GLOSSÁRIO
Para usar o glossário, digite o termo que deseja pesquisar na caixa abaixo. Ex: Se você digitar WAP, a pesquisa retornará: Um protocolo de comunicação wireless usado para transportar aplicações web para dispositivos móveis.

Digite o termo que você deseja pesquisar:
Começa com Contenha parte Termo exato Termo Fonético
0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Page:  « ANTERIOR ... 107 108 109 110 111... PROXIMO »

S-HTTP

Uma extensão ao protocolo HTTP suportando o envio de dados seguros sobre a World Wide Web. Nem todos os Web browsers e servidores suportam S-HTTP. Outra tecnologia para a transmissão segura de comunicação sobre a World Wide Web – Secure Sockets Layer (SSL) – é mais predominante. Entretanto, SSL e S-HTTP tem muitas diferenças de projeto e vantagens e é possível usar os dois protocolos juntos. Onde SSL é projetado para estabelecer uma conexão segura entre dois computadores, S-HTTP é projetada para enviar mensagens individuais de modo seguro. Ambos os protocolos estão submetidos ao Internet Engineering Task Force (IETF) para aprovação como padrão. S-HTTP foi desenvolvido pela Enterprise Integration Technologies (EIT), o qual foi adquirida pela Verifone, Inc. em 1995.

S/T

Ver "INTERFACE S/T".

S/T INTERFACE

uma interface física em um serviço de taxa básica ISDN que usa dois pares de cobre.

SALT

(Speech Application Language Tags) - é uma família de extensões para linguagens de marcação, em particular HTML e XHTML, que habilitam o acesso a informações providas por aplicações ou web services por telefones, ou mesmo por PCs, PDAs e outros dispositivos. SALT provê recursos adicionais para interface de usuário habilitadas para recursos de voz, como a conversão texto-fala. Usa uma abordagem baseada em programa, onde aplicações são compostas de objetos, triggers e eventos. A especificação é apoiada por um pool de empresas como Microsoft, Siemens e Cisco, entre outras. Diferencia-se do VoiceXML por permitir que o usuário possa interagir com a web e acessar um conteúdo via voz ao mesmo tempo, uma característica denominada "multimodal".

SAMBA

Um software livre bastante popular que permite compartilhar recursos, como impressoras, arquivos, etc. de um servidor Linux (entre outras plataformas suportadas) com clientes rodando Windows. Permite substituir um servidor Windows na maioria das situações, uma economia considerável.

SAMPLE

Palavra inglesa que significa amostra. Diz respeito ao processo de amostragem necessário para a codificação PCM do sinal de voz analógico oriundo do terminal telefônico. Ver "AMOSTRAGEM".

SAP

(Service Advertising Protocol) – um protocolo usado no protocolo de rede Novell Netware que permite ao servidores informar às estações de trabalho de sua disponibilidade, através de pacotes de broadcast periódicos.

SAR

(Segmentation and reassembly) – um processo que ocorre com um dispositivo de acesso ATM, tal como um Switch LAN. Em um processo SAR, a informação transportada em frames de dados, tais como Ethernet, ou frames de voz, como um canal DS-0, é dividido em células. O SAR é responsável por mapear dados de uma subcamada de convergência AAL nos payloads de células de um stream de células ATM.

SARBANES-OXLEY

Nome da lei americana que engloba requerimentos de governança em tecnologia da informação, garantindo assim que empresas listadas na bolsa produzam relatórios detalhados e fidedignos de suas finanças, entre outras exigências. É resultado das iniciativas de combate às fraudes contábeis que levaram aos escândalos da Enron e da MCI WorldComm.

SAS

(Single attached station) – uma forma de conexão FDDI no qual um único anel é suportado. Tipicamente usado para conectar estações de trabalho e servidores a um concentrador.

SATÉLITE GEOESTACIONÁRIO

Trata-se de satélite artificial que se encontra posicionado em determinada órbita de tal forma que este acompanha o movimento de rotação terrestre, não havendo assim rotação relativa entre o satélite e a Terra, resultando em cobertura da mesma área terrestre. Assim, o satélite é estacionário em relação à Terra, ou seja, seu posicionamento relativo a Terra não varia (estático). Para tanto, o satélite fica posicionado numa órbita elevada em relação à Terra, em torno de 18.000 Km.

SATA

Abreviatura para Serial ATA, uma evolução da interface física para dispositivos de armazenamento do tipo ATA utilizando um único cabo com 4 fios para conexão entre dispositivos, com taxas até 150 Mbps ou 300 Mbps (SATA-II). Uma das vantagens é o fato de o cabo ser mais fino, possibilitando o uso em carcaças mais compactas.

SBR

(Skill(s)-based routing) - Corresponde ao fato de diferentes tipos de chamadas serem roteadas para diferentes grupos de agentes baseado no tipo da chamada e nas habilidades dos agentes.

SCADA

(Supervisory Control And Data Acquisition) - Termo que se refere aos sistemas de controle envolvendo desde a aquisição dos dados dos sensores em locais remotos e o envio ao sistema computacional que gerencia e controla o sistema.

SCANNER

Dispositivo usado para digitalizar imagens. existem vários tipos de scanners: scanners de mão, de mesa, de página, etc. Os scanners também diferenciam-se pela resolução, medida em DPI. Alguns modelos escaneiam a 300 DPI, outros a 600, alguns scanners topo de linha atingem 1200 ou até 2400 DPI. Além da resolução "real" existe também a resolução interpolada, que pode ser de 4800 DPI, 9600 ou até 19600 DPI.

Page:  « ANTERIOR ... 107 108 109 110 111... PROXIMO »

Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.