(Disk Operating System) - o termo DOS pode se referir a qualquer sistema operacional, entretanto é mais conhecido como um nome curto para MS-DOS (Microsoft Disk Operating System). Originalmente desenvolvido pela Microsoft para a IBM, MS-DOS foi o sistema operacional padrão para PCs IBM compatíveis. As versões iniciais eram muito simples e lembravam outro sistema operacional chamado CP/M. As versões subseqüentes se tornaram mais sofisticadas a partir do momento em que elas incorporaram as características dos sistemas operacionais dos minicomputadores. Entretanto, o DOS é ainda um sistema operacional de 16 bits e não suporta nem multi-usuários bem como multitarefa. Por um bom tempo, era amplamente reconhecido que o DOS era insuficiente para executar aplicações computacionais modernas. O Microsoft Windows ajudou a aliviar esta questão, mas ele rodava no topo do DOS e precisava deste para muitos serviços. Mesmo o Windows95 estava no topo do DOS. Sistemas mais novos, tais como o WindowsNT e o OS/2 Warp, não necessitavam do DOS, mas eram capazes de rodar aplicações baseadas em DOS. Espera-se que outros sistemas operacionais venham a suplantá-lo, ganhando o espaço do DOS, levando o DOS ao desaparecimento. Ao mesmo tempo, a Caldera Inc., empresa que desenvolve uma das distribuições Linux no mercado, comercializa uma versão do DOS chamada DR-OpenDOS que amplia o MS-DOS de modo significativo.
Recebimento de arquivo ou outro pacote de informações originário de outro equipamento, freqüentemente via Internet. Transferência de um arquivo de um computador para outro. Transferência de arquivo de um servidor na Internet para um computador de um usuário.
O termo designa uma chave ou relé que tem dois polos ou contatos separados e que podem fazer contato elétrico com dois contatos estacionários separados.
Dots per inch ou pontos por polegada, uma medida de resolução de impressoras, scanners ou monitores. Refere-se ao número de pontos por cada polegada em uma linha. Quanto maior o dpi, maior a resolução.
(Disquete pra lá/ disquete pra cá) - antigo protocolo de transferência de dados entre computadores.
(System of Signalling of Private digital Net) Protocolo desenvolvido na Inglaterra para gerência de redes de centrais digitais.
(Differential Phase Shift Keying) - Modulação variante do PSK em que é feita uma diferença de fase para tornar o sinal transmitido mais robusto a desvios de fase. Ver "PSK".
(Distributed Queue Dual Bus) - protocolo padrão IEEE 802.6 para redes metropolitanas (MAN) baseado em comutação de células de 53 bytes com taxas de 2 x 45 Mbps (2 x 150 Mbps no futuro). Suporta serviços orientados ou não a conexão e é implementado como dois barramentos configurados numa topologia física em anel. Aplicado em redes SMDS.
Dynamic RAM, um tipo de memória RAM usado para armazenar dados em um sistema informático no qual o termo "dinâmico" se refere a necessidade de uma atualização constante (pulso de corrente em todas as células de memória) para manter a informação armazenada.