Protocolo para negociação de capacidade, abertura e fechamento de canais de media streams na arquitetura H.323.
Também conhecido como protocolo Megaco, é um padrão desenvolvido cooperativamente entre o ITU e a IETF para permitir que um media gateway controller (MGC) controle um media gateway (MG). Competindo com outros protocolos como o MGCP e MDCP, é considerado um protocolo complementar ao H.323 e ao SIP, no qual o MGC controla os MGs via H.248 mas comunicará com outro via H.323 ou SIP.
Padrão UIT para codificação de vídeo empregado em videoconferência. É uma transformação cosseno discreta (DCT) baseado em um algoritmo na faixa de 64 kbps a 2 Mbps. Os sistemas de videconferência baseados no protocolo H.323 requerem suporte a este codec.
Padrão UIT para compressão de vídeo para uso em videoconferência. Usa a técnica "Discrete Cosine Transform" (DCT) e é melhor que os padrões MPEG-1/MPEG-2 para transmissões em baixa resolução e baixas taxas de transmissão.
Um padrão aprovado pela International Telecommunication Union (ITU) que define como um dado audiovisual é transmitido por uma rede. Por exemplo, o H.323 deve permitir que usuários participem de uma conferência mesmo que estes usem diferentes aplicações de videoconferência.
Refere-se a uma família de padrões criados pelo ITU para definir diversos serviços suplementares no protocolo H.323. Trabalha em paralelo com o QSIG, o qual define serviços similares em ISDN.
Qualquer dispositivo computacional que é pequeno o suficiente para ser usado apenas com as mãos. Inclui os PDAs, smartphones, mini-laptops, entre outros.
Termo em inglês que se refere ao número de chamadas recebidas e atendidas por agentes ou dispositivos como URA. Não inclui chamadas que são abandonadas nem as que recebem tom de ocupado.
O mesmo que handoff, ou seja, a fase de troca de células de um usuário da telefonia móvel celular quando em deslocamento.
Também conhecido como chave de hardware, é um dispositivo normalmente conectado a uma interface serial do PC que desbloqueia a utilização de um determinado software, evitando a disseminação de cópias piratas deste mesmo software.
Termo em inglês de uso generalizado pelo qual se designa o conjunto de componentes físicos (mecânicos, magnéticos e eletrônicos) constituintes de um sistema.