GLOSSÁRIO
Para usar o glossário, digite o termo que deseja pesquisar na caixa abaixo. Ex: Se você digitar WAP, a pesquisa retornará: Um protocolo de comunicação wireless usado para transportar aplicações web para dispositivos móveis.

Digite o termo que você deseja pesquisar:
Começa com Contenha parte Termo exato Termo Fonético
0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Page:  « ANTERIOR ... 7 8 9 10 11... PROXIMO »

ARQ

Ou Automatic Repeat Request, um tipo de correção de erros que assegura o re-envio dos dados transmitidos por um dispositivo automaticamente quando os dados originalmente transmitidos contém erros.

ARQUITETURA DE MICROKERNEL

Estrutura básica de um sistema operacional, onde existe um núcleo (Kernel), que executa as requisições de cada módulo do sistema. Os módulos são independentes e específicos para cada função do sistema. Exemplos: UNIX, LINUX, WINDOWS NT e WINDOWS XP.

ARQUITETURA DE REDE

Estrutura de um sistema de comunicação que inclui o hardware, o software, os métodos de acesso, os protocolos e o método de controle.

AS-BUILT

Termo em inglês que significa "como construído", qualificando normalmente projetos conforme foram implementados.

ASA

(Average Speed of Answer) - ou velocidade de atendimento média, é o tempo médio que uma chamada espera antes de falar com um agente.

ASCII

(Americam Standard Code for Information Interchange) Padrão muito usado em todo o mundo, no qual números, letras maiúsculas e minúsculas, alguns sinais de pontuação, alguns símbolos e códigos de controle correspondem a números de 0 a 127. Com o ASCII, os documentos criados são facilmente transferidos através da Internet. Surgiu em 1961, um dos seus inventores foi Robert W. Bemer.

ASIC

(Application-Specific Integrated Circuit) - um chip projetado para uma aplicação específica, geralmente pelo fabricante de um produto no qual este chip será usado.

ASK

(Amplitude Shift Keying) - Uso da técnica de modulação AM para transmissão de dados. Basicamente, a transmissão do bit 1 se dá pela transmissão da portadora e a transmissão do bit 0 se dá pela ausência de portadora. Aplica-se tal técnica em modems, pois sinais digitais precisam ser condicionados caso contrário serão distorcidos na linha de transmissão, o que acarretará em perda. Nos modems atuais, entretanto, utilizam-se técnicas de modulação mais avançadas que o ASK, obtendo assim taxas de transmissão maiores. Ver também "FSK" e "PSK".

ASN.1

(Abstract Syntax Notation One) - Um padrão ITU usado para definir a sintaxe de dados. Define uma quantidade simples de tipos de dados e especifica uma notação para identificar estes tipos e os valores destes. Estas notações podem ser usadas para definir a sintaxe abstrata das informações independente de como a informação será codificada para a transmissão.

ASP

Em tecnologia, tem dois significados. Pode ser Application Service Provider, empresa que oferece aplicativos em regime de assinatura. Assim, o ASP hospeda e gerencia a aplicação no seu próprio site, e oferece o uso da ferramenta via Web. Já Active Server Pages é um padrão para páginas dinâmicas da Web, baseadas em JScript ou Visual Basic.

ASR

(Automatic Speech Recognition) - sigla em inglês que identifica a tecnologia de reconhecimento de voz.

ASSÍNCRONO

Significa que os caracteres que formam os pacotes de dados são enviados em intervalos irregulares.

ASTERISK

(Asterisco) - é o nome do projeto para uma plataforma convergente de telefonia de código aberto e executada sobre Linux.

AT&T

(American Telephone & Telegraph) - é uma companhia estado-unidense de telecomunicações. AT&T provê serviços de telecomunicação de voz, vídeo, dados e Internet para empresas, particulares e agência governamentais. Durante sua longa história, AT&T foi a maior companhia telefônica e o maior operador de televisão por cabo do mundo, constituindo por vezes um monopólio.

ATA

(Analog Telephone Adaptor) - dispositivo que faz a adaptação para que telefones convencionais analógicos possam se conectar a uma rede IP, permitindo que se possa realizar chamadas VoIP. Funciona como um mini-gateway de VoIP, possuíndo normalmente 1, 2 ou 4 portas FXS para a conexão de telefones e 1 ou 2 portas Ethernet para conexão à rede local.

Page:  « ANTERIOR ... 7 8 9 10 11... PROXIMO »

Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.