Ou lei mu, trata-se de uma das curvas de codificação/ compressão digital de amostras usada no PCM. A lei mu é utilizada principalmente nos sistemas PCM qu seguem a hierarquia digital americana T-1, no padrão europeu E-1 emprega-se a lei A (A law).
(Universal Asynchronous Receiver-Transmitter) - um dispositivo de hardware presente nos PCs que basicamente transforma uma transmissão serial em paralela e vice-versa. Este chip controla por exemplo a interface serial RS-232.
(Unspecified bit rate) – uma forma de transmissão ATM no qual um stream de informação é suportado toda a vez que a banda está disponível após outros tipos de conexão serem satisfeitos. Nenhum controle de congestionamento é provido. UBR é comumente usado para suportar streams originários de switches LAN com uplinks ATM.
(Universal Description, Discovery and Integration) - é um protocolo baseado em XML que provê um diretório distribuído com listas de negócios na Internet e descoberta destes serviços.
O User Datagram Protocol (UDP) é um padrão TCP/IP e está definido pela RFC 768. O UDP é usado por alguns programas em vez de TCP para o transporte rápido de dados entre hosts TCP/IP. O protocolo UDP fornece um serviço de pacotes sem conexão que oferece entrega com base no melhor esforço, ou seja, UDP não garante a entrega ou verifica o seqüenciamento para qualquer pacote. Um host de origem que precise de comunicação confiável deve usar TCP ou um programa que ofereça seus próprios serviços de seqüenciamento e confirmação.
Acrônimo para Ultra High Frequency ou frequência ultra alta, refere-se a faixa do espectro eletromagnético compreendido entre 300 e 3000 MHz, onde se encontram diversos serviços de radiotransmissão, como por exemplo faixas de TV, telefonia celular e links de rádio ponto-a-ponto.
Padrão da United Laboratories Inc. para segurança de supressão de surtos de tensão transientes.
Equivale à resolução de 1600x1200, já utilizada por alguns monitores LCD, principalmente os utilizados em notebooks e por alguns monitores CRT de 17” e de 19” em diante.
(Unidade de Monitoração e Gravação) - Módulo dos sistemas de comunicação Dígitro responsável pelas monitorações e gravações.
(Unified Message System) Servidor de mensagens unificadas que permite que os usuários acessem mensagens de voz, fax e e-mail a partir de uma única caixa postal.
(Universal Mobile Telecommunications System) é uma das tecnologias de terceira geração (3G) dos sistemas móveis celular.
Termo utilizado para descrever o acesso oferecido por operadoras de serviço telefônico local de modo que outros provedores de serviço possam comprar ou alugar porções de seus elementos de rede para prover serviço a assinantes
(User-to-Network Interface) – ponto de interface entre um usuário final ATM e um switch privado ATM, ou entre um switch privado ATM e uma rede pública ATM, definido pelas especificações física e protocolares dos documentos UNI do Fórum ATM. O padrão adotado pelo Fórum ATM define conexões entre usuários ou estações finais e um switch local.
um quadro que é enviado de uma estação para outra. Um unicast contém o endereço MAC específico dos dispositivos de origem e destino.