Uma fórmula matemática que converte uma mensagem com qualquer comprimento em uma mensagem com comprimento fixo de dígitos em string que representa a mensagem original. É uma função de sentido único, ou seja, não é possível reverter para a mensagem original. A função não produzirá uma mesma mensagem para duas entradas diferentes. É usado em algoritmos de encriptação e para busca de informações em bancos de dados, pois torna a busca mais rápida caso os dados armazenados sejam indexados através de uma chave "hashed".
O código HDB3 é uma técnica de sinalização bipolar, ou seja, depende tanto dos pulsos positivos quanto dos negativos. As regras de codificação seguem as da AMI(Alternate Mark Invertion), com exceção de quando surge uma seqüência de quatro zeros consecutivos onde é utilizado um bit especial de violação. Isto previne longas seqüências de zeros no fluxo de dados. Sem ele o circuito receptor teria dificuldade para manter a sincronização. É muito utilizado em sistemas de transmissão E1.
(High-level Data Link Control) Protocolo de controle de enlace de dados. O HDLC gerencia a transferência de informações seriais síncronas de forma transparente sendo muito utilizado em redes Frame Relay.
(HighBitRate digital Subscriber Line) Uma das primeiras tecnologias DSLs a ser usada amplamente. Utilizada para prover o serviço de linhas dedicadas de 2Mbit/s. Foi desenvolvido como uma tecnologia alternativa sem repetidores para disponibilização de serviços de comunicação digital, por exemplo o E1. HDSL opera FullDuplex através de c par de fios de 2 pares. Isto é conhecido como DualDuplex. Cada par de fios carrega 1024 Kbps metade de 2048 Kbps da largura de banda do E1 mais um pequeno montante de overhead. Pelo fato de seus dados serem enviados com a metade da velocidade do E1 normal, você consegue duas vezes a distância. E, em virtude de o HDSL usar dois pares de fio, você ainda consegue a taxa de transferência do E1.
(High Definition TV) - Refere-se às TVs de alta definição. Normalmente um TV possui um quadro de 400 x 400 pixels. Uma TV de alta resolução possui em torno de 1000 x 1000 pixels.
ponto central de uma rede compartilhada que recebe sinais em uma faixa de freqüência e retransmite em outra faixa. É visto como um hub central. Toda transmissão em broadband deve ser através de head end.
estado que ocorre quando os frames ou células em uma fila de entrada simples são destinadas a saídas múltiplas e estas se encontram congestionadas, ocasionando em atraso em todas as células.
Porção adicionada ao início de uma mensagem a ser transmitida em uma rede de computadores contendo informações essenciais, tais como endereço de origem, de destino e informação de controle.
Termo em inglês que significa aparelho de cabeça. Em português, pode ser conhecido por fone de ouvido (acoplado a um telefone) ou fone discador (substitui o telefone integralmente). É o aparelho telefônico que substitui o aparelho propriamente dito (ou receiver). Todos os tipos consistem de uma peça de ouvido e de um microfone, que, no entanto, podem ser dispostos de várias formas.
Um sinal para verificação se um sistema está vivo ou não. Em redes, equivale ao sinal de teste SQE (Signal Quality Error) entre o transceiver MAU e o DTE para verificar se o circuito de detecção de colisão está funcionando apropriadamente.
(header error control) – um código de redundância cíclico (CRC) de 8 bits computado sobre todos os campos do cabeçalho ATM; capaz de detectar um simples bit errado e certos erros múltiplos de bits. HEC é usado pela camada física para delimitação da célula.
Um help desk, no geral, é o lugar onde é dada informação de suporte ao produto. É mais do que um call center – pode conter bibliotecas, centros de consulta, técnicos de campo e seus despachantes. Os help desks também podem usar um banco de dados com respostas para as perguntas mais freqüentes (as FAQs), como forma de resolver problemas futuros de maneira mais rápida e fácil, aproveitando conhecimentos anteriormente acumulados.