programa ou sistema informatizado. A análise de sistema visa atender as especificações dadas para a resolução de um problema específico, minimizando os custos, o trabalho humano e outros fatores, maximizando a eficácia do sistema em tempo e em capacidade.
Modo de transmissão no qual os dados são representados por um sinal elétrico variando continuamente, transmitido por linha telefônicas comuns. Palavra usualmente empregada para aparelhos eletrônicos que trabalham com variações contínuas de sinais elétricos. Estas variações são, em geral, proporcionais (análogas) a outros fenômenos. Por exemplo, as variações na pressão do ar provocadas por sons como os de instrumentos musicais.
(Agência Nacional de Telecomunicações) Órgão ligado ao Ministério das Comunicações, encarregado da regulamentação do mercado e dos serviços do setor no Brasil.
(Automatic Number Identification) - termo usado pelas operadoras de longa distância nos EUA para identificação do número chamador, ou CLI (Caller Line Identification), na nomenclatura americana da operadoras locais.
Anônimo. Normalmente utilizado para o login num servidor FTP, para indicar que se trata de um usuário não registrado na máquina em questão.
(American National Standards Institute) - um organismo estadounidense de padronização, membro do International Organization for Standardization (ISO).
Modo de atendimento. Quando colocado neste modo, o modem é capaz de atender chamadas telefônicas, seja para receber faxes ou funcionar como uma secretária eletrônica, dependendo do programa instalado.
Tipo de antena que é capaz de transmitir/ receber ondas de rádio em todas as direções.
Tipo de antena cuja transmissão ou recepção do sinal de rádio se dá mediante polarização específica, garantindo a seleção de um sinal de rádio específico. A polarização pode ser feita através de diversas técnicas, entre elas o uso de uma guia em espiral na antena, garantindo que apenas será selecionado o sinal cuja antena de origem/destino possui a guia em espiral com a mesma característica. Outra técnica é o posicionamento da antena numa determinada orientação espacial.