GLOSSÁRIO
Para usar o glossário, digite o termo que deseja pesquisar na caixa abaixo. Ex: Se você digitar WAP, a pesquisa retornará: Um protocolo de comunicação wireless usado para transportar aplicações web para dispositivos móveis.

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VOD

(Video On Demand) - São sistemas que permitem o usuário selecionar e assistir conteúdo de vídeo sobre uma rede como parte de um sistema de TV interativo. Podem ser em "streaming", no qual o vídeo é imediatamente executado a medida que os pacotes de dados referentes ao conteúdo chegam através da rede, ou baixados (download) inteiramente para após serem visualizados.

VoFR

Tecnologia que possibilita o uso de redes Frame Relay como o meio de transmissão de voz.

VOICE BOARD

um cartão de interface que manipula conexões entre entrada de voz e um computador.

VOICE ENCODING ALGORITHM-ADPCM

(G.721) – um padrão para digitalização de sinais de voz analógicos.

VOICE MAIL

O mesmo que Correio de Voz.

VOICE MESSAGE

uma mensagem gravada digitalmente, a partir de um telefone.

VOICE PROCESSING

um termo genérico encobrindo várias facilidades de voz. As facilidades se dividem em duas seções; tratando chamadas de voz como mensagens, e usando um telefone como um terminal interativo para obter acesso a dados e outras facilidades de mensagens.

VOICE RECOGNITION

reconhecimento de palavras faladas. Ele pode ser dependente do falador (cf) ou independente do falador (if).

VoIP

Sigla em inglês para Voice over IP (VOZ SOBRE IP). Transporte de voz por meio de protocolo IP. É um termo usado em telefonia IP para uma família de facilidades para gerenciamento da entrega de informações de voz usando IP. Em geral, isto significa que a informação de voz é enviada na forma digital de pacotes discretos ao invés dos protocolos tradicionais da rede de circuitos comutados de uma rede STFC.

VOLUME DE BASE

Padrão histórico de volume de chamadas. Em outras palavras, número médio de chamadas por mês.

VOLUME DE CHAMADAS

Número de chamadas que podem ser processadas por um sistema DAC dentro de um determinado período. Número de chamadas que chegam a um call center, em dado intervalo de tempo.

VPDN

Virtual Private Dialup Network. É uma arquitetura de rede que utiliza o mesmo princípio das VPN, com encriptação de dados. A diferença principal é que numa VPN a conexão entre o servidor e o cliente é feita via Internet, o que barateia os custos no caso de clientes geograficamente distantes do servidor, enquanto numa VPDN o cliente disca diretamente para o servidor. Como os dados não são transportados através da Internet em teoria são um pouco mais difíceis de interceptar.

VPI

(Virtual path identifier) – o campo no cabeçalho da célula ATM que rotula (identifica) um caminho virtual particular.

VPN

(Virtual Private Network) VPN ou Rede Privada Virtual é uma rede privada (rede corporativa, por exemplo) construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública (recurso público, onde não há controle sobre o acesso de dados), normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes (como X.25 e Frame-Relay) para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet, uma vez que para os usuários a forma como as redes estão conectadas é transparente.

VR

(voice response) – Resposta a uma chamada telefônica de entrada com voz sintetizada.

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