Transistores são dispositivos semicondutores de estado sólido que revolucionaram a tecnologia eletrônica, pois permitiram a integração de circuitos em larga escala que impulsionaram a presente revolução digital. Os transistores podem ser empregados como amplificadores ou como chaves. Como amplificadores possibilitam o aumento de um sinal elétrico com baixo consumo de energia, tamanho diminuto e grande confiabilidade, substituindo as antigas válvulas a vácuo em aplicações como sistemas de áudio, vídeo, rádio, entre outros. Como chaves os transistores permitem a abertura ou fechamento de um circuito sem peças móveis, através de um controle eletrônico. Por causa deste controle eletrônico, são mais velozes que chaves eletromecânicas (relés) e por não possuirem partes móveis são mais confiáveis, sendo aplicados na construção de chips digitais e aplicações de potência como fontes de alimentação, reatores de lâmpadas fluorescentes, sistemas de no-breaks entre outros. Há diversos tipos de transistores, entre os quais se destacam os transistores bipolares e o FET.
Os transistores bicolores são dispositivos que possuem duas uniões PN (a mesma dos diodos), capazes de controlar a passagem de uma corrente. Podem ser de dois tipos, de acordo com as uniões: PNP ou NPN. Apresentam base, emissor e coletor: A base é a parte que controla a passagem de corrente; quando a base esta energizada, há passagem de corrente do emissor para o coletor, quando não ha sinal na base, não existe essa condução. A base esquematicamente é o centro do transistor.
É um dispositivo que recebe, amplifica e retransmite um sinal em uma frequência diferente ou tranmite uma mensagem pré-determinada em resposta a um sinal pré-definido anteriomente. Uma combinação de receptor, convertor de frequência e transmissor. Fisicamente, parte de um satélite de comunicação.
(TLS) - Protocolo que assegura a privacidade entre aplicações e seus usuários se comunicando na Internet. Quando um cliente e um servidor se comunicam, o TLS assegura que nenhuma terceira parte conseguirá monitorar a comunicação ou copiar as mensagens trocadas. É o sucessor do Secure Sockets Layer (SSL).
uma topologia LAN no qual há só uma rota entre dois nós na rede. O trajeto das conexões remonta a árvore.
Em telecomunicações, é o serviço em rede IP que reúne três serviços: Internet, televisão e voz sobre IP (VoIP).
Cavalo de Tróia. Um programa malicioso, enviado como se fosse um jogo, ou outro arquivo qualquer que possa levar o usuário a executa-lo. Uma vez instalado, o trojan abre uma ou várias portas do micro para que quem o enviou possa ter acesso. A maioria permite ao "visitante" ter pleno controle sobre o PC, deletar ou criar arquivos, modificar configurações, instalar programas, ou até mesmo fazer coisas como mover o mouse ou abrir a bandeja do CD-ROM remotamente. Em geral, cada trojan tem uma porta defaut, o que permite que pessoas mal intencionadas usem sniffers (programas farejadores) para localizar rapidamente vários PCs infectados. Os PCs com alguma forma de acesso rápido são os mais visados, pois podem ser usados em ataques DoS, como servidores Warez, etc. Atualmente, os antivírus costumam ser capazes de detectar a grande maioria dos trojans.
Enlace de comunicações de múltiplos canais usado para conectar dois pontos de comutação, o primeiro numa rede ou central telefônica e o segundo numa central privada. Também chamado de linha, linha de comutação ou circuito.
Entidade que interliga duas centrais telefônicas no qual a informação é transportada analogicamente. Em muitos PABX, um feixe de linhas de assinante pode ser utilizado como um tronco analógico bidirecional não-DDR, mas troncos E&M também é um exemplo de tronco analógico.
Uma lista de procedimentos para identificar potenciais problemas e como solucioná-los no que tange a operação de um sistema.
É o serviço de telecomunicações móvel terrestre de interesse coletivo que utiliza sistema de radiocomunicação, basicamente, para a realização de operações tipo despacho e outras formas de telecomunicações. Caracteriza-se pela mobilidade do usuário. O SME é prestado em regime privado, mediante autorização, conforme disposto na Lei n.º 9.472, de 16 de julho de 1997 e é destinado a pessoas jurídicas ou grupos de pessoas, naturais ou jurídicas, caracterizados pela realização de atividade específica. Nomes populares: "TRUNKING", "TRUNK", "SISTEMA TRONCALIZADO".www.teleco.com.br
Módulo da solução EASYCALL que possibilita a fidelização e hierarquização no atendimento de um Call Center, permitindo o roteamento de chamadas baseado em critérios como priorização por origem/destino, entre outros.
(Telephony Server API) – uma API desenvolvida pela Novell e AT&T que habilita programadores construir aplicações CTI e de telefonia. TSAPI é similar a TAPI, o qual foi desenvolvido pela Microsoft e Intel. Contudo, uma vez que a TAPI foi implementada para o sistema operacional Windows, TSAPI executa sobre plataformas Netware. Outra diferença chave é que a TAPI pode ser usada por ambos, aplicação cliente e/ ou servidora, ao passo que TSAPI é estritamente uma API servidora.
(Telephone Service Factor) - o percentual de chamadas que são respondidas antes do tempo de espera aceitável (AWT).