(Adaptive Differential Pulse-Code Modulation) É uma técnica para converter som ou informação analógica em informação binária, através de amostras de som e expressando o valor dessa amostra em termos binários.
(Open Application Interface) Interface de Aplicação Aberta. É o mecanismo por meio do qual é possível a conexão entre um sistema de telefonia e um computador ou servidor de rede. A interface permite que o computador assuma o comando de tarefas do sistema telefônico como atendimento e espera e comutação de chamadas, por exemplo. Aplicações típicas de OAI normalmente possibilitam o envio simultâneo de arquivos de dados e chamadas de voz e discagem preditiva, só para citar duas possibilidades.
Recurso existente em alguns sistemas telefônicos. O Comando Observação de Serviço possibilita o registro automático de dados sobre chamadas completadas, incompletas e fora de padrão. Seu objetivo é o de permitir o controle da qualidade das condições de tráfego dos sistemas.
Taxa definida pela porcentagem de tempo na qual, durante o horário de trabalho, os agentes estão efetivamente ocupados, seja no atendimento de chamadas, seja na execução de tarefas desencadeadas pelas ligações ou follow-up. A taxa de ocupação também pode ser levantada em switches e troncos telefones, para a identificação do tempo pelo qual esses dispositivos permanecem em uso. Sinal telefônico que indica que a linha está em uso ou fora do gancho. O sinal de ocupado rápido (com freqüência de 120 vezes por minuto, contra a de 60 vezes por minuto no sinal de ocupado lento) indica congestionamento na rede.
É o antigo nome para os controles ActiveX, sendo usado como extensão dos arquivos deste tipo de controle usado em componentização de software.
(Open DataBase Connectivity) – um padrão para método de acesso a base de dados desenvolvido pela Microsoft Corporation. A vantagem do ODBC é tornar possível o acesso a qualquer dado de qualquer aplicação, a despeito de qual sistema de Gerenciamento da Base de Dados (DBMS) está manipulando os dados. ODBC permite isto pela inserção de uma camada intermediária, chamado driver do banco de dados, entre uma aplicação e o DBMS. O propósito desta camada é traduzir as queries dos dados da aplicação em comandos que o DBMS entende. Para isto ser possível, ambas a aplicação e o DBMS devem ser ODBC-compatível, isto é, deve ser capaz de suportar comandos ODBC e o DBMS deve ser capaz de respondê-los. Desde a versão 2.0, o padrão suporta SAG SQL.
(Open Datalink Interface) – um padrão Novell para drivers independentes de hardware. ODI pode suportar múltiplas pilhas protocolares simultaneamente.
(Original Equipment Manufacturer) - Quando um bem ou produto é produzido por um fabricante mas leva a marca de outro fornecedor.
Termo usado em tecnologia da informação para denotar recursos ou sistemas que não fazem parte de um hardware principal, como uma placa-mãe, necessitando de uma placa em separado para provimento deste mesmo recurso ou sistema.
(Ogg Media File) - é um formato container de arquivo de áudio desenvolvido por Tobias Waldvogel que suporta coisas que o formato AVI não suporta: faixas com múltiplas legendas, faixas múltiplas de áudio de vários formatos (MP3, WAV, AC3, ...).
(object linking and embedding) – pronunciado com letras separadas ou como “oh-leh”. OLE é um padrão para composição de documentos desenvolvido pela Microsoft Corporation. Habilita criar objetos com um aplicação e então ligá-lo ou embuti-lo em uma segunda aplicação. Objetos embutidos mantém o formato original e os links com a aplicação que os criou. Suporte para OLE está presente nos sistemas operacionais Windows e Macintosh. Um competidor para padrão de composição de documentos desenvolvido conjuntamente pela IBM, Apple Computer e outras empresas é chamada OpenDoc.
(Online Transaction Processing) - Processamento de transações em tempo-real. São sistemas que se encarregam de registrar todas as transações contidas em uma determinada operação organizacional. Por exemplo: sistema de transações bancárias registra todas as operações efetuadas em um banco. Fonte: Wikipedia.