GLOSSÁRIO
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SLOT TIME

Em redes de computadores, é o tempo que um pulso eletrônico leva para ir de um nó a outro da rede através da máxima distância teórica possível entre estes nós.

SMC

(Serviço móvel celular) é o serviço de telecomunicações móvel terrestre, aberto à correspondência pública, que utiliza sistema de radiocomunicações com técnica celular, interconectado à rede pública de telecomunicações, e acessado por meio de terminais portáteis, transportáveis ou veiculares, de uso individual.

SMD

(Surface Mounting Device) - Refere-se a categoria de dispositivos e componentes que são montados sobre a superfície da placa de circuito impresso ao invés de inserido sobre furos, conforme tecnologia de montagem de superfície (SMT). Tal técnica de montagem faz com que os componentes sejam menores, otimizando o espaço na placa e permitindo a construção de placas de alta densidade, entretanto, exige máquinas especiais para montagem e soldagem do componente na placa.

SMDS

(Switched Multimegabit Data Service) - Um serviço de comunicação de dados de alta velocidade desenvolvido pelo Bellcore para conexão de redes locais usando as linhas telefônicas públicas.

SMF

(Single Mode Fiber) - fibra ótica monomodo.

SMGS

(Serviço Móvel Global por Satélite) É o serviço móvel por satélite que tem como principais características utilizar sistemas de satélites com área de cobertura abrangendo todo ou grande parte do globo terrestre e oferecer diversas aplicações de telecomunicações.

SMP

O Serviço Móvel Pessoal (SMP) é o serviço de telecomunicações móvel terrestre de interesse coletivo que possibilita a comunicação entre Estações Móveis e de Estações Móveis para outras estações. O SMP é caracterizado por possibilitar a comunicação entre estações de uma mesma Área de Registro do SMP ou acesso a redes de telecomunicações de interesse coletivo.

SMPP

(Short Message Peer-to-peer Protocol) - é um protocolo para troca de mensagens SMS entre entidades SMS como centros de serviços de mensagens curtas. O protocolo requer uma conexão dedicada e é comumente usado por serviços que enviam mensagens em massa, como servidores de envio de notícias por SMS.

SMS

(Short Message Service) Serviço de mensagem de texto que habilita mensagens curtas que contenham não mais que 140-160 caracteres de tamanho a serem enviadas ou transmitidas de um telefone celular. Similar ao e-mail, no SMS as mensagens são armazenadas e direcionadas a servidores SMS, o que significa que as mensagens podem ser recuperadas mesmo que o assinante celular não esteja disponível para recebê-las.

SMT

(Surface Mount Technology) - refere-se a tecnologia de manufatura de placas eletrônicas nos quais os componentes são soldados e montados na superfície da placa ao invés de serem inseridos em furos, permitindo a inserção de uma quantidade maior de componentes, o que aumenta a sua densidade e diminui o tamanho das mesmas.

SMTP

(Simple Mail Transfer Protocol) Protocolo utilizado para o envio de e-mail de um computador para outro através da Internet.

SNA

(System Network Architecture) É a arquitetura proprietária da IBM para acesso de grande número de nós secundários (terminais, impressoras, micros) a um número pequeno de nós principais (mainframes). A arquitetura envolve padrões para estrutura lógica, formatos, protocolos e sequências operacionais para processamento em rede nos equipamentos IBM, baseada principalmente em mainframes, controladora 3274 e terminais 3278.

SNIFFER

Farejador. Um programa usado para monitorar o tráfego de redes e descobrir portas abertas ou outras falhas de segurança. Estes programas podem ser usados tanto por administradores de rede, interessados em corrigir brechas de segurança, quanto por pessoas mal intencionadas.

SNMP

(Simple Network Management Protocol) Protocolo de gerenciamento de redes utilizado predominantemente no gerenciamento de redes TCP/IP. SNMP também pode ser utilizado no gerenciamento de redes ATM. Quando utilizado entre dois elementos ATM, o SNMP é encapsulado pela AAL5, chamada ATM e chamada física. Esta pilha de protocolos é denominada ILMI.

SNR

Signal to noise ratio. Em transmissões tanto analógicas quanto digitais, feitas através de cabos de cobre, esta é a relação entre a potência do sinal e o ruído de fundo, medida em decibeis (db). Quanto maior o número, mais puro é o som, ou mais perfeita é comunicação de dados. Alguns utilitários de modem exibem o valor SNR da linha telefônica e todas as placas de som incluem a taxa de signal to noise em suas especificações.

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