Também conhecido como fio jumper, é a conexào física de pares de cabos diferentes ou de pares de cabos com a fiação de equipamentos de telecomunicações. O FDG mais utilizado é formado por um par de fios trançados, em geral de duas cores, fornecidos em bobinas contendo 500 metros, possuindo as cores Preto/Laranja ou Preto/Branco.
( Frequency Division Multiplex) Técnica utilizada para transmissão de vários canais de comunicação em um mesmo meio físico, onde cada canal utiliza uma faixa de frequências.
(Frequency Division Multiple Access) - Acesso múltiplo por divisão de frequência, consiste na divisão do espectro de frequências em bandas alocadas para cada comunicação celular. É o método de acesso usado pelos sistemas celulares analógicos, como o AMPS empregado nos sistemas celulares analógicos no Brasil. Foi suplantado por tecnologias de acesso digital como o TDMA e o CDMA.
Semelhante ao fio drop só que indicado para instalações aéreas em zonas rurais e em lances superioresa 60 m.
fio externo binado na bitola 0,65 mm isolados por uma capa de PVC, sendo branco para o condutor A e azul para o condutor B. Criado em substituição ao fio drop, possui uma alma de aço ou fibra de vidro que impede o rompimento devido a pipas com cerol. O conjunto é auto-sustentável, podendo sofrer tração durante o esticamento.
Um dispositivo de comunicação no ambiente IBM SNA responsável pela comunicação entre o mainframe e os controladores de cluster.
Classificação dos materiais que possuem permeabilidade magnética muito maior que um, tendo assim baixa relutância e portanto bons condutores do fluxo magnético. Materiais ferromagnéticos podem ser atraídos por ímãs e um exemplo destes é a liga de aço-silício.
Fio interno bitola 0,60 mm de 2 condutores, utilizado nas redes internas quando são feitas as ligações de aparelhos telefônicos em residências, edifícios, etc. Conhecido como fio 2 x 22, o isolamento dos condutores é feito por PVC na cor cinza, com o condutor A com capa lisa e o condutor B com uma saliência ao longo do isolamento.
uma forma de transmissão em fibra ótica em alta velocidade projetado inicialmente para comunicação entre mainframes e entre estes e dispositivos periféricos de alta velocidade, como unidades de disco. Algumas vezes empregadas em redes de propósito geral.
A fibra óptica é um cilindro de SiO2 (vidro) com núcleo e revestimento com índices de refração diferentes. Utilizada para transmissão de informação apresenta atenuação extremamente baixa possibilitando a transmissão de alta capacidade.
Qualquer filamento de fibra, composto de materiais dielétricos, usados para transmitir sinais gerados a laser ou LED.
Termo utilizado em Call Centers para que a chamada de um determinado cliente seja atendida sempre por uma mesma operadora.
Rede mundial de BBS, baseada no uso do protocolo Fido, interligando computadores pessoais via linhas telefônicas.
É um termo genérico para designar protocolos de comunicação usados para sistemas de controle, automação industrial e instrumentação.