Internetwork Packet Exchange. Um protocolo de rede usado pelo sistema operacional da Novell Netware. Como UDP/IP, IPX protocolo de datagrama usado para comunicações sem conexão.
(Infrared Data Association) - associação de fabricantes que desenvolvem padrões para a transmissão de dados via radiação infravermelha. A sigla entretanto é comumente utilizada para identificar dispositivos que possuem uma porta infravermelha para troca de dados, como os presentes em laptops, PDAs, celulares, calculadoras e outros dispositivos.
Abreviatura para Instalação e Reparação de Linha de Assinante, atividade relacionada com a instalação de uma linha de assinante e as respectivas atividades de manutenção nesta.
(Interim Standard 136) Esta norma, desenvolvida nos Estados Unidos pela TIA/EIA estabelece o padronização de sistemas celulares digitais de segunda geração baseados em TDMA.
(Interim Standard 54) - primeira geração de padrão da tecnologia TDMA, implementada em 1992 e atualizada para o padrão IS-136 em 1996.
O padrão IS-95 do EIA/TIA é baseado no sistema CDMA. Com o IS-95 muitos usuários compartilham o mesmo canal comum para transmissão.
(Intermediate System - Intermediate System) - Especificação OSI para um protocolo de roteamento dinâmico entre sistemas autônomos com recursos similares ao OSPF.
O IS-41 é o protocolo desenvolvido pela TIA (Telecommunications Industry Association) dos Estados Unidos para implementar a sinalização entre redes celulares e possibilitar o roaming entre operadoras. Ele é o protocolo utilizado por sistemas baseados em padrões desenvolvidos pela TIA como AMPS, TDMA (IS-136) e CDMA (IS-95). No Brasil, a rede nacional de roaming, que possibilita o roaming automático entre celulares das Bandas A e B, é baseada no protocolo IS-41.
(industry standard architecture) – a arquitetura de barramento usada no IBM PC/XT e PC/AT. A versão AT do barramento é chamado bus AT e se tornou um padrão da indústria de facto. Iniciado no começo dos anos 90, ISA foi substituído pela arquitetura de barramento local PCI. Muitos computadores feitos hoje incluem ambos os barramentos: o AT para dispositivos lentos e o PCI para os dispositivos que requeiram performance. Em 1993, Intel e Microsoft introduziram uma nova versão da especificação ISA chamada ISA Plug and Play. Esta habilita o sistema operacional configurar os cartões de expansão automaticamente, dispensando os usuários de mexer em DIP switches e jumpers.
(Integrated Service Digital Broadcasting) - é a sigla que identifica o padrão japonês de TV digital.
(Integrated Services Digital Network) Traduzido por RDSI - Rede Digital de Serviços Integrados - é a digitalização da rede telefônica para tráfego simultâneo de voz, dados, imagens, aplicações e serviços multimídia. O ISDN foi concebido para substituir a rede telefônica convencional (analógica) por uma rede digital. Existem dois tipos distintos de interfaces ISDN. A interface ISDN/BRI é utilizada na residência do usuário, que conta com 2 canais que podem ser utilizados a velocidade de 64 Kbps e um canal de controle, todos dentro de um par de fios de telefone comum. Isto permite que o usuário tenha acesso de 64 Kbps à Internet enquanto utiliza o telefone ou utiliza-se de um fax; ou então utilizar a Internet com velocidade de 128 Kbps. A grosso modo, seria como se o usuário tivesse duas linhas de alta qualidade e comutáveis à disposição. A versão ISDN para corporações e provedores de acesso a Internet é a ISDN/PRI, que conta com 30 canais B a 64 Kbps mais 1 canal D para controle.
(Internacional Organization for Standardization) – Note que ISO não é acrônimo, deriva da palavra grega iso que significa igual. Fundada em 1946, ISO é uma organização internacional composta de corpos de padrões nacionais de mais de 75 países. Por exemplo, ANSI (American National Standards Institute) é membro da ISO. ISO definiu um número importante de padrões computacionais, dentre estes, o mais significativo é talvez o OSI (Open Systems Interconnection), uma arquitetura padrão para projeto de redes.
Padrão para formato de sistema de arquivos desenvolvidos para CD-ROMs usando o padrão de codificação CD-XA. É suportado por sistemas operacionais como o Windows, UNIX e Macintosh.
Normas de Qualidade editadas pela ISO e mundialmente empregada para aferição de Sistemas de Gestão da Qualidade. Afere a qualidade de processos corporativos e nortea-se nos princípios da melhoria contínua e satisfação do cliente.