GLOSSÁRIO
Para usar o glossário, digite o termo que deseja pesquisar na caixa abaixo. Ex: Se você digitar WAP, a pesquisa retornará: Um protocolo de comunicação wireless usado para transportar aplicações web para dispositivos móveis.

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COPYRIGHT

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CORDLESS

É o modelo mais simples de telefone sem fio, sendo analógico e operando na faixa de 900Mhz.

CORNET

Protocolo proprietário empregado para sinalização entre centrais PABX da marca Siemens, podendo ser encapsulado em pacotes IP. Não é possível interconectar PABX de outros fabricantes através deste protocolo.

CORP

Família de centrais analógicas PABX da marca Intelbras.

CORREIO DE FAX

Facilidade que elimina, através de um servidor de fax, a necessidade de uma máquina para envio/ recepção de fax, sendo esta realizada através de aplicativos instalados em um microcomputador. Desta forma, cada usuário pode ter a sua caixa de fax, podendo recebê-los via e-mail, por exemplo. Ou enviá-los usando uma impressora virtual, que é o próprio servidor de fax.

CORREIO DE VOZ

O mesmo que voice mail, é uma espécie de secretária eletrônica onde recados para o usuário são gravados para posterior recuperação.

CPA

Central de Programa Armazenado. Central telefônica que opera através de programa armazenado em sua memória. Em geral, são centrais com sistemas digitais controlados por computadores de alta capacidade de processamento.

CPA-T

Central de Programa Armazenado. Central telefônica que opera através de programa armazenado em sua memória. Em geral, são centrais com sistemas digitais controlados por computadores de alta capacidade de processamento. A designação T indica comutação temporal.

CPCT

(CENTRAL PRIVADA DE COMUTAÇÃO TELEFÔNICA) É o termo usado para caracterizar uma central telefônica dentro de uma empresa, em contraposição às centrais telefônicas públicas. A família NGC (Next Generation Communication) Dígitro perfaz essa funcionalidade.

CPE

(CUSTOMER PREMISES EQUIPMENT) Dispositivos terminais, tais como terminais telefônicos ou equipamentos de comunicação de dados, que se encontram nas instalações do cliente.

CPU

Central Processing Unit, é o cérebro do computador, também referido como processador ou processador central. É onde os cálculos são realizados, constituindo-se na parte mais importante de um sistema computacional. Em máquinas grandes, a CPU requer mais placas de circuito impresso. Em PCs e workstations, a CPU está centrada em um único chip chamado microprocessador. Dois componentes típicos de uma CPU são a unidade Lógico-Aritmética (ALU) o qual realiza as operações lógicas e aritméticas; a unidade de controle, no qual extrai instruções da memória, decodifica e executa esta, chamando a ALU quando necessário.

CRC

Cyclic Redundancy Check, método de verificação de erros utilizado em vários protocolos para detecção de erros de transmissão em bits. Consiste na divisão de um bloco de dados por um polinômio padrão, resultando em um resto da divisão. Este resto é transmitido junto com o bloco de dados. No receptor, é feita novamente a divisão do bloco de dados + resto pelo polinômio padrão. Caso o resultado for zero, então não houve erros de transmissão. Caso contrário, houve erros de transmissão no bloco. Os polinômios são padronizados e identificados como CRC-4, CRC-16, CRC-32, ... ...onde o número indica o grau do polinômio em base 2. Quanto maior o grau, maior a capacidade de detecção. O CRC-4 é utilizado para verificação de erros em enlaces E1.

CRIPTOGRAFAR

Criptografar um arquivo significa convertê-lo num código secreto, para que as informações nele contidas não possam ser utilizadas ou lidas até serem decodificadas.

CRM

(Customer Relationship Management) Gestão do Relacionamento com o Cliente. Conceito que prevê a integração de todas as áreas de uma empresa, em particular o call center e as bases de dados corporativas, para administrar os contatos com a carteira de clientes existentes de modo a mantê-la fiel e torná-la mais lucrativa. A aplicação do CRM normalmente está ligada à implementação de ferramentas que, a partir da identificação dos hábitos de compra pelo histórico de cada cliente individual, projetam seu potencial futuro, até mesmo para a compra de outros produtos oferecidos pela mesma empresa e seus eventuais parceiros. O objetivo do CRM tende a ser a prática do chamado marketing one-to-one, que prevê alto grau de personalização no atendimento.

CROSS-CONNECT

Nome genérico para qualquer sistema ou dispositivo que realiza uma conexão cruzada, isto é, inverte as posições de entrada e saída. Em redes SDH, é o tipo de multiplex que permite comutar uma entrada para uma saída numa posição diferente da entrada.

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