Denota um agente que tem mais de uma habilidade, podendo assim atender a mais de um tipo de chamada. Um generalista é um cross-trained pleno. Também chamado x-trained.
Termo técnico empregado em diversos e diferentes contextos, como o nome de um tipo de circuito para filtragem de sinais baseado nas suas frequências, ou a interligação de dois computadores sem a necessidade de um concentrador, através do cruzamento dos fios do cabo.
Ruído ou interferência causada por acoplamento magnético entre dois caminhos de sinal. Nas frequências de áudio, o crosstalk é conhecido como diafonia ou popularmente como "linha cruzada". Este acoplamento se dá pela proximidade das linhas de transmissão de sinais e das características construtivas destas linhas. Cabos coaxiais, por exemplo, são imunes a crosstalk, em oposição está o par bifilar paralelo. Num meio termo temos o par trançado, cujas tranças justamente minimizam o efeito de acoplamento e consequentemente o crosstalk.
(Conjugate-Structure Algebraic-Code-Excited Linear Prediction) - algoritmo de compressão de áudio da família CELP que provê 8 kbps com compressão 8:1, padronizado pela recomendação ITU-T G.729. Ver "G.729".
Campo presente no cabeçalho da sinalização SIP usado para atribuir um número de sequência para uma ligação de VoIP utilizando o padrão SIP para controle de chamadas.
(Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection) - protocolo de controle de acesso em rede ethernet em que a estação primeiro verifica se existe alguém transmitindo e em caso negativo transmite. Em caso de detectar uma colisão a estação pára de transmitir.
(Código de Seleção de Prestadora) Código composto por duas cifras que o usuário digita durante uma chamada de longa distância e que indica qual a operadora de telecomunicações que deverá prover o completamento daquela chamada. Passou a ser utilizado no Brasil após a privatização do Sistema Telebrás como uma forma de promover competitividade nas ligações DDD. Exemplos de CSPs: 14, 15, 21, 23, 25, 31, 85, 89.
(Cascading Style Sheets) linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em linguagens de marcação, por exemplo HTML ou XML. A vantagem é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento, pois ao invés de colocar a formatação dentro do documento, o programador cria um link (ligação) para uma página que contém os estilos, procedendo de forma idêntica para todas as páginas de um portal. Quando quiser alterar a aparência do portal basta portanto modificar apenas o arquivo CSS.
(Computer Supported Telephony Application) Padrão internacional estabelecido pela ECMA (European Computer Manufacturer Association) e pela ISO para controle avançado de chamadas. CSTA é usado para um amplo range de aplicações que integram sistemas de comunicação e de negócio, tais como sistemas de ERP e de CRM. Originalmente baseado na notação ASN.1, está sofrendo uma atualização para acompanhar os novos rumos da tecnologia de informação, através da especificação CSTA XML, permitindo entre outras coisas, a integração com o mundo da telefonia IP através do protocolo SIP e o uso de XML.
A especificação ECMA 323, conhecida por CSTA XML foi criada pelo grupo de trabalho TG-11 do ECMA (www.ecma-international.org) com o intuito de promover a evolução da especificação CSTA de acordo com as novas perspectivas para as aplicações de telefonia da nova era, baseado principalmente pela telefonia IP e uso de redes de comutação de pacotes. Também traz os avanços promovidos pela evolução das estruturas de integração de sistemas, notadamente a especificação XML.
Sigla inglesa para Channel Service Unit, refere-se a um dispositivo de hardware usado para interfacear uma porta serial e um circuito digital. Normalmente, o nome do dispositivo que conecta um circuito digital a uma interface serial é chamado CSU/DSU.
(Computer & Telephony) - conceito que visa reunir em uma única plataforma recursos de informática e telefonia, eliminando a necessidade de equipamentos distintos interligados entre si ou hardwares adicionais para promover a integração entre computação e telefonia. O conceito de CT é uma evolução do conceito CTI.