GLOSSÁRIO
Para usar o glossário, digite o termo que deseja pesquisar na caixa abaixo. Ex: Se você digitar WAP, a pesquisa retornará: Um protocolo de comunicação wireless usado para transportar aplicações web para dispositivos móveis.

Digite o termo que você deseja pesquisar:
Começa com Contenha parte Termo exato Termo Fonético
0-9 TODOS A B C D E F G H I J K L M N O Q R S T U V W X Y Z
Page:  « ANTERIOR 1 2 3 4 5... PROXIMO »

PCI-X

(PCI eXtended) - Aumento na capacidade de transmissão de dados da interface PCI. Incrementou a largura de banda para mais de 1 Gbps. Não confundir com PCI-E.

PCIE

(PCI Express) - formalmente conhecido por 3GIO de third generation I/O, ou interface de entrada/saída de terceira geração, é a última palavra em interfaceamento, usando o barramento computacional PCI e seus conceitos de programação e padrões de comunicação, mas baseado num sistema muito mais rápido. É o sucessor do AGP em termos de performance gráfica e não deve ser confundido com o termo PCI-X.

PCM

MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO, Método de conversão de sinais analógicos em digitais muito utilizado em sistemas telefônicos.

PCM 30

Ver "E1".

PCM30

PCM (Pulse Code Modulation) - È um formato de codificação Digital de áudio que não usa compressão. Cada amostra é representada por uma palavra de código. Alguns outros formatos PCM como mu-law e A-law PCM promovem um certo grau de compressão, representando com 8 bits por amostra o que seria representado por 14 bits. A 8 kHz, 8 bits por amostra e 1 canal, as técnicas de compressão Digital de áudio PCM mu-law e A-law, requerem uma banda passante de 64kbps. Sistema utilizado na Europa e no Brasil também conhecido como PCM30.

PCMCIA

Abreviação para Personal Computer Memory Card International Association, refere-se a um padrão para cartões de expansão miniaturas (do tamanho aproximado de um cartão de crédito) usados em laptops para aplicações como modems, armazenamento, placa de rede e outros dispositivos. Também chamado PC Card.

PCR

(Peak Cell Rate) - a taxa máxima no qual as células ATM podem ser transmitidas em um circuito virtual, especificado em células por segundo e definido pelo intervalo entre a transmissão do último bit de uma célula e o primeiro bit da próxima.

PCX

(Private Communications eXchange) - é um sistema IP-based que está substituindo o PBX. Ele reúne em uma rede organizacional sistemas de tecnologia da informação com a Internet, aliado a comunicação de voz e aplicações computacionais.

PDC

(Personal Digital Cellular) - Padrão de telefonia celular digital usado no Japão. Segue a especificação TDMA.

PDF

PDF é a abreviatura de "Portable Document Format" e trata-se de um formato que foi adotado como padrão pela Anatel para a publicação de documentos no seu website. Sua principal característica consiste em representar um documento com integridade e fidelidade ao seu formato original.

PDH

(Hierarquia Digital plesiocrona) Arquitetura de multiplexação assíncrona. Cada canal multiplexado opera de forma plesiócrona, ou seja, com um relógio que não é sincronizado com os relógios dos outros canais apesar de ser nominalmente idêntico.

PDP-7

É um minicomputador produzido pela Digital Equipment Corporation. Introduzido em 1965, foi o primeiro a usar a tecnologia Flip Chip® daquela companhia. Com um custo de apenas 72 mil dólares, era um computador muito barato mas bastante poderoso. Tinha uma arquitectura de 18 bits.

PDU

(Protocol Data Unit) - uma definição para uma unidade de dados passados de uma camada protocolar para outra. Cada camada protocolar encapsula a PDU da camada de cima mais a informação que ela adiciona.

PEER-TO-PEER

Uma arquitetura de rede distribuída pode ser chamada Peer-to-Peer (P-to-P, P2P, ...) se os participantes compartilharem parte de seus próprios recursos de hardware ( poder de processamento, capacidade de armazenamento, banda de rede, impressoras, ...). Esses recursos são necessários para prover os serviços e conteúdo oferecidos pela rede (ex. compartilhamento de arquivos ou espaços de trabalho para colaboração mútua). Os serviços e recursos são acessíveis por todos os pares sem necessidade de passar por nenhuma entidade intermediária. Os participantes dessa rede são tanto provedores de recursos ( serviços e conteúdo ) como demandadores desses mesmos recursos. Aplicativos como o KazaA ou o Skype são exemplos de sistemas P2P.

PEGA

Tipo de conexão usadas em centrais telefônicas manuais, também conhecidas por mesas de pegas. Em desuso.

Page:  « ANTERIOR 1 2 3 4 5... PROXIMO »

Fale com a Dígitro

A Dígitro reserva-se o direito de revisar o conteúdo deste material sem a necessidade de prévio aviso. Alguns itens e serviços informados são opcionais e necessitam consulta comercial.