Rede de Telefonia Pública Comutada. Antiga denominação dada ao que atualmente chamamos de STFC (ver STFC).
(Real Time Streaming Protocol) - é um protocolo cliente/ servidor desenvolvido pelo IETF e publicado em 1998 como o RFC 2326, cujo objetivo é simplificar a distribuição de conteúdo multimídia pela Internet.
É o tipo de sinal que possui a mesma quantidade de energia para toda a banda de frequência, permitindo assim a avaliação da resposta em frequência de sistemas como filtros, por exemplo.
É o ruído imposto pelo processo de decisão decorrente da quantização (arredondamento) da amplitude de uma amostra para um nível permitido. Sendo a quantização uma etapa imprescindível para a digitalização de um sinal analógico, todo sistema de codificação digital (PCM, CD de áudio, DVD, etc.) impõe este ruído, que pode ser minimizado pelo aumento da quantidade de níveis, implicando num número maior de bits empregados, mas em sacrifício em termos de tamanho e espaço.
Ruído que pode ser descrito matematicamente pela função impulso ou delta de Dirac, concentrando toda a sua energia num ponto específico do espectro.
Tipo de sinal randômico no qual a potência do mesmo é inversamente proporcional a freqüência, ocasionando em mesma energia em cada oitava de banda. Por causa disto, este tipo de sinal é útil para medidas de resposta em frequência de equipamentos de áudio.
(Return to Zero) - Método de codificação de linha para dados que tem dois estados para informação (0 e 1) no qual o sinal retorna para zero em uma porção do período de transmissão de um bit.