Napster foi o primeiro programa P2P a ser criado. O Napster revolucionou o transporte de arquivos via Internet, e causou muita polêmica junto a grandes empresas da indústria fonográfica que acusava o serviço de promover a pirataria ao possibilitar a troca de arquivos de áudio protegidos por copyright. Fonte: Wikipedia.
É um caso especial de NAT no qual o número de conexões externas simultâneas possíveis não está limitado ao número de endereços IPs válidos e sim a estes multiplicados pela quantidade de portas TCP disponíveis. Ver "NAT".
(North American Securities Dealers Automated Quotation System) - é uma Bolsa de valores eletrônica, fundada em 1971 pela NASD (National Association of Securities Dealers), constituída por um conjunto de corretores conectados por um sistema de informática.
(network address translation) – um padrão de Internet que habilita uma LAN usar um grupo de endereços IP para tráfego interno e um segundo grupo para tráfego externo. Uma caixa NAT localizada onde a LAN “enxerga” a Internet se faz necessária para a translação dos endereços IP. NAT serve para dois propósitos: Provê um tipo de firewall ocultando endereços IP internos e permitir o uso de mais endereços IP internos. Desde que eles são usados apenas internamente, não há possibilidade de conflito com endereços IP válidos ou usados por outras empresas ou organizações. NAT permite a uma companhia combinar múltiplas conexões ISDN em uma simples conexão de Internet. NAT é um padrão oficial da IETF, especificado pelo RFC 1631.
(network driver interface specification) – desenvolvido pela Microsoft para se escrever drivers independentes de hardware. NDIS permite múltiplas pilhas protocolares (como TCP/IP e Netware) compartilhar um único módulo de interface de rede e o software suportado por este.
(network equipment-building system) – um sistema three-tier de critérios para cumprimentos, assegurando que os equipamentos de telecomunicação possuídos por várias companhias operadoras é adequado para as suas necessidades, reduzindo o tempo e o custo dos fabricantes. O propósito principal deste sistema three-tier é identificar níveis de critério e o impacto do resultado de alguma não-conformidade. Cobre aspectos de segurança, ambiente e operação do equipamento em condições crescentemente rigorosas.
Empresa fundada no Japão que atua nas áreas de Informática, Telecomunicações, Semicondutores e Componentes Eletrônicos. É a fabricante das plataformas das famílias NDS, NDX e NEAX.
Protocolo de rede desenvolvido pela Microsoft para funcionar em redes locais. Foi originalmente destinado para ser usado com o Windows3.
Network Basic Input/Output System, sistema básico de entrada/saída de rede. API usada por aplicativos em uma LAN da IBM para requisitar serviços de processos de rede do nível mais baixo. Esses serviços podem incluir estabelecimento e terminação de sessão e transferência de informações.
Um conjunto de regras de etiqueta para o uso socialmente responsável da Internet, ou seja, o modo como os usuários devem proceder na rede, especialmente na utilização de correio eletrônico.