Em telefonia, trata-se do tom que é recebido pelo chamador indicando que o chamado está sendo requisitado (recebendo toque de campainha). Também conhecido como tom de controle de chamada.
Recebe o fio proveniente do bloco conector e faz a conexão com o pino padrão do aparelho telefônico.
(topologia) – o formato de uma rede local ou outro sistema de comunicação. Há três principais topologias usadas em LAN: Barramento – todos os dispositivos são conectados a um cabo, chamado barramento ou backbone. Redes em barramento são relativamente baratas e fáceis de instalar quando a rede é pequena. Sistemas Ethernet usam a topologia em barramento. Anel – todos os dispositivos são conectados uns aos outros na forma de um laço fechado, então cada dispositivo é conectado a outros dois diretamente. São relativamente caras e difíceis de instalar, mas oferecem alta banda e podem cobrir distâncias maiores. Estrela – todos os dispositivos são conectados a um hub central. São relativamente fáceis de instalar e gerenciar, mas congestionamentos podem ocorrer porque todos os dados devem passar pelo hub central.
(Terms of Service) – um contrato especificando o que um assinante pode e não pode fazer enquanto utiliza serviço(s) de um ISP. Contém coisas como termo de garantia, lista de ações ou comportamento que resultarão em custos para o cliente, definição de termos como “uso ilimitado”, políticas de bilhetagem, cláusulas de SPAM, etc.
um campo do cabeçalho IP o qual pode ser usado pelo dispositivo originador do pacote, ou por um dispositivo intermediário da rede, para assinalar uma requisição para um nível específico de QoS.
Um sistema apontador, que é usado predominantemente em notebooks, onde ao invés da bolinha, é usada uma tela sensível ao toque, um quadradinho cinza, com uma superfície sensível ao toque. Ao invés de movimentar o mouse, basta deslizar os dedos sobre a superfície para mover o cursor. A vantagem deste sistema é que é menor, mais fino e não possui partes móveis, apesar de também não ser tão confortável de se usar quanto um mouse "de verdade".
São os monitores sensíveis ao toque são muito usados em caixas de banco, quiosques multimídia, computadores de mão, e vários outros equipamentos. Estes monitores são compostos de um monitor CRT ou LCD comum e de uma película sensível ao toque. Além de serem ligados na placa de vídeo, estes monitores são ligados também em uma das portas seriais do micro, bastando instalar o software adequado para que os toques na tela substituam os cliques do mouse. O funcionamento da camada sensível ao toque é bem interessante, baseando-se no uso do infravermelho. A tela é formado por vários emissores e receptores, que comunicam-se continuamente, tanto na horizontal quanto na vertical. Ao tocar a tela, interrompe-se a comunicação entre alguns, fazendo com que a posição do toque seja percebida.
(Twisted Pair / Physical Medium Dependent) – Uma especificação de nível físico para FDDI o qual permite operar sobre pares trançados não blindados e pares trançados blindados. Algumas vezes referido como CDDI.
Tracerout ou rastreamento de rota. Um dos comandos do MS-DOS que permite verificar por quais roteadores os pacotes de dados passam antes de chegar a um endereço determinado. Para usar este comando, basta digitar "tracert endereço" no prompt do MS-DOS. O endereço pode ser tanto um endereço IP, quanto um domínio.
Técnica de QoS bastante usada em redes tipo estrela (Frame-Relay ou ATM) para evitar que diferentes velocidades de alguns links de acesso saturem outros, causando descarte de pacotes.
uso da entrada telefônica para interrogar e atualizar uma base de dados computacional. Este termo tem um significado diferente com processamento de voz, em oposição ao processamento de dados.
É todo o dispositivo que transforma um tipo de energia noutro tipo de energia, utilizando para isso um elemento sensor que recebe os dados e os transforma. Por exemplo, o sensor pode traduzir informação não elétrica (velocidade, posição, temperatura, pH) em informação elétrica (corrente, tensão, resistência).
É a possibilidade de um ramal do PABX encaminhar uma ligação interna ou externa para outro ramal ou terminal atendidos, liberando-se em seguida.Tipicamente na transferência o chamador fica em espera ouvindo a música padrão do sistema.